Sua masculinidade te permite sentir?

sobre masculinidades e sentimentos
Ainda é muito novo para mim falar sobre o que eu sinto, não é sempre que homens falam sobre seus sentimentos e inseguranças, somos criados para esconder todas essas coisas como se elas não existissem dentro da gente, mas a realidade é que elas existem e de uma forma ou outra precisamos colocar para fora tudo que está dentro da nossa cabeça e do nosso coração.
Não sabemos muito bem como falar de assuntos relacionados a afetividade sem parecer que estamos nos diminuindo como homem (esse ser que precisa ser durão 24 horas por dia), então é como se a gente tivesse que voltar para a escola e aprender aos poucos como liberar emoções de uma forma que não seja praticando algum esporte pesado, brigando ou torcendo loucamente pelo seu time de futebol.
Falar que sentimos falta, que estamos apaixonados, que estamos tristes, falar que choramos também e que estamos cansados é literalmente tirar um uniforme muito pesado que a sociedade as vezes nos obriga a usar todos os dias. Demonstrar sentimentos naturais a todos os seres humanos, mas que são diretamente ligados a mulheres é nos humanizar como pessoas que também sentem e estão suscetíveis a todas essas questão internas.
Não é coincidência que a taxa de suicido seja maior entre homens ou que a violência seja mais frequente entre homens, de alguma forma esses sentimentos que ficam se acumulando dentro da gente precisam de alguma forma sair e para muitos homens pedir ajuda não é uma opção, a masculinidade tóxica não permite que um homem peça ajuda para falar sobre o que está sentindo e o resultado disso muitas vezes pode ser a violência e até a morte.
Infelizmente esse ciclo de masculinidade tóxica é passado de pai para filho e assim por diante. “Você precisa ser forte”, “homem não chora”, “não existe homem fiel”, “homem não fiz isso”, “homem não usa aquilo”…todas essas ideias restringem a ideia de ser homem e muitas vezes faz com que homens extremamente fechados e que não se dão a oportunidade de sentir e experimentar se formem e continuem a espalhar essa ideia confusa e errônea do que é ser homem.
É importante desconstruir esse homem que não sente e que principalmente não demonstra que sente. É importante saber que pedir ajuda não te diminui. É importante saber que a mulher não está para você. É importante saber que você não é o centro do mundo (pelo menos não do mundo real). É importante saber que você pode falar o que sente e isso não fará de você menos homem.
Sua masculinidade te permite sentir?  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima