Guia de estilo: 5 dicas de moda para o homem moderno

5 dicas para homens modernos

Lembra de um tempo em que, quando falávamos de moda masculina, era para se referir à falta de variedade e de ousadia? Pois é, esse tempo ficou para trás. Se antes, os homens dispunham de poucas opções – e até mesmo uma certa obviedade – no guarda-roupa, cada vez mais o mundo da moda tem conquistado não só atletas e artistas, mas homens de todos os perfis.

Em 2020, assim como nos últimos anos, está sendo possível observar um resgate de tendências do passado, especialmente dos anos 90. Além disso, também há novidades que prometem ampliar o universo das roupas masculinas, com personalidade e estilo que não serão vistas só nas passarelas. Separamos uma lista com as principais dicas de moda levando em consideração cada tendência.

Prepare-se: de calças a camisetas masculinas, passando por jaquetas e acessórios, as roupas para homens vão passar por uma transformação. Quer conferir nossas dicas? Basta seguir com a gente nesse post!

1. Aposte no sportswear com toques de atualidade

Quando falamos de moda esportiva, estamos longe de falar apenas sobre usar camiseta de futebol ou roupas de academia. O universo esportivo é muito amplo, com referências de muitas modalidades em roupas com tecnologias e modelagens muito especiais. O destaque do sportswear dessa temporada está nas referências do esqui, alpinismo e snowboard. Assim, podem ser vistas peças, principalmente casacos, com tecnologia impermeável, feitas em fleece e com alta proteção contra o frio. Tudo isso sem esquecer, é claro, das cores e modelos cheios de estilo.

2. Inclua os novos clássicos da moda urbana no seu guarda-roupa

Em matéria de streetwear, que é a moda das ruas, já podemos dizer que veio para ficar. Com uma estética já muito marcante, com influências do skate e do hip hop, algumas peças que já eram vistas em temporadas passadas, seguem firmes e fortes. Por unir cores e estampas mais básicas à modelagens super despojadas, algumas peças já caíram nas graças dos homens. Uma das principais é, sem dúvida, a camiseta longline, que é uma camiseta alongada, mas com a mesma largura de uma t-shirt comum. A longline vai continuar em alta por ser um meio-termo entre uma peça de tamanho normal e uma muito larga como a oversized.

3. Perca o medo de resgatar acessórios dos anos 90

Não é só nas roupas que a moda para homens promete as maiores tendências. Os acessórios também estão cada vez mais diversos e, como já adiantamos no início desse post, sofrendo grande influência dos anos 90. A pochete, por exemplo, voltou timidamente nos últimos anos, mas muita gente tinha receio de usá-la. Porém, com as milhares de novas versões existentes, a pochete voltou à moda com modelos para ninguém botar defeito.

Além dela, o bucket hat – ou “chapéu do seu madruga” – muito usado pelos rappers dos anos 90 é outro acessório que está de volta. Muito estiloso, esse modelo de chapéu de tecido mais molinho e formato de balde (daí o nome “bucket”) está muito ligado ao streetwear que mencionamos no tópico anterior.

4. Para um look informal, escolha camisas de estilo tropical

Além dos modelos de camiseta de gola careca e silhueta alongada, desde o verão do ano passado a tendência das camisas estampadas (principalmente floridas e listradas) está em alta. Além dos tecidos e estampas que são bem alegres e coloridos, o detalhe é a gola cubana, que não possui o botão na região do pescoço. Muito gostosas de serem usadas, elas podem ser usadas de diversas formas: por dentro da calça, abertas com ou sem uma camiseta por baixo, abotoadas até a metade ou o fim, etc.

5. Deixe de lado a calça skinny

Na moda, muitas tendências fazem tanto sucesso na ala feminina que acabam sendo incorporadas à moda masculina. É o caso das calças: se as mulheres usavam peças mais justas, nos últimos tempos fomos acompanhando o surgimento de peças de tecido mais molinho e afastado do corpo. O mesmo vai acontecer com o vestuário masculino. Calças mais justas e até mesmo cheias de rasgos serão substituídas por peças de barra curta ou média, com tecidos leves ou de alfaiataria. Por isso, não estranhe se por acaso se deparar com uma versão masculina da pantacourt ou da flaire.

Como você viu, a moda está cada vez mais democrática e livre de preconceitos. O homem que se interessa pelo assunto tem cada vez mais acesso a peças inovadoras e tem sabedoria para criar looks com sua própria identidade. Se você é um deles, vai saber usar muito bem as dicas desse post para se destacar com estilo em qualquer ocasião.

Gostou? Continue navegando pelo nosso blog e saiba ainda mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *