4 de jun de 2018

Calça jeans rasgada entre as coxas: como prevenir e consertar

consertar-calca-jeans-rasgada

Um problema bastante comum para a maioria das pessoas que usam calças jeans regularmente é o desgaste que acontece no meio das pernas, esse problema acontece principalmente com pessoas que têm a coxa grossa e também com pessoas gordas (mas não é uma regra). Desde que eu me lembre, todas as minhas calças rasgam no meio da coxa e isso é bem frustrante, principalmente quando é uma calça que eu gosto muito.

Primeiramente é importante saber porque as calçam desfiam e as vezes até rasgam no meio das coxas. Na verdade esse fato acontece principalmente pelo atrito das pernas que acontece conforme usamos a peça no dia a dia. Mais especificamente falando, é o atrito das coxas que acaba desgastando o tecido e consequentemente ele fica cada vez mais fino e fraco e o resultado todo nós já sabemos. É claro que o desgaste da calça também pode acontecer de outras maneiras como ao sentar em um local que também cause esse atrito ou ao prender a calça em algum lugar que dê início ao rasgo.

Existem diversas maneiras de tentar concertar ou disfarçar os desgastes nas suas calças, como entretela para calça jeans, a técnica do cerzido ou até mesmo trocando o gancho danificado do jeans, tudo depende da intensidade dos rasgos na sua peça.

Então se você assim como eu está cansado de ter que comprar calças novas sempre porque não sabe como fazer com as calças que rasgam entre as pernas, pesquisei algumas alternativas de evitar que os rasgos aconteçam e também alternativas para tentar concertar o problema:


É importante estar atento à algumas dicas para evitar o problema, como sempre comprar calças jeans que tenha o seu tamanho ideal, nem muito apertada ou muito larga, apenas lavar a calça apenas quando necessário, se você tem costume de usar roupas apenas uma vez e logo já colocar para lavar saiba que o tempo útil de uso estará sendo diminuído e também vale usar cuecas "boxer" que são aquelas que vão até as coxas para tentar diminuir o atrito entre as pernas e também evitar assaduras, ou no caso das mulheres usar uma bermuda mais apertada com o intuito de diminuir esse atrito entre as coxas também. 

Atualmente algumas marcas já cientes desse problema com o desgaste causado pelos atritos entre as coxas nas calças jeans já produzem suas peças com um reforço a mais nessa área, mas caso você perceba que sua calça não vem com esse reforço vale a pena se prevenir colocando uma entretela ou um pedaço de tecido (preferencialmente mais forte e resistente) do lado avesso de sua calça. Isso vai fazer com que o atrito das suas coxas não aconteça diretamente no tecido da calça evitando que ele se rompa. A entretela para jeans pode ser colocada com cola especial para tecidos ou também por meio de costura. 

Quando o rasgo já tiver acontecido existem outras alternativas também, como por exemplo a técnica do cerzido que basicamente é passar uma nova costura no local do rasgo por muitas (e muitas) vezes, fazendo com que o local antes danificado fique novamente uniforme. Essa técnica faz com que a calça jeans fique praticamente perfeita novamente, mas exige um pouco mais de trabalho, por isso é recomendado que você leve sua calça a uma costureira que saiba fazer o cerzido de forma correta.

Crédito: Técnica de cerzido usada pela Restaura Jeans
Crédito: Técnica de cerzido usada pela Restaura Jeans
Existe também uma outra opção um pouco mais extrema de como consertar calça jeans desfiada que é literalmente trocando o tecido rasgado por um outro novo. Basicamente você cortará o tecido rasgado do jeans, usará o tecido como molde e tirará as medidas em um tecido novo (de preferência igual ou bem parecido com o jeans original da calça) e em seguida é só costurar o novo tecido na calça. 
Essa opção é um pouco mais complexa, por isso deixei esse tutorial em vídeo, que mostra tanto quanto consertar a calça com um tecido e cola como também substituindo a parte rasgada por uma nova, para mais entendimento: 


Você já teve calças que rasgaram? Conseguiu consertar? Tem mais dicas? Comente!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Image Map
TECNOLOGIA BLOGGER - DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO HEART IDEAS