Autoconfiança: o que fazer para elevar sua capacidade

dicas para ter autoconfiança
Hoje em dia a autoconfiança pode ter uma relação direta com a era das redes sociais; comparações entre modos de vida, estilos e definições de sucesso estão cada vez mais recorrentes e comuns por isso afetam diretamente a auto estima. Não é à toa, então, que casos de depressão e falta de confiança aumentam significantemente a cada ano .
Além disso, ter autoconfiança não é tão simples assim. É preciso cultivá-la ao longo do tempo e ter muita motivação, uma vez que não é algo que seja inerente do ser humano (não é uma habilidade que temos o tempo todo). De toda forma, nossa confiança e autoestima são testadas a todo momento, ao longo da vida.
É por isso que, neste texto, irei dar algumas dicas sobre como ser capaz de enfrentar obstáculos, passar por momentos em que tudo parece não dar certo e ser confiante em suas capacidades de reverter as situações. Vamos lá?

Não guarde o que não for bom dentro de você

Geralmente, para o homem, é mais difícil se expressar devido a nossa cultura rígida em relação a masculinidade – pode transparecer certa fraqueza. Na verdade, as coisas funcionam de forma muito diferente disso. Guardar sentimentos que podem consumir nossas energias nos torna mais fracos psicologicamente e mais sucessíveis a novos momentos não favoráveis.
Percebe a bola de neve?
Colocar para fora medos, insatisfações e todas as coisa boas que te consomem é um importante aliado para se tornar mais forte e mais confiante.

Não se compare muito

Sabemos que hoje em dia, principalmente na era da internet, é muito fácil “mostrar o que não temos”. Quem não tem um conhecido que faz viagens maravilhosas, ou um amigo que postou uma foto sentado à beira mar em plena segunda feira e se sentiu mal por ter que trabalhar ao invés disso?
O problema é que nem tudo são flores. Você está vendo um momento bom e não todo o contexto da história. Então não se compare, não ache que a grama do vizinho é sempre mais verde porque nem sempre esse é o reflexo da realidade. Isso faz mal.

Linguagem corporal importa

Você pode não perceber, mas mesmo sem abrir a boca você está se expressando. Isso porque sua linguagem corporal está dizendo aos outros qual o nível de confiança que você transparece naquela situação ou momento.
Assim, demonstrar autoconfiança pode te deixar mais atraente e capacitado aos olhos dos outros. Logo, sendo bem tratado, você se sente melhor. Percebe o efeito borboleta?

Motivação e estimulação pessoal e amorosa

Relacionamentos são complicados e podem atuar nos dois extremos: podem te deixar confiante demais ou inseguro demais. Ambas as situações não são boas.
Se você está pra baixo e não consegue ser você mesmo, talvez seja hora de buscar estimulantes naturais para te ajudar a se manter de pé.
Apesar de todo o caos social que vivemos no mundo tecnológico atualmente, ainda nos resta algumas ferramentas para nos mantermos mentalmente fortes e ter uma vida saudável.
De toda forma, desenvolver um autoconhecimento e ter força mental para o dia a dia é algo muito importante para quem quer crescer com liderança, tanto no âmbito profissional quanto no âmbito pessoal. Assim, aproveitar cada uma das dicas passadas acima pode ser o diferencial daqui para frente na sua vida.

1 comentário em “Autoconfiança: o que fazer para elevar sua capacidade”

  1. Pingback: Gordos podem usar listra? - Tem Meu Tamanho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima