Lábios ressecados: como prevenir e tratar

Lábios também são pele e precisam de cuidados! Veja a seguir como tratar e prevenir lábios ressecados.

labios ressecados prevenir e tratar

Temos a tendência de cuidar dos lábios quando o estrago está feito, ou seja, quando eles já estão ressecados, geralmente no inverno.

O que você não sabe, ou melhor, o que você nunca pensou muito sobre é que como qualquer outra parte do seu corpo, seus lábios também precisam de cuidados o ano todo.

Não é só clima seco ou frio que fazem seus lábios se ressecarem, fatores como desidratação, incidência de raios ultravioletas, exposição ao sol, cremes dentais, alimentos e bebidas podem contribuir para lábios secos, vermelhos e muitas vezes machucados.

A boa notícia é que você pode (e deve) prevenir lábios secos com cuidados básicos e simples, sem gastar muito e em casa.

Como prevenir lábios ressecados

labios ressecados prevenir e tratar

Manter os lábios bonitos e saudáveis é simples e não tem segredos. A seguir, veja algumas dicas:

Beba Água

Pode parecer óbvio e você provavelmente já sabe que precisa beber água diariamente, mas você sabia que hidratar de dentro pra fora também é importante?

Então não deixe de beber água, pelo menos dois litros por dia, especialmente no inverno que tendemos a beber menos.

Evite passar a língua nos lábios

É quase mecânico passar a língua nos lábios quando a nossa boca está seca, mas sabia que isso também provoca ressecamento?

Os sais e o pH da saliva provocam (ou pioram) ressecamento nos lábios.

Evite morder os lábios

Muitas pessoas tem a “mania” de morder os lábios e isso faz com a proteção natural que eles possuem seja removida.

Se você faz isso, pare!

Esfoliação é essencial

A esfoliação tem a função de remover células mortas que se acumulam no nosso corpo. E nos lábios não é diferente.

Se sua boca já está ressecada ou ferida, não faça esfoliação até que seus lábios se recuperem, ok? Logo mais, vou deixar algumas receitas caseiras de esfoliação labial.

Protetor labial e Hidratante labial

Tanto para prevenir como para tratar o protetor labial é essencial. Hoje em dia, existem infinitas opções de hidratantes labiais para comprar, tudo depende do seu gosto.

Um clássico é a manteiga de cacau (quem nunca usou?) que cumpre seu trabalho e ainda é bem baratinha. O ponto não tão positivo para alguns homens é que ela tende a ter um efeito brilhante, o que pode incomodar. Mas nada impede que você use em casa ou a noite, antes de dormir.

labios ressecados prevenir e tratar

Você vai gostar: O que causa espinhas e como se livrar delas

Existem opções mais conhecidas como os protetores da nivea e bepantol.

Eles são mais recomendados porque além de hidratar seus lábios ainda possuem fator de proteção solar (FPS).

Como tratar lábios ressecados

labios ressecados prevenir e tratar

Já está com os lábios ressecados? Então, se liga que as próximas dicas são pra você!

Antes de qualquer coisa é importante dizer que as dicas são para pessoas que estão com os lábios ressecados ou rachados. Se você está com feridas ou bolhas, consulte um dermatologista.

Bepantol para cicatrizar e hidratar

A pomada bepantol é bem popular pelas diversas funcionalidades que possui. Ela tem um forte efeito cicatrizador e hidratante. A dica é aplicar nos lábios antes de dormir. Além do efeito hidratante o bepantol também ira agir na cicatrização.

Esfoliação nos lábios

Você deve esfoliar os lábios DEPOIS que eles estejam minimamente recuperados do ressecamento ou a ação da esfoliação pode piorar a situação. Esfregue com cuidado para não machucar os lábios e não desgastar demais a pele.

Existem diversos produtos para esfoliar a pele, mas receitas caseiras também são ótimas:

Açucar e azeite: Faça uma mistura com os dois produtos. Passe nos lábios fazendo movimentos circulares com os dedos. Enxague e finalize hidratando seus lábios com um protetor ou hidratante labial.

Açucar e mel: Faça uma mistura com os dois produtos. Passe nos lábios fazendo movimentos circulares com os dedos. Enxague e finalize hidratando seus lábios com um protetor ou hidratante labial.

Bicarbonato de sódio e água: Faça uma mistura até formar uma pasta. Utilize uma escova de dentes com cerdas macias e faça movimentos circulares nos lábios. Enxague e finalize hidratando seus lábios com um protetor ou hidratante labial.

Além dessas dicas, segundo o site Tua Saúde aplicando um camada fina das seguintes soluções também ajudam a combater lábios ressecados:

  • Cera de abelha
  • Óleo de amêndoa
  • Batom com manteiga karitê
  • Batom com vitamina E
  • Vaselina
  • Lanolina
  • Azeite de oliva
  • Gel de babosa
  • Óleo de coco
  • Banha de porco ou ovelha

Lábios ressecados nunca mais, com todas essas dicas para prevenir e tratar seus lábios é impossível que eles fiquem saudáveis e bonitos!

Curtiu o post? Deixe um comentário e compartilhe nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *