Sobre a Faculdade de Ciências Contábeis

Olá pessoal, tudo certo com vocês?
Como está escrito aí do lado no meu perfil, eu faço faculdade de Ciências Contábeis e hoje resolvi falar um pouco sobre este curso cercado de mitos e polêmicas.
Eu sempre tive vontade de trabalhar em uma empresa de negócios ou em um banco e por isso cresci com a ideia fixa que iria fazer Administração, mas conforme fui crescendo e me conhecendo mais, vi que esse ambiente que eu admirava muito de empresas, bancos, homens de gravata e terno poderia ser um pouco sério demais pra mim. Nos últimos anos tenho me interessado bastante por Publicidade e já tinha decidido que o que aparecesse primeiro: Ciências Contábeis, Administração ou Publicidade eu pegaria e a Ciências Contábeis veio.
Junto com o ensino médio ganhei uma bolsa para um curso técnico de Contabilidade e aí começaria meu interesse pela área contábil. Terminei o ensino médio e continuei o curso técnico, fiz um estágio e acabei sendo efetivado como funcionário (era em um escritório de contabilidade). Trabalhei por quase dois anos nesse escritório na área trabalhista e aprendi MUITO da minha área e um pouco de todas as outras como fiscal e tributária. Em 2014 acabei ganhando outra bolsa, dessa vez para o curso bacharelado de Ciências Contábeis, obviamente aceitei e comecei as aulas.
Estou no 3º Período e sei que ainda tenho muito caminho para percorrer, mas já posso dizer que estou gostando bastante deste curso, já tinha estudado algumas coisas no curso técnico, mas agora tudo parece mais completo. Como disse anteriormente, este curso e cercado de mitos, resolvi esclarecer alguns:

Ciências Contábeis é uma Ciência SOCIAL e não EXATA

Devido às funções que um Contador exerce, muitas pessoas pensam que a Contabilidade é uma ciência exata, mas estão errados! Por mais que os números estejam presentes na vida de um Contador eles não são o mais importante. Nosso principal objetivo e cuidar do patrimônio que envolve um conjunto de pessoas dentro de uma sociedade.

Você não vai trabalhar apenas com números

É claro que no curso de Ciências Contábeis existem muitos números e matérias relacionadas a eles, mas não é só isso. A matemática é usada apenas como ferramenta para resolver problemas e as contas feitas são as mais básicas que aprendemos no ensino médio. Ao longo do curso são estudadas matérias como “Homem, cultura e sociedade”, “Noções de direito”, “Ética, política e sociedade”, “Teoria da Contabilidade”, etc… É fundamental conhecer os princípios da Contabilidade e não da matemática.

A área de atuação do contador é enorme

As oportunidades para um Contador são muitas! Tanto no setor público quanto no privado se faz necessário a atuação do profissional de contabilidade em diversas áreas, como: empresas, governo, professor ou autônomo. A Contabilidade é uma das áreas que mais oferece oportunidades aos profissionais.

Estes são alguns dos motivos que me deixam bem feliz por estar fazendo este curso. Espero ter ajudado a desmitificar algumas questões do curso de Ciências Contábeis. Até a próxima!  

6 comentários em “Sobre a Faculdade de Ciências Contábeis”

  1. Oi, Alef, tudo bem?
    Tenho uma amiga que está no primeiro período de Contábeis, e ela já tinha definido isso na cabeça dela deste a quinta série. Confesso que nunca entendia, mas quando precisei ir num contador por causa do PROUNI, vi como essa função é legal, e entendi a credibilidade do curso. Eu também estava muito interessada em Publicidade, sendo meu sonho cursar Comunicação – mais especificadamente, Jornalismo. Acabou não dando certo, e quase fui pra área de Informática, que também gosto bastante, mas acabei caindo na História, algo que eu amo, e começo no segundo semestre.
    Teu post me tirou algumas dúvidas, principalmente do porquê de Contábeis ser Ciências Sociais, e não Exatas, acho que vou mostrar teu post pra minha amiga, que também não entenbde muito bem, haha. Abraços!
    Desfocando Ideias

  2. Anna Paula Secco

    Olá Alef, gostei muito do seu post, super explicativo, eu sou formada em Administração de Empresas e o pouco de matemática que tinha já me deixava de cabelos em pé imagine um curso todo voltado para isso? Por mais que não seja exatas tem MUITA conta hehehe

    Beijos e ja estou seguindo =)

    Blog da Joanna

  3. Ana Claudia P. Lima

    Oi Alef! Eu entrei esse ano em Ciências Contábeis e já to na sofrência pra fazer o bendito balanço fechar!
    O post é bem legal pra mostrar um pouco dessa área que a maioria das pessoas acha que é só pra fazer imposto de renda! Ficou muito bom! 🙂

    http://omundodaana.com

  4. Oi Natalia!
    Mostre sim, acho que vai ajudar um pouco ela a entender um pouco mais do curso de Ciências Contábeis!
    Escolher nossa futura profissão é muito difícil, principalmente porque na maioria das vezes descobrimos que não é exatamente o que a gente sempre quis, mas no final tudo dá certo.
    Obrigado pela visita 😀

  5. Pingback: Trabalho, Faculdade e ENEM – Eu não abandonei o blog! - Tem Meu Tamanho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima