4 de jul de 2016

5 motivos para não comentar sobre outros corpos


Sendo bem objetivo eu não precisaria nomear um, dois, três ou cinco motivos pelos quais você não deve fazer comentários sobre corpos alheios, principalmente corpos marginalizados pela sociedade, e a razão pela qual digo isso é bem simples: o meu corpo interessa somente a mim, assim como o seu somente te diz respeito. Mas, sinto que precisamos falar cada vez mais sobre isso, porque apesar de mais pessoas estarem se empoderando de si mesmas, por outro lado são cada vez mais frequentes casos de “body shaming” na internet e também off-line.

De 1001 coisas que as pessoas poderiam dizer sobre outras, geralmente o comentário é sempre sobre o corpo, “fulana tem muita celulite” ou “ciclano está muito gordo” e eu tento acreditar que as pessoas possuem esse comportamento porque são influenciadas por essa cultura e sociedade que só é empática com o corpo magro e “obrigam” as pessoas a se sentiram melhores criticando outras por qualquer característica que seja.

Movimentos como o #BodyPositive e #NoBodyShame têm ajudado muito a desconstruir essa ideia da qual apenas corpos magros e sem qualquer tipo de marcas são tidos como bonitos. E para ajudar a combater a discriminação, trago 5 motivos de porque você não deve comentar sobre outros corpos:

1 - Corpos alheios não são da sua conta



Todo mundo sabe o quanto opiniões que não são pedidas são chatas de ouvir. Pense, por exemplo, que uma pessoa na qual você não tem intimidade nenhuma e principalmente que você não tenha perguntado nada fique dando palpites sobre sua roupa, maquiagem ou namoro. Seria no mínimo constrangedor, não é?

Pois é a mesma coisa quando falamos de corpos alheios, não é legal sair distribuindo opiniões e “validações” principalmente quando sua opinião não é requisitada.

2 - Você não conhece a história das pessoas



A aparência das pessoas pode depender de vários fatores de suas vidas e se você não sabe a história e o que as pessoas passaram ou estão passando não te cabe julgar nada sobre elas. Falar é fácil, portanto precisamos colocar a empatia em prática e se colocar no lugar das pessoas. Mesmo que você não entenda, você precisa respeitar.

3 - Talvez o problema esteja em você


Você se sente bem quando tenta ofender uma pessoa por suas características físicas? Talvez o maior problema esteja em você. Afinal de contas não é normal descontar nossas frustrações pessoais em outros indivíduos. Procure entender porque é satisfatório para você colocar outras pessoas para baixo. 

4 -Você não está realmente preocupado


Você jura que quando critica o corpo de alguém é porque realmente está preocupado com a saúde da pessoa? Ou você está a julgando porque o corpo dela não é o “socialmente aceito”? É importante pensar nesses aspectos antes de falar qualquer coisa, porque no final das contas você não estará ajudando em nada, muito pelo contrário, certos comentários podem piorar a vida de pessoas que já precisam lidar com uma sociedade gordofóbica diariamente.

5- Existem muitas outras coisas para você comentar


Eu sei que a aparência é uma das primeiras coisas que reparamos quando encontramos alguém, mas ela não é tudo. Nossos corpos mudam com o tempo, as vezes ganhamos, perdemos, modificamos, tatuamos...são tantas possibilidades que é uma perda de tempo reparar apenas nisso. Não enxergue somente um corpo, enxergue um ser humano por trás dele. Com toda certeza surgirão milhares de outras coisas das quais você poderá falar sem causar mal estar algum.

Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Esse post precisa ser compartilhado umas mil vezes, Alef! Assino embaixo! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana! Concordo, as pessoas precisam respeitas as outras, é o mínimo.

      Excluir
  2. Aquele texto que merece ser compartilhado em todas as suas redes sociais.<3
    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto, procurarei cada dia dar menos minha opinião sem que seja solicitado. <3

    ResponderExcluir
  4. Oi, adorei a postagem!
    Venham me visitar!!!
    Já estou te seguindo <3
    Beijos

    http://meuscadernosdeoutrora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, e é bem isso mesmo! Eu sou da "teoria" de que se não tem nada de bom pra dizer, nada que irá agregar valor positivo na vida da pessoa, não diga nada!
    boa semana :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  6. Se não há nada de útil, melhor ficar quieto, não é? Comentar sobre o estilo de vida de outra pessoa não nos faz melhores do que ninguém. Cada um sabe exatamente o que é e como vive. Se é gordo, magro, alto, baixo, não importa, é uma questão pessoal. E se a pessoa gostar de ser assim? Que problema tem? Nenhum rs. Adorei a parte do "talvez o problema seja você" aiuehaiueh porque na verdade é mesmo. O problema está os olhos de quem vê. Enfim. Amei ♥

    ResponderExcluir

Image Map
TECNOLOGIA BLOGGER - DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO HEART IDEAS