Porque tantas pessoas estão desistindo dos blogs?

Faz quatro anos que criei meu primeiro blog e desde então muitas coisas acontecem na blogosfera, blogs maravilhosos surgiram, pessoas ficaram famosas, blogueiros fizeram dinheiro com seus posts, mas por outro lado muitos outros desistiram excluíram seus blogs ou simplesmente não o atualizam mais.
Há poucos anos atrás os blogs tinham a função de diário online, as pessoas escreviam coisas do seu dia a dia ou do que gostavam e não tinham a menor intenção de ganhar alguma coisa em troca disso. Hoje tudo mudou, as empresas viram uma oportunidade nesse nicho da internet e não pensaram duas vezes para investir dinheiro (e produtos) nos chamados “blogueiros” e é justamente aí que a coisa começou a desandar.
Criar um blog é fácil, a parte difícil é mantê-lo atualizado, pesquisar para escrever sobre assuntos, tirar e editar fotografias para ilustrar os posts, divulgar suas postagens de forma certa para chegar ao seu público e isso toma um tempo enorme – principalmente se você for desorganizado como eu – e conciliar isso com todas as outras atividades do nosso dia se torna quase impossível, afinal de contas ter um blog é um hobbie e na maioria dos casos não ganhamos nada monetariamente falando.
Quero dizer que para manter um blog ativo dá trabalho e trabalho não é mais hobbie e grande parte das pessoas estão fazendo blogs já com intuito de trabalhar e ganhar dinheiro com isso, existe até curso com certificado para ser blogueiro e “youtuber”, na minha cidade (que é do interior) tem esse curso oferecido por uma famosa rede de cursos brasileiros. Logo, quando a pessoa não consegue seu objetivo principal que é lucrar com o blog não tem mais motivo algum para continuar o que resulta no abandono do blog.
Acredito ainda que devido a quantidade de redes sociais está cada vez mais difícil se manter fiel as mais antigas. Facebook, twitter, instagram, snapchat, pinterest, tumblr, youtube… e ainda tem o blog! Como participar de tudo isso todos os dias? Pra mim não dá.
Entre todas essas redes sociais que chegaram devastando os usuários de blogs, acredito que o twitter e youtube são usadas como válvula de escape para quem não quer mais blogar, afinal é muito mais “fácil” desabafar em 140 caracteres ou simplesmente ligar a câmera e soltar o verbo. Alguns ainda tentam conciliar seu tempo entre todas as redes sociais, já outros vão seguindo a onda e se adaptando ao que no momento é mais popular e o blog (infelizmente) já não é mais.
Ainda existem muitos blogueiros que já estão aí há muitos anos e tem têm chegado muitos outros com ideias maravilhosas de conteúdo online, as pessoas estão se adaptando o tempo todo e é normal todo esse movimento, mas acredito que assim como o punk a blogosfera não está morta, mas apenas se recriando. 

4 comentários em “Porque tantas pessoas estão desistindo dos blogs?”

  1. Pras pessoas que acabam entrando nesse mundo acaba ficando sempre aquela pergunta: "o que ele tem que eu não tenho?". E é aí que muita gente desiste de blogar.

    Já tive tantos blogs que ao longo da vida que hoje esse questionamento nem me assombra mais. Seria hipocrisia dizer que nunca montei nenhum pensando no retorno, mas hoje escrevo quando estou bem, quando me sobra tempo.

    beijos
    http://eitalaurinha.blogspot.com.br

  2. Alef, eu não troco a blogosfera por nada!!! Por causa dela hoje tenho amigos na Inglaterra, Alemanha, Itália, Dinamarca, Rio de Janeiro, João Pessoa e em outras partes dos EUA também. Já recebi presentes, cartões postais, pedidos de oração, e tb já tive muitas pessoas do bem intercedendo por mim enquanto me encontrava em momentos difíceis. Creio que a blogosfera ainda é a rede social mais sincera e bem à moda antiga! Ela é como um bom relacionamento que precisa de tempo para se conhecer e se desenvolver. Não dá pra conseguir isso como algo congelado que é colocado no micro-ondas por 3 minutos, and that´s the beauty of it! Parabéns pelo texto!
    http://vivendolaforanoseua.blogspot.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima