30 de set de 2015

Representavidade: Cantoras gordas da atualidade


Sempre que leio alguma matéria na internet sobre cantoras gordas, o autor do texto sempre destaca o peso da cantora em questão e não o seu talento, como deveria ser. Ultimamente algumas cantoras nacionais e internacionais que por acaso são gordas têm se destacado no mercado da música e por mais que elas façam músicas maravilhosas e ganhem prêmios, as pessoas insistem em enxergar só o fato de elas serem gordas como se isso excluísse ou anulasse todo o talento que elas possuem.

A maioria das cantoras que eu escolhi para falar nesse post cantam músicas POP e todos nós sabemos o quanto esse tipo de música é marcado por cantoras com corpos magros e sarados, talvez por isso seja tão grande a cobrança e a discriminação quando aparecem  cantoras gordas que não se privam de cantar porque estão fora do padrão estabelecido. E não é difícil nomear cantoras que não aguentaram a pressão por um corpo perfeito e acabaram desenvolvendo transtornos alimentares como a Demi Lovato, Kesha, Nicole Scherzinger e a mexicana Anahí. Mas hoje vamos falar das cantoras que não deixam que a gordofobia cale suas vozes: 


Beth Ditto é uma cantora norte americana que se tornou famosa por seu estilo único e claro por sua voz maravilhosa. Na década passada em meados de 2006 a cantora começou a se destacar ganhando prêmios, inclusive o prêmio de mulher mais sexy do ano dado pela revista britânica NME em 2007. Beth já lançou alguns CDs e EPs com sua banda The Gossip, se casou e se tornou um ícone de moda. A cantora já declarou que nunca sonhou em ter uma figura de modelo e que se sente sexy sendo gorda e logo seu peso nunca foi um problema. Já em relação à música ela também disse em uma entrevista que não liga para as críticas ao seu peso, pois sente que está fazendo algo bom para todas as mulheres gordas falando sobre o assunto e quebrando barreiras. Beth já desfilou várias vezes para estilistas famosos, sua última aparição nas passarelas foi na Nova York Fashion Week onde a cantora desfilou para o Marc Jacobs. 


Adele é uma cantora britânica que começou sua carreira na música aos 19 anos ao lançar seu primeiro CD intitulado “Adele 19” já no primeiro trabalho a cantora ganhou 2 Grammys e ótimas críticas relacionadas a sua música, mas foi no segundo e mais recente CD chamado “Adele 21” que a cantora se destacou no mundo da música ganhando 8 Grammys além de outros prêmios da música. Mas o fato de Adele ser perfeita como cantora não a isentou dos fiscais de peso de plantão como o estilista Karl Lagerfeld que declarou que a cantora é “gorda demais”, mas segundo Adele esses comentários não a incomodam como ela mesma declarou “Li um comentário no meu site que pensei  que fosse me chatear: 'piloto de teste para tortas', mas não me afetou. Sempre lidei bem com meu corpo". Recentemente foi anunciado que Adele teria perdido 30 Kg e a cantora já declarou a respeito: “Nunca quis me parecer com as modelos das capas de revistas. Represento a maioria das mulheres e estou muito orgulhosa disso. Se eu decidi mudar meu corpo era estritamente por razões de saúde”. 


Kelly Clarkson é americana e se tornou famosa em 2002 após ter ganho a edição do American Idol daquele ano. A cantora nunca foi magra como as outras cantoras POP, mas depois de dar luz a sua primeira filha, Kelly engordou e foi alvo de muitas críticas. Em entrevista a revista americana Redbook, ela declarou: “Não vou ficar obcecada com o meu peso, que é provavelmente um dos motivos porque outras pessoas têm problema com isso. Há algumas pessoas que nascem magras e com um ótimo metabolismo, mas eu não sou assim. Eu queria ter um metabolismo melhor. Mas outras pessoas provavelmente queriam entrar em um lugar e fazer amizades com todo mundo como eu faço. Você sempre quer algo que o outro tem”.


Megan Trainor é norte americana e compõe suas músicas desde os 12 anos. A cantora se destacou quando lançou seu primeiro single intitulado “All About That Bass”. Tanto a música quando o vídeo celebram pessoas que não estão dentro do “padrão”, mas que não se sentem prejudicadas por isso. All About That Bass é quase que uma resposta bem humorada para quem sofre querendo ser o que não é. Apesar de ter recebido algumas críticas em relação a letra da música, a principal mensagem que é se aceitar foi passada. 



No Brasil as cantoras Preta Gil e Gaby Amarantos são constantemente vítimas de gordofobia tanto pela mídia quando pelas pessoas. Nada é legítimo, as duas possuem uma carreira bem sucedida, fazem shows frequentemente e estão com a saúde em dia para isso, mas mesmo assim as pessoas resolvem falar do peso das cantoras. Ser feliz continua sendo a melhor resposta. 

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Amo Adele, o talento dela sobressai a aparência física!!! <3
    Esses rótulos de cantora gorda, negra linda, velha estilosa e outros eu não consigo entender, sinceramente!
    Seu blog está se tornando um dos meus preferidos e mesmo que não comente, sempre estou por aqui!
    Beijos =*

    http://blogflorescencias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! Todos são lindas e gordinhas, mas, sinceramente eu não acho a Meghan Gorda! O corpo dele é super lindo!

    ResponderExcluir
  3. Adore o post, adoro a Adele e a Kelly Clarkson, elas cantam muito, e na verdade eu nem presto muita atenção no peso. Seu blog é muito interessante e o topo é lindo, parabéns!
    Sou blogueiro também, se quiser me visitar e deixar um recadinho ficarei imensamente feliz.
    http://www.vinysummer.com

    ResponderExcluir

Image Map
TECNOLOGIA BLOGGER - DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO HEART IDEAS