A nova geração de cantores Latinos

A América Latina sempre contou com grandes representantes na música, quem não conhece cantores latinos como Shakira, Thalía, Rick Martin, Enrique Iglesias e Alejandro Sanz?

Publicidade

Sim, eles fazem parte do rol de cantores latinos que conquistaram o mundo com suas músicas e quebraram a barreira de serem tocados apenas em seus países para divulgar suas músicas em todos os lugares. 

Se antes os cantores latino americanos entravam em músicas apenas como convidados hoje percebemos que o jogo virou e são cantores de outros países que são convidados para participarem de sucessos latinos. Em 2017, por exemplo, a música Despacito estourou mundialmente, tanto que logo em seguida foi lançado um remix da música com o cantor canadense Justin Bieber.   

Leia também: A nova geração de cantores canadenses

Os cantores latinos estão cada vez ganhando destaque no cenário da música mundial, provando que é possível ultrapassar preconceitos com ritmos ou idiomas quando existe talento para fazer música. Artistas e grupos como Rosalía, Pablo Alborán, Jessey Joy, Romeo Santos, Wisin, Farruko e Ozuna são grandes apostas da música latina e já fazem sucesso em seus países.

Quem sabe logo não teremos mais um sucesso mundial vindo por aí? Guardem esses nomes!    Confira abaixo, uma lista com os principais cantores e grupos latinos da nova geração que estão dominando as paradas musicais da atualidade: 

maluma-cantor-latino
Maluma

Maluma, de Medellín para o mundo

Juan Luis Londoño Arias, nasceu em 28 de Janeiro de 1994 em Medellín na Colômbia e é conhecido mundialmente por seu nome artístico Maluma.

O cantor começou sua carreira musical em 2010, seu primeiro single “Farandulera” foi um sucesso nas rádios locais e logo a Sony Music resolveu assinar com o cantor e grava seu primeiro álbum de estúdio. Em 2012, Maluma lançou seu primeiro CD “Magia”, o singles desse trabalho foram “Obsesión”, “Miss Independent”, “Pasarla Bien” e “Primer Amor”. Em 2013, o cantor lançou a música “La Temperatura” em parceria com a cantora também látina Eli Palacios, como primeiro single de sua nova mixtape intitulada “PB.DB The Mixtape” e foi com essa música que Maluma conseguiu entrar para as paradas dos EUA, chegando a alcançar o 25 lugar da Billboard Latina. 

Publicidade

Em 2014, Maluma lançou vídeos para as musicais para singles que fariam parte de sua mixtape, colocaborou com a música “Olé Brasil” gravada para a Copa do Mundo, apresentou “La Temperatura” no Premios Juventud, pariticipou como juiz/treinador do The Voice Kids da Caracol Television e em Agosto do mesmo ano apresentou o prêmio Kid’s Choice Awards da Colômbia. 

Já em 2015 o cantor lançou sua mixtape com o compilado de vários singles, no final do mesmo ano, Maluma lançou seu segundo disco de estúdio, chamado “Pretty Boy, Dirty Boy” com singles como “El Perdedor”, “Sin Contrato” que entraram no Top 10 da Billboard de músicas latinas.  Em 2016, colaborou com artistas como Thalía na música “Desde esa noche”, Ricky Martin em “Vente Pa’ Ca” e com a Anitta em “Sim ou Não”.

Em 2017, Maluma embarcou na turnê de seu segundo disco e também colaborou com a cantora Shakira na música “Chantaje” e logo lançou seu novo single “Felices Los 4” que se tornou seu quinto top 5 na parada das músicas latinas.

O cantor começou 2018 participando da música “Trap” novamente com a Shakira e em 18 de Maio lançou seu terceiro disco de estúdio intitulado “F.A.M.E” que já conta com os singles “Felices Los 4”, “Corazón” e “El Préstamo”.   

luis-fonsi-cantor-latino
Luis Fonsi

Luis Fonsi, dono de músicas latinas que chegaram ao topo dos charts 

Luis Alfonso Rodriguez Lopez-Cepero nasceu em 15 de Abril de 1978 em San Juan, Porto Rico, conhecido como Luis Fonsi o cantor e compositor se identificava com música desde criança, participando de grupos de música na época escolar.

Em 1995, Fonsi começou a estudar música e também entrou para o coral da universidade, ganhou uma bolsa para especialização em performance vocal e viajou o mundo todo com o coral da universidade, logo depois a Universal Music ofereceu um contrato ao cantor.  Em 1998, Luis Fonsi gravou seu álbum de estreia chamado “Comenzaré” que teve como singles músicas como “If  You Wanted”, “Perdoe-me”, “Tell Me Like” e “I’ll Go”, o trabalho atingiu o número 11 na parada latina da Billboard, o CD foi um sucesso em toda a América Latina fazendo com que o cantor ficasse conhecido pelos países latinos.

Em 2000, Fonsi lançou seu segundo CD “Eterno” e foi ainda mais bem sucedido que o primeiro com singles como “Imagíname Sin Ti”, “No Te Cambio por Ninguna”, “Eterno”, “Mi Sueño” e “Seria fácil”, no mesmo ano ele também gravou um dueto com a Christina Aguilera para seu álbum em espanhol. Em Abril de 2001, o cantor lançou um CD de remixes de seus primeiros dois trabalhos. Em 2002, Fonsi lançou seu terceiro álbum de estúdio “Amor Secreto” em Julho do mesmo ano o cantor também lançou o CD “Fight The Feeling” em inglês, tudo isso enquanto abria os shows da turnê “Dream Within a Dream Tour” da Britney Spears nos EUA e México.

Em 2003 o cantor lançou seu quinto CD chamado “Abrazar La Vida” que também vendeu muito e abriu mais caminhos internacionais para o cantor, dessa vez na Europa. Em 2005, Luis Fonse lançou seu sexto CD “Paso a Paso” que estreou em número um e o lançou de vez no mercado internacional. O sétimo disco foi lançado em 2008, com o título “Palabras del Silencio” o CD ficou na posição número um por várias semanas e pela primeira vez o cantor entrou na Billboard Hot 100 dos EUA com a música “No Me Doy Por Vencido”.

Com esse trabalho em 2009 o cantor ganhou um Grammy Latino com a música “Aquí Estou Yo”.  Em 2011, Fonsi lançou o CD “Tierra Firme” e fez uma turnê para promover o álbum em toda a América Latina. Em Julho do mesmo ano o cantor ganhou o título de “Líder da nova geração da música Latina” pela Billboard. Em 2014, Fonsi lançou seu oitavo disco, chamado “8” com singles como “Corazón em la Maleta”, “Llegaste Tú” e “Que quieres de mí”. 

Em 2017 em parceria com Daddy Yankee, Luis Fonsi lançou a música “Despacito” que viralizou no mundo todo e se tornou o maior sucesso da carreira do cantor. Em Abril de 2017, foi lançado um remix com o cantor Justin Bieber chegou ficou 16 semanas em número um na Billboard Hot 100 dos EUA. Em Novembro de 2017, o cantor participou da música “Échame la Culpa” com a cantora Demi Lovato. 

j-balvin-cantor-latino
J Balvin

J Balvin, um dos cantores latinos com mais feats na atualidade 

José Álvaro Osorio Balvin, nascido em 7 de Maio de 1985, conhecido como J Balvin é natural de Medellín na Colômbia.

Publicidade

Em 2010, Balvin lançou seu álbum de estreia chamado “Real” e escolheu a música “Ella Me Cautivó” para trabalhar o disco, chegando ao número 35 da parada de Tropical Songs norte americana. Em 2011 e 2013, o cantor lançou os discos “El Negocio” e “La Familia” com o single “En Lo Oscuro” que ficou em primeiro lugar na tabela Colombiana. 

“La Familia” ficou entre as 40 primeiras posições de tabelas como “Heatseekers albuns”, “Latin Albuns” e “Latin Rhythm Albuns”. J Balvin também participou de remixes de músicas como “Blurred Lines” com Robin Thicke e Pharrell Williams e T.I, além de uma versão de “The Way” da cantora Ariana Grande. Também gravou uma versão rumba de “Maps” do grupo Maroon 5 e da versão latino remix de “Sorry” do Justin Bieber. Em 2016, lançou o CD “Energia” que teve com singles as músicas “Ginza”, “Bobo”, “Safari” e “Sigo Extrañándote” e foi indicado ao Grammy Latino na categoria “melhor álbum de música urbana”.

O cantor fez uma parceria com a Anitta para divulgar “Ginza” no Brasil. Em 2017 lançou “Mi Gente” que acabou tirando “Despacito” do primeiro lugar do top global no Spotify e logo em seguida lançou um remix da música com a cantora Beyoncé. Também em 2017, lançou “Downtown” com a cantora Anitta, repetindo a parceria logo no começo de 2018 com “Machika”.

Em Maio de 2018, lançou seu quinto trabalho em estúdio chamado “Vibras” com singles como “Mi Gente”, “Machika”, “Ahora” e “Ambiente”. 

karol-g-cantora-latina
Karol G

Karol G, mostrando que a música latina também produz muito pop 

Carolina Giraldo Navarro nasceu em Medellín na Colômbia em 14 de Fevereiro de 1991 e é conhecida artisticamente como Karol G. Durante a infância, ela chegou a participar do show de talentos The X Factor, mas se engajou a música quando começou a estudar na Universidade e logo depois se mudou para Nova York para seguir a carreira musical, Carolina começou a usar o nome Karol G em 2006.

Em 2013, a cantora colaborou com o cantor porto riquenho Nicky Jam na música “Amor De Dos” que se tornou muito popular na Colômbia chegando a alcançar 90 milhões de visualizações no youtube. Em 2014, Karol também colaborou com o colombiano Andy Rivera na música “Mañana” que já conta com mais de 90 milhões de visualizações no youtube. 

Em 2015, a cantora lançou sua própria versão para a música “Mil Horas”chamada “Ya No Te Creo” que foi sucesso na Colômbia.

Logo em seguido lançou uma música com o cantor De La Ghetto chamada “Te Lo queiro hacer”, em 2016 lançou a canção “Casi Nada” e em Abril do mesmo ano lançou a música “Muñeco De Lego”.  Em 2017, Karol G lançou diversos singles do seu primeiro CD que ainda seria lançado, como as músicas “Ahora Me Llama”, “A Ella”, “Hello”, “Eres Mi Todo”, seu primeiro álbum chamado “Unstoppable” foi lançado em Outubro de 2017 que chegou ao segundo lugar da parada latina americana e ganhou a certificação de platina pela RIAA. 

nicky-jam-cantor-latino
Nicky Jam

Nicky Jam, artista latino que chegou ao grammy 

Nick Rivera Caminero nasceu em 17 de Março de 1981 em Boston nos EUA, filho de mãe caribenha e pai porto riquenho o cantor se mudou aos 10 anos para Cataño em Porto Rico.

Publicidade

Desde menor já trabalhava como empacotador em uma supermercado para ajudar a família e durante seu trabalho enquanto cantava alguns versos chamou a atenção da esposa de um diretor de uma gravadora de Porto Rico que logo assinou contrato com ele e logo lançou seu primeiro CD em 1994, chamado “…Distinto a Los Demás” que misturou os gêneros de rap e raggie.

O primeiro álbum não foi bem sucedido, entretanto o fez ficar conhecido e chamou atenção de alguns produtores musicais. Após o primeiro trabalho, o cantor continuou trabalhando na indústria musical, até que conheceu o cantor Daddy Yankee e durante os anos 90 à 2000 formaram uma dupla música que ficou conhecida como “Los Cangris”.

Juntos ele lançaram muitos sucessos como “Sabanas Blancas”, “Guayando”, “Sentirle” entre outros. Em 2001 Nicky lançou seu segundo álbum “Haciedo Escante” e em 2004 o terceiro CD “Vida Escante”, nesta altura sua parceria com Daddy Yankee teria acabado devido a conflitos entre eles. Em 2005, o cantor relançou o último trabalho em um edição especial e só em 2007 lançou o próximo disco chamado “The Black Carpet”. 

Em 2012, após muitos anos separados Nicky Jam e Daddy Yankee voltaram a ser amigos e o cantor participou da música “El Party Me Llama” do álbum “Prestige” do cantor Daddy Yankee, Nicky Jam chegou a ganhar um Grammy Latino por melhor performance urbana.
Em 2017, Nicky Jam lançou seu sétimo trabalho em estúdio, o CD chamado “Fénix” foi nomeado como para álbum do ano no Grammy Latino de 2017.

cnco-grupo-latino
CNCO

CNCO, do reality musical La Banda para o mundo

CNCO é um grupo de pop latino formado em 2015 pelos cantores Christopher Vélez Muñoz, Zabdiel de Jesús, Richard Camacho, Joel Pimentel de León e Erick Brian Colón. Os cinco integrantes são vencedores do reality musical “La Banda” exibido pela emissora Univisión e idealizado pelo Simon Cowell (também responsável pela formação do One Direction) e produzido pelo cantor Ricky Martin. 

Publicidade

Eles lançaram seu primeiro CD em Agosto de 2016, o disco se chama “Primera Cita” e estreou em primeiro lugar na parada Billboard Latina dos EUA. Também foi considerado a estreia latina de melhor vendagem de 2016 nos EUA e Porto Rico. 

No começo de 2017 o grupo iniciou a turnê “Más Allá Tour” para promover o álbum e também abriu shows de cantores como Ariana Grande e Enrique Iglesias e Pitbull. 

Em Abril de 2018 o grupo lançou seu segundo disco de estúdio “CNCO” que conta com singles como “Hey DJ”que também possui um remix com o grupo Little Mix, “Mamita” que possui um remix com o cantor Luan Santana e “Mi Medicina”.   

Já conhecia os cantores que citei no post? Qual seu preferido? Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima