Chegou a hora de mudar! Veja ideias de cortes para cada tipo de cabelo

Não podemos negar que o carro chefe do nosso visual é o cabelo, e que de tempos em tempos bate uma vontade absurda de mudar, entretanto, devemos ficar atentos a alguns detalhes antes de tomarmos alguma ação.

Publicidade

De acordo com um estudo feito por Andre Walker, cabeleireiro da Oprah, os cabelos podem ser divididos em 4 tipos com 3 subcategorias cada.

Quais são os tipos de cabelo?

Tipo 1 – Cabelos lisos

São os cabelos sem qualquer existência de ondulações, o que facilita o transporte da oleosidade da raiz até a ponta do cabelo, tendo 3 tipos de variações ( 1A – 1B – 1C).  

Tipo 2 – Ondulados 

Apesar de ser bastante difícil formar um cacho neste tipo de cabelo, ele não apresenta o formato reto, como o apresentado no tipo 1, tendo assim um formato de “S”. Suas variações são (2A – 2B – 2C).  

Tipo 3 – Cacheados

Este cabelo é de fácil identificação, pois os cachos, são altamente visíveis devido a sua forma bem definida. É comum os fios terem uma tendência ao ressecamento, sendo necessário a utilização e óleos para dar mais brilho e também manter a umidade. As categorias são (3A – 3B – 3C )  

Tipo 4 – Crespos 

Os cabelos tipo 4 são os crespos, e também são divididos em 3 subcategorias ( 4A – 4B – 4C), sendo que cada um pode possuir, micro cachos de formas diferentes, podendo ter um fator encolhimento de até 75%, sendo ótimos para fazer penteados estilosos.  

Vale lembrar que este é um estudo geral, e que uma única pessoa pode ter vários tipos de cabelo.  

Quais são os cortes mais recomendados para cada tipo de cabelo?

Cabelo tipo 1- FAUXHAWK ou moicano disfarçado.

fauxhawk-estilo-de-cabelo
Exemplos de cortes fauxhawk

Este corte é recomendado para quem sempre quis ousar com um moicano, mas ainda não teve coragem, pois ele é um corte radical “disfarçado”. Nos cabelos lisos é necessária uma texturização e pode ter a opção de um degrade. Em 2019 este corte vem com tudo.  

Publicidade

Cabelo tipo 1 – Franja caída e lateral baixa.

cabelo-masculino-franja-caida
Cortes para homens com franja

Com toda certeza você já deve ter reparado este corte pelas ruas, não é mesmo? E não é nada complicado chegar neste resultado. A ideia principal do corte é deixar a franja comprida e abaixar nas laterais, alguns passam máquina 2 ou 3, daí vai do gosto de cada um.

Lembrando que não deve esquecer dos cuidados especiais que deverá ter com a franja, para que ela não fique ressecada ou muito oleosa.  

Cabelo tipo 2- Medium fade

corte-masculino-medium-fade
Cortes masculinos estilo medium fade

Este corte de cabelo já é bastante conhecido e virou febre em 2018, entretanto em 2019 ele não perderá forças e você irá continuar encontrando-o por aí.

A parte mais legal é que tem uma tendência a aumentar entre os cacheados e crespos, que vão começar a aderir cada vez mais este estilo.  

Cabelo tipo 2- Neckline design 

cabelos-masculinos-com-design
Cortes com detalhes em desenho

Este corte é bastante simples, porém o desenho em V, geralmente na nuca, consegue dar um charme especial, tendo como único defeito o crescimento do cabelo, que pode apagar o desenho.

Quem for utilizar este corte deve estar ciente de que a manutenção será rigorosa.  

Cabelo tipo 3- Undercut realçando os cachos

cortes-para-cabelo-cacheado-masculino
Cabelos cacheados com corte undercut

Acredito que seja o cabelo mais usado depois que os homens começaram a se preocupar mais com os cabelos, todavia, o que ninguém tem chamado bastante a atenção é que quem tem cabelo cacheado pode aproveitar para realçar os cachos com este corte, dando um aspecto descolado.  

Cabelo tipo 3- Deixe crescer naturalmente 

cabelo-tipo-3-dicas
Cabelos cacheados tipo três

O cabelo tipo 3, apesar de ter vários cortes sensacionais, merecem pelo menos uma vez na vida crescer naturalmente. Se você tem este tipo de cabelo, saiba que você tem uma arma poderosa e se decidir seguir com o crescimento, vai ficar com bastante estilo.

Que tal aparar apenas as pontas da próxima vez que for visitar o cabeleireiro? Fica a dica.  

Cabelo tipo 4 – Shaved Side Part

cortes-cabelo-crespo-masculino
Cabelos crespos com shaved side part

Conhecido popularmente como corte riscado, e bastante comum para quem tem cabelo tipo 4, porém pode ser feito por todo tipo de cabelo.

Este estilo nada mais é do que deixar o cabelo curto em toda a sua extensão fazendo um corte lateral, dando um toque bastante elegante.  

Publicidade

Cabelo tipo 4- Afro com nudred

cabelos-afro-masculino
Corte masculino afro com nudred

Se você tem o cabelo tipo 4, você precisa aderir este estilo sensacional. Quem tem o cabelo afro sabe do poder que possui na cabeça, então que tal dar um up com nudred?

Saiba que esta tendência está com tudo em 2019 e não irá sair da moda tão cedo.  

Dica especial: Qual o melhor corte para quem tem calvície?

Todos sabemos que a queda de cabelo atinge boa parte da população, inclusive os jovens, e conviver com ela pode ser difícil, então veja 2 cortes de cabelos que ajudam a se adaptar a calvície.  

1- Cabelos que estão começando a ficar ralos e as entradas já começaram a aparecer.  

melhor-corte-homens-com-calvicie
Corte de cabelo para homem com entradas

Aposte em um corte mais curto, o famoso “militar”, pois ele irá diminuir as partes aparentes que tem mais fios com as que tem menos. O recomendado pela maioria dos cabeleireiros é deixar o cabelo com uns 3 cm, mantendo o formato da cabeça.

Com o cabelo do tipo 4 é recomendado deixar os fios menores e ajustar conforme a necessidade.  

2- Para o cabelo que começou a cair no topo da cabeça.  

corte-para-inicio-de-calvicie-masculina
Cortes com camadas para calvície

Este corte em camadas é ótimo para se adaptar a calvície do topo da cabeça, bastando apenas misturar todo o cabelo em camadas irregulares, fazendo com que as falhas sejam disfarçadas.  

É sempre bom lembrar que independentemente do tipo de cabelo ou o corte escolhido os cuidados essenciais aos fios não devem ser esquecidos.

Publicidade

Curtiu o post? Deixe um comentário e compartilhe nas redes sociais!

1 comentário em “Chegou a hora de mudar! Veja ideias de cortes para cada tipo de cabelo”

  1. Pingback: Cortes masculinos que nunca saem da moda > Tem Meu Tamanho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima