Pele Masculina: Rotina de cuidados e beleza

como-cuidar-da-pele-masculina
Como cuidar da pele masculina

Ter cuidados com a pele já foi considerado “coisa de mulher”, mas hoje é imprescindível a qualquer pessoa que deseja ter uma pele saudável e bonita, alguns cuidados para prevenir e tratar quaisquer tipos de danos que possam acontecer na pele e esses cuidados são feitos por meio de uma rotina na pele masculina que basicamente consiste em ações que visibilizam a manutenção da pele.   

É cada vez maior o número de homens que cuidam da beleza e se interessam em também ter cuidados com a pele masculina e isso só tem a acrescentar em suas vidas, afinal quem não quer manter uma boa aparência?  

Nesta postagem irei mostrar de maneira simples e direta, como os homens podem cuidar da pele em apenas alguns minutos do dia e assim garantir uma pele masculina perfeita.   

Tipos de Pele Masculina

Antes de comprar e usar quaisquer produtos para a pele masculina, você PRECISA saber qual é o seu tipo de pele.   

Como assim? Eu te explico!   

Existem vários “tipos” de pele que são definidos por suas características, como por exemplo, ser muito seca ou muito oleosa, ter uma determinada textura, poros mais visíveis ou não, enfim, são por essas particularidades que você consegue chegar ao seu tipo de pele e só então, procurar produtos que atendem suas necessidades de forma correta.

Basicamente as peles podem ser de 4 tipos diferentes, são eles: normal, oleosa, seca e mista.

Pele Normal 

A pele normal apresenta características como hidratação balanceada, poros fechados/regulares, textura macia, viço equilibrado, é basicamente a pele que todo mundo queria ter.

Pele Oleosa

A pele oleosa por sua vez se dá por produção maior de sebo, poros abertos, com tendência de acne, além de brilhar muito e ter alta umidade.

Pele Seca 

A pele seca é o contrário da pele oleosa, pois se caracteriza por falta de água e sebo, tendo muitas vezes uma textura áspera, sensível e com tendência a descamação.

Pele Mista 

A pele mista é basicamente a mistura da pele seca com a pele oleosa. Geralmente, a zona T (área formada pela testa, nariz e queixo) é uma área oleosa e o resto do rosto tem uma tendência a ser seco.

A textura é irregular e cravos e espinhas também podem ser frequentes.   

Ainda tem dúvidas a respeito de qual é o seu tipo de pele? Faça esse teste e descubra!

como-cuidar-da-pele-masculina
Cuidados com a pele

Rotina Pele Masculina 

Cuidar da sua pele diariamente é um processo simples que não leva mais de 10 minutos, portanto não tem desculpa para não manter uma pele saudável e bonita.

Use o Livre Cupom para conseguir vários descontos ao comprar produtos para a pele masculina.  

Para melhor entendimento, irei dividir as dicas de rotina de cuidados com a pele masculina em 2 partes que serão cuidados com a pele masculina durante o dia e cuidados com a pele durante a noite.

Mas de forma resumida você precisa limpar, hidratar e proteger sua pele!

Cuidados com a pele masculina durante o dia 

Higienização da pele  

A higienização do rosto é o primeiro e um dos passos mais importantes, pois para passar qualquer produto na pele ela precisa estar limpa.

Então, logo quando você acordar ou durante o banho, lave o rosto com um produto próprio para ele (nada de usar o sabonete que você passa no corpo), hoje já existem produtos próprios de higiene da pele masculina que costuma ser mais grossa e oleosa, por isso é importante se atentar a isso.

Fazer a limpeza correta da pele de manhã vai garantir que você elimine qualquer vestígio de produtos usados na noite anterior, além de controlar a oleosidade e eliminar células mortas.

Comece se certificando de que está com as mãos limpas, passe um pouco do produto específico para a pele do rosto e massageie a área por cerca de um minuto e depois enxague.

Hidratação da pele 

Depois de fazer a higienização é a hora de hidratar a pele (a Sephora possui kits de produtos incríveis para homens)!

Muitos homens têm dúvidas de como hidratar a pele masculina, como achar que passar hidratante vai trazer oleosidade, na verdade o hidratante ajuda a impedir que a pele fique ressecada e sem vida, além de fazer com que as glândulas sebáceas (que são responsáveis por produzir o sebo da nossa pele)  entendam que sua pele já está protegida e não trabalhem muito causando oleosidade.

Não deixe de hidratar outras partes do corpo como cotovelo, joelho e lábios. E não se esqueça de beber bastante água.

Use protetor solar 

O uso do protetor solar é o mais importante e insubstituível porque mais do que proteger sua pele de machas ou do envelhecimento, ele também te protege contra o câncer de pele.

E mesmo que você não fique exposto ao sol, mesmo que esteja chovendo ou que o sol não esteja forte ainda é necessário usar protetor solar porque podemos ficar expostos a outros tipos de radiação durante o dia a dia.

Se você tem receio de ficar com um aspecto branco, hoje em dia já existem protetores solar com pigmentos, portanto não tem desculpa pra não se proteger.

Use um protetor solar com o fator mínimo 30 e aplique de 15 a 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplique a tarde quando possível.

como-cuidar-da-pele-masculina
Homens: como cuidar da pele?

Cuidados com a pele masculina durante a noite  

A noite é o momento ideal para você que vive na correria do a dia e não tem tempo para tratar sua pele.

Aproveite os minutos antes de dormir para usar produtos dermocosméticos que você possa estar precisando como clareador de manchas, cremes anti-idade, cremes para a área dos olhos, enfim, aproveite as horas de sono para melhorar sua pele. 

Mas antes disso:

Higienize sua pele novamente 

Repita o primeiro passo para retirar toda a sujeita e poluição que esteve em contato com seu rosto durante o dia.

É muito importante deixar a pele limpa por um tempo, ela precisa respirar! Dormir com a pele “suja” vai fazer com que cravos e espinhas apareçam e não queremos que isso aconteça.

Não se esqueça de também passar um hidratante (existem hidratantes específicos para a noite) sempre que lavar o rosto para que ele não entenda que precisa produzir sebo, ou seja, oleosidade.

Use cremes de tratamento 

Agora sim você pode usar qualquer creme para tratamento como um de clareamento de manchas ou antienvelhecimento (a Natura lançou um hidratante anti sinais para homens). Pode parecer bobagem, mas quando você estiver com 40 ou 50 anos irá agradecer!

Não é difícil aprender a como cuidar da pele masculina, são poucos passos e todos eles são simples e como já disse não passa de 10 minutos para fazer tudo isso no seu dia a dia.

Essa rotina de beleza com certeza vai fazer com que você tenha uma pele bonita e principalmente saudável e protegida. 

Dicas extras de rotina de pele para homens:

  • Não deixe de consultar um dermatologista, principalmente se você tem muitas dúvidas sobre seu tipo de pele e sobre quais produtos comprar ou qual seria o tratamento adequado para você.
  • Depois de higienizar o rosto não esfregue a toalha na pele, seque pressionando a toalha pelo rosto e tenha uma toalha específica para isso. 
  • Faça esfoliação no rosto pelo menos uma vez por semana. Ela vai ajudar a tirar qualquer sujeira que esteja na sua pele que por acaso sua rotina diária não tenha tirado. 
  • Prefere comprar produtos online? Já existem lojas específicas de produtos para pele masculina, como a “Men’s Market”, ‘Barba de Respeito” e “Beard”! 

5 comentários em “Pele Masculina: Rotina de cuidados e beleza”

  1. Pingback: Resenha Creme Nivea (lata azul) > Tem Meu Tamanho

  2. Pingback: Como Clarear Axilas - Receita Caseira > Tem Meu Tamanho

  3. Pingback: Resenha Clear Pele - Sérum Clareador - Abelha Rainha > Tem Meu Tamanho

  4. Pingback: Como usar perfume? Dicas de melhores lugares do corpo para usar > Tem Meu Tamanho

  5. Pingback: Resenha: Protetor solar com cor - Tem Meu Tamanho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *