31 de jan de 2018

Dicas para se organizar no dia a dia, faculdade e trabalho


Se manter organizado é um exercício diário e requer um pouco de dedicação - pelo menos para você que está começando agora a dar um jeito na "bagunça" - e aos poucos vamos nos acostumando a só conseguir viver com tranquilidade quando tudo está em ordem. 

Não importa qual é teu signo do horóscopo, sua idade, classe social ou qualquer outra desculpa que as pessoas usam para justificar a falta de organização na vida. Acredite: existem pessoas novas super organizadas e pessoas de mais idade que não se encontram nunca no meio de suas coisas.

Para dar algumas dicas sobre como viver mais organizadamente, resolvi separar três tópicos que considero importantes, são eles: dia a dia, faculdade/escola e trabalho. 


Como se manter organizado no dia a dia 

A correria do dia a dia é a principal justificativa das pessoas para a falta de organização, logo é essencial começar por este tópico já que é ele que vai definir como você vai lidar com seu dia. 


Planeje o que você vai fazer no dia seguinte

Ter ideia de quais serão as tarefas do próximo dia ajuda muito a já ir se preparando e adiantando coisas. Não ter nada planejado faz com que você comece a acumular tarefas e acabe esquecendo, passando por cima ou simplesmente desistindo. Planeje seu dia, defina horários, dias específicos para suas tarefas, datas para cumprir coisas.  

Use uma agenda

Para não esquecer o que você precisa fazer uma agenda se faz fundamental. Não importa se ela vai ser simples ou cheia de detalhes, o importante mesmo é ter uma agenda para anotar tudo que se passa na sua vida, desde seus compromissos, planos, contas, gastos...

Tenha um app de bloco de notas no celular

Se você é desses que não gosta de ficar carregando agenda pra lá e pra cá porque não anotar tudo no seu celular? É prático e até mais rápido. Baixe algum aplicativo de notas e faça dele sua agenda. 
Funciona muito para não se perder nos afazeres do dia a dia.

Deixe seu quarto arrumado

Por mais piegas que possa parecer, chegar em casa e se deparar com um quarto todo bagunçado não ajuda em nada para se preparar para o dia seguinte. Então, se tiver tempo antes de sair para o trabalho arrume o que der para arrumar, no final de semana faça uma faxina e coloque tudo no lugar. Faz uma diferença enorme. 

Como se manter organizado na faculdade

Trabalhar e estudar é um desafio que a maioria dos jovens em busca de formação superior passam. Essa época da vida pode ser muito complicada se você não se aliar a organização para facilitar sua vida e conseguir fazer as duas coisas de maneira tranquila. 


Anote seus trabalhos, faltas e notas

Com o passar dos dias as coisas vão se acumulando cada vez mais, as matérias aumentam, os estudos se intensificam e a bola de neve começa a se formar...
É importante você estar atento a como está sua situação em relação a trabalhos, faltas e notas e para isso é fundamental ter tudo anotado e atualizado. Seja na sua agenda ou até mesmo em uma planilha do excel não se esqueça de deixar tudo anotado para consultar sempre que necessário. 


Não acumule matérias e trabalhos

Na faculdade tudo tem prazo e você precisa entregar tudo dentro dele então a dica é não deixar nada acumular, afinal de contas não existe nada pior que ter que passar a noite toda estudando antes de uma prova porque você não estudou um pouco por dia para ir fixando a matéria. E o mesmo vale para trabalhos, existe algo pior que ficar o final de semana todo preso dentro do quarto para terminar trabalho? Se adiante e não passe por esse tipo de apuro. 

Faça ACOs e estágios o quanto antes

Fazer faculdade também significa ter que dedicar tempo a atividades extracurriculares como as famosas atividades complementárias obrigatórias (ACOs) e estágios. No começo do curso pode parecer que você tem um tempo enorme para cumprir essas atividades (e tem), mas não se deixe levar por esse pensamento porque quando você perceber estará quase se formando e ainda terá essas obrigações como empecilho para pegar seu diploma. Se livre delas o quanto antes!

Como se manter organizado no trabalho 

Por último, mas não menos importante aqui estão as dicas para se dar bem no ambiente de trabalho em relação a organização. Muitas vezes não trabalhamos sozinhos, então nem sempre depende só da gente manter nosso ambiente organizado, mas fazer sua parte é importante para conseguir resolver os desafios do trabalho com mais facilidade. 


Tenha uma agenda específica para o trabalho

Dependendo da sua profissão é melhor não misturar seus compromissos profissionais com os pessoais ou você pode se confundir e acabar atrapalhando suas tarefas do dia a dia. Ter uma agenda específica para o trabalho te permite organizar melhor as informações e coisas que você precisa ter a seu alcance sempre que precisar. 


Deixe sua mesa e área de trabalho sempre organizadas

É difícil conseguir cumprir com suas tarefas em um ambiente sujo ou desorganizado. Sempre mantenha sua mesa e seus objetos limpos e organizados. Isso também vale para o computador, faça um limpa em arquivos ou programas que você não usa. 

Não leve trabalho para casa (se possível)

Tente ao máximo separar sua vida pessoal da profissional. Se esforce para resolver suas questões de trabalho no trabalho para ter tempo para resolver suas questões pessoais em casa. É importante colocar limites e horários para nossos afazeres se tornarem menos estressantes e consequentemente conseguirmos desenvolver nossos projetos em suas respectivas áreas. 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Image Map
TECNOLOGIA BLOGGER - DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO HEART IDEAS