Tendência – Camisetas que falam

Nós precisamos de líderes

Em Janeiro e Fevereiro estão acontecendo desfiles de moda em algumas cidades do mundo como Nova York, Milão, Paris e Londres e várias tendências apareceram e se destacaram em muitos desses desfiles, e por mais simples que possa parecer entre elas estão camisetas com frases que traduzem o que muita gente sente e quer transmitir.  

Nós últimos meses muitas coisas tem acontecido no mundo, Trump virou presidente dos EUA e tem prometido e tomado várias ações que descriminam e prejudicam minorias e isso está desencadeando uma porção de efeitos negativos para pessoas no mundo todo, como diminuição dos direitos LGBT, o fortalecimento do racismo, xenofobia e machismo. 
A moda transmite o que está acontecendo no mundo seja políticamente, culturalmente ou socialmente e dessa vez não foi diferente. Diversos desfiles trouxeram em suas peças frases políticas e afirmativas de assuntos que estão em evidência e que precisam ser discutidos. Em Nova York a grife Prabal Gurung desfilou diversas camisetas com frases como O futuro é feminino, Amor é amor, Garotas só querem direitos fundamentais, Meu namorado é feminista, Revolução não tem fronteiras, entre outras. A grife também colocou modelos gordas na passarela.

Também na NYFW outras marcas como Christian Siriano, Creatures of Comfort e Public School desfilaram camisetas com frases de ordem política: Pessoas são pessoas, Todos nós somos seres humanos e Faça da América New York respectivamente.

Publicidade

Em 2016, Maria Grazia Chiuri – primeira mulher na direção criativa da Dior – desfilou na coleção de verão 2017 uma camiseta que trouxe a frase “todos nós deveríamos ser feministas” que foi dita no TEDx Talk da escritora Chimamanda Ngozi que ficou mundialmente conhecida depois da Beyoncé usar algumas partes de seu discurso em suas músicas, mas a ideia não foi bem vinda por alguns críticos porque o preço da camiseta é bem alto e a marca foi acusada de usar do feminismo para vender. Dias atrás a grife anunciou que parte das vendas dessa peça serão doadas para o programa de caridade que a cantora Rihanna participa, no qual oferece bolsas de estudo, saúde e respostas emergenciais em diversos lugares do mundo.

Fora das passarelas movimentos como das pessoas negras, por exemplo, também estão usando camisetas com mensagens não só para denunciar o racismo diário, mas também para compartilhar empoderamento a autoestima.

“Você está conosco? Achei que fosse um traficante” “E quando você vai embora?” “Estou fazendo uma festa, você poderia trazer comida africana?”
“Eu conheci Deus, ela é negra” “Cultura não está a venda” “O jogo da melanina é forte”

Mas a tendência de camisetas com mensagens não são apenas para expor algum assunto que precisa ser discutido, elas também podem ser usadas apenas por estilo ou expressão, não tendo que necessariamente defender alguma causa, quem não lembra das famosas peças da Moschino?

“É muito caro ser moschino” “Essa não é uma camiseta moschino”

Confira mais inspirações:

O que você acha dessa onda de camisetas com mensagens? Possui alguma? Me conta nos comentários!

5 comentários em “Tendência – Camisetas que falam”

  1. Achei muito legal essa coisa das "camisetas que falam". Acho que é um jeito (inconsciente) de passar mensagens para as pessoas, já que encarariam como moda e não como uma militância em si. 😀

  2. Oi Lidia! Eu acredito muito nessa moda que não é apenas estética, acho que podemos sim usar qualquer ferramenta que estiver disponível para falar sobre outros assuntos, inclusive a moda.
    Obrigado pelo comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima