Valorize seu cabelo crespo

Meu cabelo é crespo e confesso que por muito tempo odiei ter cabelo crespo. Quase todos meus amigos têm cabelo liso e durante minha infância/adolescência convivi com essa espécie de pensamento negativo sobre o cabelo crespo, afinal cabelo liso era cabelo “bom” e cabelo crespo era “ruim”, pelo menos é o que as pessoas diziam. Depois de algum tempo tendo acesso a informação e sabendo um pouco mais sobre minha cultura, a cultura negra, mudei minhas opiniões a respeito de ter cabelo crespo e posso dizer que sim, me orgulho de ter meu cabelo assim CRESPO e acho ridículo um dia ter passado pela minha cabeça “alisar” meu cabelo.
Desde o último ano tenho notado que a beleza negra tem estado na “moda”, os acessórios, estampas africanas e o cabelo crespo tem sido muito usado pelos fashionistas e apesar de achar legal este fato, acho um tanto equivocada a forma com que as características negras têm sido usadas. Não lembro em qual desfile foi, mas cheguei a ver modelos brancas pintadas de negro, modelos com o cabelo liso usando perucas com cabelo crespo, mas não era muito mais fácil contratar modelos negras com o cabelo natural crespo? Era.
Enfim, no Brasil existe toda uma cultura da exaltação da beleza branca, da beleza europeia, das pessoas que moram no sul do país, e é triste isso porque todos sabem que o Brasil é um país totalmente misturado, tem gente de todo tipo e toda cor e mesmo assim as pessoas insistem em um estereotipo que basicamente é branco, magro e com o cabelo liso. As pessoas estão esquecendo de onde vieram e consequentemente adquirindo um comportamento que não nasceu com elas e sim foi imposto a elas.
 Para terminar esse papo, darei duas dicas para vocês curtirem e conhecerem um pouco mais pessoas que têm orgulho de ser como são e assim se inspirarem e se amarem mais, seja com seu cabelo liso ou crespo, Divas & Crespas e o Último Black Power – que tratam do universo crespo e da cultura negra em geral. 

Comente! Vamos compartilhar opiniões. 

2 comentários em “Valorize seu cabelo crespo”

  1. Acho incrível cabelo crespo e não sei se teria condições pra cuidar hahahah. Hoje, há tanto preconceito com o pessoal, negros no caso, que eles acabam sendo influenciados por isso. É uma pena. Acho super importante valorizar suas raízes. Mas o essencial é ser feliz, com ou sem cabelo. :p

    http://eaidebs.blogspot.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima