Moda para gordos: como se vestir bem

Homens gordos também querem se vestir bem, mas a falta de opções mais a invisibilidade para a moda plus size masculina faz com que nem sempre a gente se sinta seguro pra consumir e falar sobre moda.

moda para homens gordos - como se vestir bem

Não encontrar roupas que te sirvam corretamente.

Se sentir inseguro usando determinada peça de roupa.

Poucas (e nem sempre bem escritas) matérias e postagens sobre moda masculina plus size.

Parece familiar?

Pois é, mas hoje vamos começar a mudar isso!

Então, se você quiser saber um pouco mais sobre como se vestir bem sendo gordo é só continuar lendo.

Como as roupas devem ficar no seu corpo

A ideia não é dizer o que você pode ou não usar, afinal todo mundo tem seu estilo e pode sim usar o que quiser.

Mas algo que eu considero importante é que suas roupas se adaptem ao seu corpo e não você a elas. Estou falando do caimento, de como as roupas devem vestir seu corpo.

Se liga nos exemplos das peças mais básicas do guarda roupa masculino:

Tendemos a comprar roupas as vezes menores e outras maiores por várias questões, como por exemplo, falta de opção e até mesmo por querer sair logo da loja. Eu não julgo, já fui assim. Mas como disse anteriormente, o caimento é muito importante!

camisa plus size

Na hora de comprar camisas, recomendo atenção em três pontos principais: ombro, abotoamento e comprimento.

A costura que liga o corpo aos braços deve ficar o mais próximo possível dos ombros.

Muito em cima significa que está apertado e muito embaixo largo.

Como você vê na foto acima a área dos botões está reta sem qualquer interferência que poderia ser causada caso a camisa estivesse pequena, certo? Isso é importante.

O comprimento costuma ser algo que homens gordos erram muito. A não ser que você realmente queira uma camisa mais longa a camisa não deveria, por exemplo, ser longa a ponto de esconder todo o zíper da parte inferior da sua roupa, mas também não deve ser tão pequena a ponto de mostrar sua barriga quando você levanta o braço.

A dica é: Quando for comprar uma camisa, se mova, levante os braços, abotoe. Enfim, veja se ela realmente se comporta bem no seu corpo.

calça plus size

A calça não deve sobrar e nem faltar. As vezes até dá para fazer uma ou duas dobras na barra, mas o ideal mesmo é que ela esteja proporcional. E isso acontece quando ela não fica sobre seu sapato. Caso você prefira calças um pouco mais justas o caimento da calça pode ser slim sem problema algum.

como usar blazer plus size

Continuando com a ideia de caimento, com o blazer não é diferente!

A costura do ombro deve estar no ombro. Quando bem cortado um blazer valoriza a sua silhueta, pois ele fica levemente convexo. Se ele está reto no seu corpo é porque está grande. Se está enrugado está pequeno.

Em relação a manga é importante saber que a camisa deve aparecer, no máximo dois dedos. Então nada de usar um blazer com a manga praticamente encostando nos dedos.

Por último o comprimento! Ele deve terminar, mais ou menos, paralelamente junto ao zíper da calça. Não tem segredo.

São vários detalhes e pode parecer muito, mas depois que você entende sobre caimento todo esse processo se automatiza.

A principal dica ao comprar roupas plus size masculinas é se movimentar, esticar os braços, agachar, sentar…e perceber como a roupa vai se comportar no seu corpo. Talvez quando você está em pé e ereto a roupa está ok, mas quando estica os braços aperta ou quando se senta não fica confortável. Isso também é importante e deve ser levado em consideração.

E já adianto que a realidade é que nem sempre (ou quase nunca) você vai encontrar uma roupa que fique perfeita no seu corpo. E isso não é exatamente porque você é gordo, acontece com todo mundo, seja pessoas altas, baixas, magras e gordas!

Então, procure uma boa costureira porque será ela a grande responsável por deixar suas roupas perfeitas no seu corpo.

Tudo isso para dizer que sim, você pode ter seu estilo e continuar se vestindo bem sendo um homem gordo:

estilo plus size masculino

Compre em lojas que vendem roupas para homens gordos

A moda plus size masculina ainda está bem atrás quando comparada com a feminina, mas já é possível encontrar lojas que fazem roupas plus size para homens, principalmente se você mora em cidades grandes ou capitais do Brasil.

E se assim como eu, você mora no interior, sabemos que não é nada fácil encontrar lojas que vendem roupas grandes, por isso acabo comprando quase tudo online.

Comprar online também é ótimo, mas ao mesmo tempo não dá para colocar em prática todas as dicas que dei acima. Então, é importante saber todas as suas medidas pra não comprar roupas que fiquem grandes ou pequenas no seu corpo.

Já fiz várias postagens indicando lojas plus size masculinas aqui no Tem Meu Tamanho, veja algumas:

5 lojas plus size estilosas

Lojas plus size em Belo Horizonte

Lojas de roupas plus size em São Paulo

Roupas plus size masculina no Aliexpress

Guia de lojas plus size masculinas na internet

Se for comprar online tenho mais algumas dicas:

As lojas não possuem tabelas iguais, então não compre apenas por numeração ou letra como 56 ou GGG. Olhe as medidas da peça e veja se ela é do seu tamanho.

Antes de comprar acesse as redes sociais da loja, especialmente o instagram. Leia comentários e veja como a loja se relacionada com os consumidores e se eles estão satisfeitos.

É bem provável que você acabe comprando algo menor ou maior que seu tamanho e é bem frustrante! Se isso acontecer peça para trocar, geralmente o frete é grátis. Não desanime.

Crie novas referências de estilo

A verdade é que não existem muitos homens gordos fazendo propagandas, sendo capa de revista ou desfilando nas passarelas. Geralmente nossas referências de moda são pessoas que estão em um padrão corporal.

Referências são importantes! E um lugar cheio de potencial para isso é o instagram.

Tem gente de todo tipo, de todos os lugares e estilos. Por isso, vou indicar alguns que acho interessantes como referência de homens gordos se vestindo bem.

Curtiu o post? Deixe um comentário e compartilhe nas redes sociais!

2 comentários em “Moda para gordos: como se vestir bem”

  1. Será que algum dia vou conseguir encontrar um blazer bonito e com bom caimento? Pq até hoje todas as vezes que percurso usar terno tenho vontade de colocar fogo no blazer de tão mal cortado! E nem adianta querer pagar caro, não acho mesmo.

    1. Renato, realmente é complicado. Também não tenho boas experiências com roupa social. Mas é o que disse, geralmente depois de comprar a gente precisa encontrar alguém que adeque o blazer ao nosso corpo.

      Valeu pelo comentário 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *