30 de ago de 2014

Resenha do livro Extraordinário


Extraordinário
Autora: R. J. Palácio
Editora: Intrínseca
318 páginas

O livro “Extraordinário” conta a história de August Pullman (Auggie) um garoto que nasceu com uma síndrome genética que resultou em uma deformidade facial que mesmo após várias cirurgias e procedimentos médicos seu rosto estava longe do que a sociedade considera como “normal”. Auggie vive com seus pais Isabel e Nate, sua irmã Via e sua cadela Daisy que cuidam dele com muito carinho. O garoto nunca frequentou uma escola devido a sua aparência, mas seus pais acham que a hora chegou e partir de agora Auggie terá o maior desafio de sua vida até agora, que é mostrar a todos que sua aparência não é nada perto do que ele tem a oferecer.



Depois de enfrentar o choque inicial do novo mundo em que Auggie se aventurava e sofrer por ser diferente, o garoto agora começa a perceber que é sim possível encontrar pessoas que se importam com o que ele tem por dentro e valorizam isso, Jack – seu melhor amigo e Summer – se tornam muito importantes neste processo todo. Aos poucos e após alguns eventos os alunos da classe de Auggie começam a admirá-lo e o aceitam como ele é.


O extraordinário antes de tudo é um tapa na cara de quem alguma vez já ofendeu alguém pelo simples fato de ser diferente, ao ler o livro é impossível não se lembrar da época de escola quando bullying e intimidações com alunos que são diferentes, seja por serem gordos, altos, baixinhos ou muito magros sofriam e quase ninguém estendia a mão para eles.
O livro retrata com uma linguagem simples e com muito cuidado o que acontece com pessoas que por algum motivo sofrem descriminação e o melhor é que o texto é narrado pelos próprios personagens que sofrem, que veem, que convivem e que praticam o bullying.


É provável que com o decorrer da leitura você se lembre de muitas passagens da sua vida e imagine o que faria de diferente se pudesse voltar e viver aquilo de novo. E mesmo sendo impossível, ler o extraordinário te dá a chance de a partir de agora escolher ser gentil seja com quem for.

Vocês já leram o Extraordinário? O que acharam? Comente!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Image Map
TECNOLOGIA BLOGGER - DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO HEART IDEAS