DIY: Como rasgar calça jeans

Uma das principais tendências de 2015 é o jeans rasgado (também chamado de jeans destroyed), a calça rasgada dá mais personalidade e charme ao look e pode ser usada por todo mundo. E o melhor de tudo é que ela pode ser feita ou personalizada em casa com qualquer calça jeans seja velha ou nova.

Fiz um D.I.Y. de como rasgar uma calça jeans em alguns passos: 
  1. Decida o jeans que você irá rasgar: Se for a primeira vez que você vai rasgar alguma peça e estiver inseguro, escolha aquele jeans bem velhinho que você não usa mais ou vá a algum brechó e compre algumas calças para customizar, no meu caso usei uma calça preta nova.
  2. Os materiais que usei para rasgar meu jeans são bem simples e todo mundo tem em casa: um lápis ou caneta para marcar onde serão os rasgos no jeans, uma gilete para fazer o acabamento e deixar o jeans com “cara” de desgastado naturalmente, uma pinça para ajudar no acabamento também e uma tesoura para cortar a parte que você desejar.
  3. Decida onde serão os rasgos: Acho que a forma mais fácil de saber onde rasgar é vestindo a calça e ir marcando onde você acha melhor e foi o que fiz. Decidi que queria rasgos apenas na altura do joelho e deixei marcado com o lápis para ficar mais fácil de cortar e não ter erro.
  4. Proteja a calça antes de cortar: Coloque algum material dentro do jeans antes de começar a fazer o corte para não correr o risco de cortar a parte de trás da calça, coloquei uma revista, mas você pode colocar qualquer outra coisa que proteja a outra parte do jeans.
  5. Corte: Depois de escolhido a altura do corte, feito a marcação e protegido o outro lado do jeans e só apoiar a calça sobre alguma superfície e cortar o jeans com uma tesoura. Recomendo que você comece fazendo um corte pequeno, pois assim é possível ir aumentando conforme sua vontade e o risco de errar e estragar a calça será menor.
  6. Usando a gilete: Com a gilete em mãos é só ir passando pelo jeans para tirar a superficialidade do rasgo e deixa-lo mais natural, com cara de desgastado. Faça os movimentos tanto na horizontal, quando na vertical.
  7. Usando a pinça: Com a pinça vá puxando as linhas na vertical para que as linhas da horizontal fiquem mais destacadas, o que também ajuda a dar impressão de que o jeans está desgastado naturalmente.
  8. Pronto: Uma dica é costurar com uma linha da cor da calça em volta do rasgo para que ele não aumente com o tempo e também lavar a calça antes de usar para que o resultado fique ainda melhor. Não mostrei o look todo porque em breve terá look do dia aqui com essa calça aqui e vocês poderão ver com mais detalhes. 

Para fazer esse D.I.Y. de como fazer um jeans destroyed assisti à vários vídeos e esse abaixo é um dos melhores e explica muito bem, caso ainda reste alguma dúvida:

Para inspiração separei alguns looks com o jeans rasgado: 

1 comentário em “DIY: Como rasgar calça jeans”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima