Representavidade: Cantoras gordas da atualidade

cantoras-gordas
Mulheres gordas que arrasam na música!

Toda vez que leio alguma matéria na internet sobre cantoras gordas, o autor do texto sempre destaca o peso da cantora em questão e não o seu talento, como deveria ser.

Ultimamente algumas cantoras nacionais e internacionais que por acaso são gordas têm se destacado no mercado da música e por mais que elas façam músicas maravilhosas e ganhem prêmios, as pessoas insistem em enxergar só o fato de elas serem gordas como se isso excluísse ou anulasse todo o talento que elas possuem.  

A maioria das cantoras que eu escolhi para falar nesse post cantam músicas POP e todos nós sabemos o quanto esse tipo de música é marcado por cantoras com corpos magros e sarados, talvez por isso seja tão grande a cobrança e a discriminação quando aparecem  cantoras gordas que não se privam de cantar porque estão fora do padrão estabelecido.

Leia também: A nova geração de cantores brasileiros

E não é difícil nomear cantoras que não aguentaram a pressão por um corpo perfeito e acabaram desenvolvendo transtornos alimentares como a Demi Lovato, Kesha, Nicole Scherzinger e a mexicana Anahí.

Mas hoje vamos falar das cantoras que não deixam que a gordofobia cale suas vozes:   

Beth Ditto: estilo e atitude

beth-ditto
Beth Ditto é uma das cantoras gordas com mais atitude

Beth Ditto é uma cantora norte americana que se tornou famosa por seu estilo único e claro por sua voz maravilhosa.

Na década passada em meados de 2006 a cantora começou a se destacar ganhando prêmios, inclusive o prêmio de mulher mais sexy do ano dado pela revista britânica NME em 2007. Beth já lançou alguns CDs e EPs com sua banda The Gossip, se casou e se tornou um ícone de moda.

A cantora já declarou que nunca sonhou em ter uma figura de modelo e que se sente sexy sendo gorda e logo seu peso nunca foi um problema. Já em relação à música ela também disse em uma entrevista que não liga para as críticas ao seu peso, pois sente que está fazendo algo bom para todas as mulheres gordas falando sobre o assunto e quebrando barreiras.

Beth já desfilou várias vezes para estilistas famosos, sua última aparição nas passarelas foi na Nova York Fashion Week onde a cantora desfilou para o Marc Jacobs.   

Adele: Composições e voz que marcam

adele
Adele conquistou o mundo com suas músicas

Adele é uma cantora britânica que começou sua carreira na música aos 19 anos ao lançar seu primeiro CD intitulado “Adele 19” já no primeiro trabalho a cantora ganhou 2 Grammys e ótimas críticas relacionadas a sua música, mas foi no segundo e mais recente CD chamado “Adele 21” que a cantora se destacou no mundo da música ganhando 8 Grammys além de outros prêmios da música.

Mas o fato de Adele ser perfeita como cantora não a isentou dos fiscais de peso de plantão como o estilista Karl Lagerfeld que declarou que a cantora é “gorda demais”, mas segundo Adele esses comentários não a incomodam como ela mesma declarou “Li um comentário no meu site que pensei  que fosse me chatear: ‘piloto de teste para tortas’, mas não me afetou. Sempre lidei bem com meu corpo“.

Recentemente foi anunciado que Adele teria perdido 30 Kg e a cantora já declarou a respeito: “Nunca quis me parecer com as modelos das capas de revistas. Represento a maioria das mulheres e estou muito orgulhosa disso. Se eu decidi mudar meu corpo era estritamente por razões de saúde”.   

Kelly Clarkson: World Idol

kelly-clarkson
Kelly Clarkson de ídola americana para mundial

Kelly Clarkson é americana e se tornou famosa em 2002 após ter ganho a edição do American Idol daquele ano.

A cantora nunca foi magra como as outras cantoras POP, mas depois de dar luz a sua primeira filha, Kelly engordou e foi alvo de muitas críticas.

Em entrevista a revista americana Redbook, ela declarou: “Não vou ficar obcecada com o meu peso, que é provavelmente um dos motivos porque outras pessoas têm problema com isso. Há algumas pessoas que nascem magras e com um ótimo metabolismo, mas eu não sou assim. Eu queria ter um metabolismo melhor. Mas outras pessoas provavelmente queriam entrar em um lugar e fazer amizades com todo mundo como eu faço. Você sempre quer algo que o outro tem”.  

Megan Trainor: Sendo seu próprio padrão

megan-trainor
Megan Trainor mostrou seu padrão em All About Tha Bass

Megan Trainor é norte americana e compõe suas músicas desde os 12 anos. A cantora se destacou quando lançou seu primeiro single intitulado “All About That Bass”.

Tanto a música quando o vídeo celebram pessoas que não estão dentro do “padrão”, mas que não se sentem prejudicadas por isso. All About That Bass é quase que uma resposta bem humorada para quem sofre querendo ser o que não é.

Apesar de ter recebido algumas críticas em relação a letra da música, a principal mensagem que é se aceitar foi passada.   


cantoras-gordas-brasileiras
Preta Gil e Gaby Amarantos

No Brasil as cantoras Preta Gil e Gaby Amarantos são constantemente vítimas de gordofobia tanto pela mídia quando pelas pessoas.

Nada é legítimo, as duas possuem uma carreira bem sucedida, fazem shows frequentemente e estão com a saúde em dia para isso, mas mesmo assim as pessoas resolvem falar do peso das cantoras. Ser feliz continua sendo a melhor resposta. 

ATUALIZAÇÃO

Já uma postagem sobre o Empoderamento e autoestima na música da Lizzo e atualmente é impossível falar de cantoras gordas sem citar a revolução que a Lizzo tem causado na indústria da música, principalmente por ser uma mulher negra e gorda chegando em lugares incríveis.

Lizzo: Gorda e orgulhosa!

cantoras-gordas-lizzo
Lizzo dominou a parada americana

Lizzo percorreu um longo caminho até o sucesso. A cantora americana conseguiu reconhecimento da grande mídia esse ano em 2019, com o hit “Truth Hurts”.

Ainda esse ano ela lançou seu terceiro disco chamado “Cuz I Love You” com singles como “Juice” e “Tempo”.

Melissa Jefferson, canta sobre positividade, fala abertamente gordofobia e machismo, temas atuais e que aos poucos ganham mais atenção.

Lizzo é formada em música clássica com especialização em flauta e possui uma voz forte e marcante.

Em uma entrevista para a PAPER, Lizzo disse que nem sempre se sentiu confiante sobre seu corpo. “Quando eu era mais nova eu não me enxergava na mídia. Eu não me via na moda. Eu não gostava de como eu era por causa do que eu via na televisão.”

Leia também: A nova geração de cantores latinos

Conhece mais alguma cantora gorda? Compartilha comigo comentando logo abaixo!

4 comentários em “Representavidade: Cantoras gordas da atualidade”

  1. Adore o post, adoro a Adele e a Kelly Clarkson, elas cantam muito, e na verdade eu nem presto muita atenção no peso. Seu blog é muito interessante e o topo é lindo, parabéns!
    Sou blogueiro também, se quiser me visitar e deixar um recadinho ficarei imensamente feliz.
    http://www.vinysummer.com

  2. Pingback: Plus size nas lojas de departamento: Renner, Riachuelo, C&A e outras > Tem Meu Tamanho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *