Empoderamento e autoestima na música da cantora Lizzo

Sabe quanto você conhece pessoas inspiradoras e que valem muito a pena passar a acompanhar? Esse foi meu caso quando o vídeo para a música “Scuse Me” apareceu na barra de “sugeridos” do youtube. Foi assim que descobri a música da artista americana de hip hop Lizzo e o quanto ela é importante para o mundo da música. 

Lizzo é o nome artístico de Melissa Jefferson, rapper criada em Houston, mas que começou sua carreira profissional em Minneapolis por volta de 2011 performando em grupos Indies, logo depois ela fez parte do grupo The Chalice que chegou a lançar um álbum chamado We Are The Chalice. Em 2013, Lizzo lançou seu primeiro trabalho solo, o disco LIZZOBANGERS que rendeu a cantora participação em tours pelos Estados Unidos e Europa, além de uma menção na revista Time na categoria de “14 músicos para ficar de olho em 2014”. No final de 2015, a cantora lançou seu segundo CD chamando Big Grrrl Small World que rendeu a Lizzo a posição de número 17 na lista de 50 melhores álbuns de rap/hip hop de 2015 da regista especializada em música Spin. Também em 2015, Lizzo lançou seu primeiro EP em colaboração com mais duas artistas intitulado Grrrl Prty e no final de 2016 ela lançou seu segundo EP Coconut Oil, primeiro trabalho lançado por uma grande gravadora. 

Lizzo é uma cantora que oferece algo novo na industria musical, muito além de uma voz maravilhosa, ela oferece uma proposta de aceitação e celebração de quem você é. E ela deixa isso muito claro em suas músicas, principalmente em seu último trabalho, o EP intitulado Coconut Oil. Sabemos que rappers cantam sobre suas realidades e com ela não é diferente, como uma mulher negra e gorda, Lizzo passa por todos os desafios que qualquer pessoa com essas características passam e ela aplica tudo isso em um trabalho musical que percorre por esses assuntos, mas que também oferece uma saída que é o empoderamento e a autoestima
E um exemplo disso é a música e o vídeo de “Scuse Me” onde ela pede licença para se sentir e perceber o quanto ela é maravilhosa e não precisa de ninguém a não ser o espelho para ver isso. 
Confira o vídeo de Scuse me: 
Dar voz à quem está fora do padrão imposto pela sociedade é muito importante para as pessoas perceberem que está tudo bem não se encaixar e não ser igual ao que está no mainstream, durante uma entrevista para a Vogue, Lizzo declarou:

A visibilidade é importante porque mostra as pessoas que aquelas oportunidades estão disponíveis. Eu quero que garotas que me veem e veem minhas dançarinas pensem “Hey, eu posso fazer isso também”. 

Também do EP Coconut Oil, a faixa Good as Hell celebra o fato de estar muito bem mesmo estando sozinho:

Publicidade

Lizzo diz:

Acho que eu e muitas mulheres estão descobrindo como ser a nossa melhor versão e como nos amar sem estar namorando, por isso eu não escrevo sobre namoros.

Lizzo só quero se sentir bem sendo ela e claro levar essa mensagem para milhares de outras pessoas, isso fica claro em suas músicas. Não é sobre se tornar uma super celebridade e ter seus álbuns nos topos das paradas, mas sim sobre mostrar a garotas e pessoas gordas que elas também podem se apresentar no SuperBowl dançando e mostrando ao mundo o que todos nós podemos fazer.

7 comentários em “Empoderamento e autoestima na música da cantora Lizzo”

  1. Uau, que voz que ela tem! É tão incrível tem uma artista falando sobre esses assuntos que mesmo sendo atuais, muitas vezes são tratados como "mimimi".

    Parabéns pelo blog! Ele é lindo e você além de ter uma escrita maravilhosa consegue prender quando escreve. Que cresça, você merece.

  2. Jade Oliveira de Souza

    Adorei as musicas dela! E que voz em meus amigos!!!
    Amei seu blog! Que coisas boas e lindas aconteçam com você e com ele! <3
    floresestacao.blogspot.com.br

  3. Pingback: Tudo sobre: Dominic Sherwood > Tem Meu Tamanho

  4. Pingback: Homens gordos estilosos > Tem Meu Tamanho

  5. Pingback: As tatuagens da Cardi B > Tem Meu Tamanho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima