Quando parei de seguir blogueiros famosos

Eu não sou da blogosfera old school, faço parte das pessoas que entraram nesse mundo bem depois de 2010 quando os blogs já não eram mais novidade e já tinha gente ganhando muito dinheiro para blogar. Conheci alguns blogs, lia bastante, adorava os looks do dia e principalmente as dicas de onde encontrar coisas legais na internet. Gostei tanto da ideia de ter um blog que fui lá e fiz um, aí fiz outro, outro… mais um e por fim este no qual escrevo agora.
Comecei a acompanhar alguns blogs e realmente me identificava muito com eles e com quem os escreviam, deixava recados, mandava e-mail dizendo que adorava os posts e também dava sugestões de assuntos para o blog e ficava muito feliz quando era respondido. Com o tempo os blogs foram crescendo, ganhando mais leitores e os blogueiros ganhando mais visibilidade e ficando conhecidos no meio da blogosfera. Eu achava o reconhecimento maravilhoso, afinal elas estavam finalmente sendo recompensadas pelo esforço de criar conteúdo todo dia para internet e para seus leitores.
Com o tempo o blog virou empresa, o blogueiro virou empresário, as empresas os clientes e os leitores as mercadorias. Todo dia um post de publicidade, no instagram só foto de produtos, toda semana vídeo de recebidos no youtube. Ganhei…comprei…recebi…
E o blog? E os posts legais? Os textos que eu me identificava? As dicas de músicas e de coisas legais da internet?
Eu entendo que agora o blog virou sua fonte de renda e que com o tempo as pessoas mudam, mas o que não entra na minha cabeça é a falta de interesse em criar conteúdos legais que não sejam patrocinados.
Casos como a da blogueira australiana Essena O’Neill mostram o quanto existe muita coisa por trás de um post feito por um blog “de sucesso” e sinceramente isso é muito assustador e não me atrai em nada. 
Existem muitos blogs pouco conhecidos que são fantásticos e não perdem em nada para grandes blogs. O conteúdo ainda continua sendo o mais importante, pelo menos para mim, por isso depois de refletir a respeito do que a blogosfera está se tornando decidi parar de seguir alguns blogs. Espero que um dia possa voltar a ser leitor de muitos deles, mas hoje não dá.

10 comentários em “Quando parei de seguir blogueiros famosos”

  1. Falou tudo!
    Ultimamente eu tenho notado que alguns blogs famosos não são mais como eram antes. Agora só tem post com algum tipo de publicidade ou vídeos de vlogs, não que isso seja ruim mas tudo em excesso estraga.
    E ainda tem os blogs que tem colaboradores e são esses colaboradores que postam com frequência enquanto o dono do blog só aparece de vez em quando para fazer um post de publicidade :/
    Adorei o post =)

    beijo
    paperdream-s.blogspot.com.br

  2. Exatamente.
    Fiz um post esses dias atrás sobre isso. Estou enjoada de ver sempre as mesmas coisas nessa internet. Sempre os mesmos produtos e sempre propagandas. A essência foi perdida.
    Ainda bem que ainda existem pessoas que pensam como nós.

    Um beijo.
    http://www.mixdecereja.com.br

  3. Tá complicado mesmo! E algumas parece que simplesmente não tem mais nada pra falar! Muito chato isso!! Sempre que eu vejo também um post falando dos recebidos e tal é tanta coisa que elas recebem que eu fico confusa e nem vejo os produtos direito, ou seja, acho que nem essa parte mais tá boa! Gente, quem aguenta ficar mais de 5 minutos vendo uma pessoa falando dos presentes que ela ganhou? Impossível neh?! =

    http://www.marialowen.com

  4. Eu acredito que está se iniciando uma nova fase na blogosfera, ou retornando a antiga blogosfera. Não sei ao certo, mas as pessoas, blogueiros/leitores, estão se cansando de tanta falta de conteúdo que vai agregar valor e essa insatisfação está dando inicio a uma nova roupagem aos blogs. Em breve espero ver muuuuuias pessoas fazendo de seus blogs um meio de comunicação sincera onde possamos aprender, se identificar e se inspirar não só para a vida online e sim para a vida real, aquela que acontece quando desligamos a internet.

    Beijos =*

    blogflorescencias.blogspot.com.br

  5. Acompanho blogs há uns dez anos, antigamente era totalmente diferente do que é hoje. Também entendo que isso se tornou profissão de muitos, mas não significa que deva ser feito como é feito hoje. Os youtubers por exemplo, alguns estão me dando nojo…Dificilmente publicando vídeos que não seja de publicidade.

    Vc tem alguma dica de blog legal como o seu pra eu dar uma olhada?

  6. Caramba, adorei a postagem. Falou tudo! Estou na blogosfera desde 2008 e realmente muita coisa mudou. Nunca gostei de seguir blogueiras famosas e vejo muitos blogs crescerem e as blogueiras perderem aquele "velho estilo" e acabam caindo talvez na armadilha da ganância e da ostentação… Não vou dizer que não faço vídeos de recebidos ou comprinhas. Faço,mas esse não é o meu foco. Cada seguidor que eu consigo eu me lembro que não posso e não quero perder essa essência de blogar por amor e não por ganância. Xoxo' <3
    Não Sou Uma IT! | YouTube | Fanpage

  7. Compartilho da mesma indignação que você. Muitas vezes me pego pensando "será que esse produto é realmente bom ou será que ela foi muito bem paga". É impossível não refletir sobre isso quando a Angélica – que é vegetariana – faz comercial sobre carne.

    Eu tenho um blog por amor, pra compartilhar meus pensamentos e sentimentos com quem estiver afim de conhecer. Faço texto, falo até sobre produtos (mas os quais eu realmente use e queira indicar). Essa blogosfera virou sinônimo de fonte de renda e deixou o real motivo pra trás.

    beijos
    http://jurodemindinho.blogspot.com.br

  8. Me identifiquei muito com o seu texto! Eu particularmente parei de acompanhar blogs famosos há muito tempo! Só tem posts patrocinados, ou mostrando um estilo de vida inalcançável para nós meros mortais, por isso esse tipo de blog acaba não me atingindo e não se comunica comigo. Gosto mesmo é dos blog pequenos mas que todos os posts são feitos com muito amor e se preocupam em conversar realmente com os leitores a apresentar novas musicas, series, livros ou até mesmo idéias. Esse tal de "ganhei isso, comprem é muito bom" " tal marca me enviou isso, comprem!" não me convence em nada. Amei o texto, ja ganhou uma nova leitora! Beijosss
    http://blogmareland.blogspot.com

  9. Maria Clara Marinho

    Entrei em seu blog para conhecer e dei de cara com esse post. Acredito que você conseguiu colocar em palavras tudo o que eu penso que se tornou o mundo da blogosfera. Eu "quase" fui do blogosfera old school (meu primeiro blog foi em 2011, quando eu ainda escrevia Fanfics! haha) e era maravilhoso escrever o que você queria, do jeito que você queria e compartilhar isso com quem você amava e com todos no mundo virtual. Não é de hoje que eu vejo pessoas reclamando de como o mundo dos blogs saiu de algo legal para algo chato, que você vê que a maioria escreve porque quer ter seus minutos de fama ou porque deseja ganhar os famosos "jabas". Enfim. Voltando ao foco do comentário… gostei muito de sua escrita, de sua personalidade e sinceridade em relação a seu blog e do seu blog (que layout amorzinho <3). Ganhou uma leitora. Curiosidade: de onde veio o nome do seu blog? 🙂 Beijos!

    http://multipolarizada.blogspot.com.br/

  10. E o blog? E os posts legais? Os textos que eu me identificava? As dicas de músicas e de coisas legais da internet?

    Alef, também passei a lidar com dilemas parecidos, porém o pior de todos foi quando a pessoa ficou tão pop que pra acompanhar o que ela escrevia eu teria que ter um convite pra seguir pois o(a) pop star decidiu optar por um blog privado. Acho isso um tapa na cara tão grande de gente que acompanhava aquele conteúdo desde o começo! Eu comecei a escrever meu blog em 2009. Não se entro na categoria old school ou não, mas quando eu comecei a escrever, as pessoas acompanhavam o conteúdo porque se identificam com o blogueiro. Não para ter curtida,o famoso me segue que eu te sigo e coisas desse tipo.

    É bom vir aqui e saber que eu não sou a única que sente o mesmo em relação a blogosfera. Obg por compartilhar !

    Querido Deus obg por me exportar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima