13 críticas sobre a segunda temporada de 13 Reasons Why - Tem Meu Tamanho

13 críticas sobre a segunda temporada de 13 Reasons Why

spoilers 13 reasons why

A segunda temporada de 13 Reasons Why finalmente foi lançada pela Netflix e digo "finalmente" porque depois do sucesso de críticas (tanto positivas quanto negativas) da primeira temporada, todos ficamos ansiosamente esperando o que mais poderia acontecer na série já que tudo que poderia acontecer de fato aconteceu na temporada passada. 

Algumas coisas ainda ficaram sem respostas, mas nada que gastasse uma temporada inteira para esclarecer, acho que seria perfeito se os produtores da série fizessem apenas uma episódio especial de duas horas contando o que aconteceu com a galera do colégio, mas imagino que pensando no dinheiro (já que a primeira temporada fez MUITO sucesso) fizeram essa segunda temporada com 13 episódios que são apenas desnecessários e longos demais! Inclusive concordo muito com essa matéria do G1 que diz que a série além de 13 Reasons Why também poderia se chamar "Eu sei que o vocês fizeram na temporada passada" porque é exatamente essa a ideia que temos ao assistir a nova temporada: já sabemos tudo que aconteceu, é apenas a mesma história contada por mais pessoas e de outras formas. 

Enfim, já deu para perceber que eu trouxe muitas impressões não muito positivas sobre a série, mas também tem coisas legais que gostei muito de ficar sabendo nessa segunda temporada. Listei 13 críticas que sobre a segunda temporada de 13 Reasons Why e quero compartilhar com vocês:

ESSAS CRÍTICAS ESTÃO REPLETAS DE SPOILERS, PORTANTO SE VOCÊ AINDA NÃO ASSISTIU A SEGUNDA TEMPORADA E NÃO QUER SABER O QUE ACONTECEU PARA AGORA!!!1

1 - Sinceramente, acho que a série cumpriu seu papel na primeira temporada, todos entendemos o que pode acontecer com uma pessoa que sofre bullying e todas os outros assédios e difamações que Hannah sofreu, entendemos o quanto isso é real e literalmente acontece com a gente (principalmente na época escolar). Não vejo outro motivo para ter feito uma segunda temporada sobre isso a não ser o dinheiro. E da forma que a segunda temporada terminou certamente haverá uma terceira. O que a série trata é bem sério porque todo adolescente (por mais padrão que seja) vive situações assim e ver tudo isso ativa sim gatilhos da nossa adolescência, por vários momentos tive que parar e pensar um pouco porque já tinha vivido algumas coisas e se pudesse nem teria assistido.

2 - Imagino que para pessoas que já tenham vivido situações sérias de bullying ou pessoas que tenham problemas em relação a temas como suicídio seja bem difícil ver a série, mesmo sabendo que tudo se trata de uma ficção porque querendo ou não ao assistir algumas cenas, gatilhos de coisas ruins que já aconteceram são ativados e isso pode ser um grande problema. Sabendo disso, logo no começo do primeiro episódio da segunda temporada alguns dos principais atores falam sobre a série ser uma ficção e etc. E assim, não é como se essas pessoas estivessem o tempo todo sendo monitoradas para não assistir então é bem problemático isso. Em alguns episódios da série, antes de o episódio começar também é avisado o que vai acontecer e de novo eu não vejo como isso pode impedir uma pessoa de ver aquilo, ou se alguém vai chamar uma pessoa mais velha para assistir junto, enfim foi difícil para mim que já tenho 24 anos, imagina para um adolescente passando por essas coisas?

2 - Agora falando um pouco mais sobre o que aconteceu na segunda temporada, fiquei MUITO feliz que o Alex tenha sobrevivido a tentativa de suicídio, existiram muitas teorias durante o tempo de hiato da série sobre a cena da ambulância da última temporada, alguns achavam que alguém atirou nele e outras pessoas achavam que o garoto ferido nem era o Alex. Apesar de ter sobrevivido, ele ficou com algumas sequelas e também perdeu uma parte da memória (o que eu achei bem desnecessário, mas ok). mas confesso que fiquei um pouco incomodado com os rompantes de raiva que ele deu em praticamente todos os episódios da segunda temporada, principalmente com quem queria o ajudar.

3- Falando em Alex, acho que depois das cenas dele com o Zach todos ficamos com uma sensação de que ele pode se descobrir bissexual.

4 - Uma das novidades da segunda temporada de 13RW foi mostrar com mais detalhes a relação que a Hannah tinha com outros personagens da série, porém do ponto de vista deles e não dela, apesar de deixar a história mais rica por ter mais detalhes - como por exemplo o fato de ela ter tido um relacionamento com o Zach -, o pior que poderia acontecer já aconteceu então eu não vejo muito sentido, aliás, o único sentido que vejo é criar mais histórias para render um próxima temporada.

5 - E por mostrar o ponto de vista dos outros personagens sobre a relação que eles tinham com a Hannah acabamos conhecendo muito mais deles e isso foi muito legal, algumas histórias que ficaram pela metade na primeira temporada foram desenvolvidas na segunda, mais personagens surgiram, outros saíram e claro ainda ficaram algumas perguntas para serem respondidas.

6 - Mas confesso que não sei se concordo com essa narrativa de mostrar outros lados da história, porque claramente a mais prejudicada foi a Hannah, ela quem perdeu a vida. Com o passar dos episódios eu entendi mais porque a Hannah não via outra saída, mas as vezes, ela também me pareceu um pouco egoísta por ter se matado e deixado aquelas fitas só com o ponto de vista dela sobre tudo. Alguns pensamentos do tipo "ah, então quer dizer que história não foi bem assim" vieram na minha cabeça em alguns episódios.

7 - Não entendi nada a Hannah aparecer como uma espécie da "fantasma" para o Clay, aquilo para mim meio que tirou quase toda a realidade que a série sempre transmitiu (não é muito comum conversar com gente que já morreu né?), mas com o passar dos episódios percebi que era necessário, principalmente para tirar a ideia de protagonismo da Hannah e passar para o Clay, já que a história precisa continuar sem ela.

8 - Falando em Clay, foi MUITO BIZARRO ele discutindo com o "fantasma" da Hannah, colocando a culpa nela em coisas que estavam acontecendo, duvidando da moral dela por ter ficado com outros caras, sendo que ele mesmo já estava ficando com outra menina depois da morte da Hannah, enfim, essa questão de mostrar o machismo do personagem foi muito bem desenvolvida.

9 - A menina que o Clay estava ficando é a Skye e eu amei que deram um destaque para a personagem na segunda temporada, amei que ela escolheu colocar sua saúde em primeiro lugar e ir para uma clínica de reabilitação. O amor dela (não correspondido) pelo Clay era um gatilho óbvio para ela, então foi bem legal a série mostrar ela se afastando e se colocando antes.

10 - Outras cenas que valeram muito a pena ver foram as que o personagem Mr. Porter participou, foi bem interessante ver a redenção do personagem ao tentar melhorar as coisas tentando salvar os alunos. Destaco a cena de ele falando com a Hannah sobre salvar vidas de outras meninas que poderiam estar passando pelo mesmo que ela, cenas como essa meio que são um recado direto para quem tá assistindo.

11 - O plot twist a respeito da Hannah quando ficamos sabendo que ela também já praticou bullying com outra garota foi bem pesado e também muito real! Infelizmente isso é um ciclo, algumas pessoas percebem o mal que fizeram (como é o caso da Hannah) e se arrependem, outras pessoas morrem por isso, outras reproduzem o mal que fizeram e outras...

12 - Outras como o personagem Tyler simplesmente cansam de tudo e resolvem se vingar. Pra mim essa foi a grande sacada dessa segunda temporada, o foco meio que virou outro e sabemos o quanto a discussão de controle de armas está inflamada nos EUA, a série não desperdiçou isso. Essa parte também é muito pesada, mas infelizmente está quase que virando rotina nas escolas americanas.

13 - Eu realmente nem queria falar sobre o lixo do Bryce, mas é impossível ficar calado. Enfim, apesar de dolorosa, 13 reasons why meio que mostrou o que acontece quando pessoas ricas são acusadas de alguma coisa: nada acontece.
Infelizmente para vermos o Bryce pegando três meses de cadeia também precisamos ver ele estuprando várias outras meninas.

Enfim, 13 Reasons Why se tornou uma daquelas séries que amamos odiar (risos) e acho que se uma terceira temporada for lançada irei sim assistir porque já peguei um carinho por alguns personagens e quero ver o que acontecerá com eles, mas sinceramente se você nunca viu a série ou acha que ela pode trazer coisas ruins não recomendo que assista. 
13 críticas sobre a segunda temporada de 13 Reasons Why 13 críticas sobre a segunda temporada de 13 Reasons Why Reviewed by Alef Bass on 22:03 Rating: 5

2 comentários:

  1. Olá
    Eu ainda estou assistindo a segunda temporada, vi somente dois episódios por enquanto. Estou assistindo um por dia, mas não estou achando incrível.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  2. Ainda não assisti a segunda temporada e gostei do aviso dos spoiler rs
    Eu imaginei que a continuação seria uma forma de ganhar mais dinheiro e também pensei como poderia ter mais coisas então vi os trailer que estão em toda a parte e fiquei muito ansiosa mas com teu post já percebi que o buraco é mais embaixo ein rs Gostei do post, Sucesso!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.