Tudo sobre Estilo Minimalista Masculino

estilo minimalista masculino
Estilo minimalista masculino

Você já olhou para seu guarda roupas e pensou “eu não tenho nada para vestir” sendo que ele está lotado de roupas? Isso provavelmente acontece porque você tem muitas coisas para vestir e quanto mais coisas maior é a dificuldade para tomar uma decisão. Você sabia, por exemplo, que segundo pesquisas as pessoas usam apenas 20% de seu guarda roupas regularmente? E se eu te disse que você não precisa passar por isso toda vez que for procurar uma roupa? Esse post sobre estilo minimalista masculino tem muita relação com isso!

Quando ouvimos sobre estilo minimalista, pensamos em algumas coisas como um guarda roupas com poucas peças ou também um com muitas peças elegantes em tons de preto, cinza, branco…

Mas isso nem sempre está correto, afinal você pode ter um poucas roupas, porém com uma estética maximalista ou então um guarda roupas com muitas peças com uma estética minimalista.

Logo não se trata exatamente da quantidade, mas sim sobre sua atitude e raciocínio sobre suas roupas.

Então se você está na busca de um equilíbrio em relação a suas roupas e estilo, o minimalismo pode ser a melhor opção e neste post você vai encontrar todas as respostas!

O que é minimalismo?

O termo “minimalismo” tem sido muito discutido nos últimos tempos e por isso as pessoas tendem a achar que ele é novo, mas a realidade é que o conceito minimalista existe a séculos.

Ouvimos sobre minimalismo quando falamos de moda, comida, tecnologia, beleza, decoração e muitos outros assuntos. Mas o que de fato define a palavra minimalismo?

Minimalismo pode ser definido como um processo de identificação do que é essencial na sua vida e a eliminação do que não é.

Vou explicar melhor:

O minimalismo tem uma ligação direta com a palavra “menos”, se você pensar atualmente a sociedade é diretamente impactada com o “mais”, são mais carros, mais internet, mais roupas, mais mídias sociais, mais negatividade…enfim, estamos tão ocupados o tempo todo com coisas que não interessam que não sobra tempo para aproveitar coisas simples que realmente são importantes em nossas vidas.

Então o minimalismo basicamente tem o papel de tirar a complexidade das coisas, de se livrar, com propósito e intenção, de tudo que não é necessário em favor do que realmente é importante para você.

Um exemplo prático disso, é pensar em pessoas como o Mark Zuckerbeng – fundador do facebook – que diariamente usa apenas uma camiseta cinza ou então o Steve Jobs que só usava uma camisa de gola alta e calças jeans.

Essas pessoas precisam tomar importantes decisões todos os dias então não ter que pensar em qual roupa usar diariamente já é algo a menos.

Estilo minimalista masculino

Como já sabemos o minimalismo pode pode ser em relação a vários aspectos da sua vida (inclusive em todos), mas falando de moda e estilo, especialmente moda masculina minimalista, o minimalismo remete a como nos vestimos.

Logo podemos pensar em uma paleta de cores mais limitada, roupas mais simples (não no sentido de preço, mas no sentido de roupas sem muitas informações, como animal print, por exemplo) e claro em acessórios mínimos, mas é importante entender que também é sobre atitude e intenção, afinal seu objetivo é fazer com que suas roupas se adaptem ao seu estilo de vida.

Dicas de como ter um estilo minimalista

Dicas sobre estilo minimalista
Dicas sobre estilo minimalista

Antes de qualquer coisa você precisa saber o que você já tem. Então o primeiro passo é tirar tudo do guarda roupa, tudo mesmo! Separe suas roupas, calçados e acessórios e comece a definir o que de fato você ama, o que você gosta de usar e o que você já não usa mais.

Defina o que você já tem e quer manter

Depois que você retirar tudo que você tem é hora de separar. Uma dica é ir organizando suas roupas em pilhas que podem ser “amo”, “uso” e “não uso mais”.

As roupas da pilha que você ama e as roupas da pilha que você não usa mais são as mais fáceis de identificar. O problema é a pilha de roupas que você usa, mas não ama.

Nessa hora você precisa pensar em alguns critérios como se essas roupas realmente te definem, se elas se adaptam ao que você faz no dia e dia e se realmente vale a pena tê-las em comparação com as roupas que você ama.

Defina seu estilo

Depois de organizar seu armário chegou a hora de definir seu estilo.

Primeiro, lembre-se que um guarda roupas minimalista não é a mesma coisa que só ter roupas pretas, brancas ou cinza. Seu estilo é a expressão da sua personalidade e você externa isso com determinados tipos de roupas, corte de cabelo, acessórios.

Então se você gosta de peças com cores mais fortes ou com padronagens diferentes, não force outra coisa.

A dica é ficar um tempo olhando as roupas que você já tem. O que você mais usa, o que você realmente ama, quais cores ficam melhores em você e com o quê você se sente melhor. Que tal abrir uma pasta no pinterest só de roupas e acessórios que você gosta? Isso pode ajudar muito!

Defina o que você precisa comprar

Depois de já saber o que você tem e entender seu estilo, você vai perceber uma diferença ao comprar mais roupas. É interessante ter algumas regras para usar ao fazer compras pois isso vai diminuir as chances de arrependimento.

Comece definindo o que você não usa mais e isso pode ser em relação a roupas específicas, cores, tecidos, formas, enfim.

Defina o que você precisa comprar antes de entrar em alguma loja. Isso vai facilitar para que você encontre logo o que precisa, além de minimizar seu tempo.

Guarda roupa cápsula masculino

É importante entender que nem sempre ter um estilo minimalista masculino é a mesma coisa que ter um guarda roupa cápsula, logo você não precisa ter um guarda roupa cápsula para ter um estilo minimalista.

A premissa de ter um armário cápsula masculino é chegar a um número definido de itens versáteis por temporada, repetindo o processo conforma a mudança de temporada.

Se você mora em um lugar onde o clima não muda tanto o guarda roupa cápsula pode ser a melhor opção.

Mas se você mora em lugares que o clima muda muito é interessante fazer uma junção do minimalismo com o armário cápsula, aderindo a peças versáteis e de qualidade, mas em quantidade específica para que mesmo com as mudanças de clima, elas continuem disponíveis para as próximas estações.

Looks minimalistas masculinos

Saiba mais sobre moda masculina minimalista

Moda masculina minimalista

2 comentários em “Tudo sobre Estilo Minimalista Masculino”

  1. Pingback: Tudo sobre: Dominic Sherwood > Tem Meu Tamanho

  2. Pingback: Cortes masculinos que nunca saem da moda > Tem Meu Tamanho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *