Preto emagrece? Sim, só que não!

Se eu ganhasse dois reais por toda vez que ouvi ou li por aí que preto emagrece, com certeza já estaria rico.

Publicidade

Essa questão é realmente algo que já está há tempos rolando por aí, mas a realidade é que as pessoas realmente não sabem se preto de fato emagrece, elas só replicam como se fosse uma verdade absoluta.

O meu interesse por esse assunto vem do fato de sempre ouvir ou ler que preto te faz parecer mais magro quando na verdade estou apenas procurando por dicas de moda, especialmente quando é moda plus size.

E o problema é: procurar dicas de moda não tem relação com querer me esconder ou parecer menos gordo ou mais magro. Eu só quero dicas do que é tendência ou de como posso usar o que eu já tenho. Simples assim!

Mas isso quase nunca acontece, separei algumas imagens de blogs de moda masculina dando dica de moda para homens gordos e veja que o “preto emagrece” está sempre presente:

preto realmente emagrece?
É comum em blogs de moda plus size que entre as dicas esteja o preto associado a parecer mais magro e esconder o corpo

Preto emagrece ou pelo menos te faz parecer menor – uma explicação lógica

Ok, você já leu em tudo quanto é lugar e já ouviu de todo mundo que preto emagrece, mas todas essas opiniões sempre foram bem rasas e nunca tiveram uma explicação ou motivo do porquê.

Agora é o momento de entender um pouco de onde isso vem.

Não existe nenhuma explicação científica sobre a cor preta emagrecer, mas existem algumas explicações que são interessantes e que nos dão algumas respostas.

Publicidade

A maneira que nossos olhos percebem “volumes” no corpo tem muita relação com os efeitos da iluminação. Quando você usa roupas claras elas acabam dando mais destaque as formas do seu corpo o que não acontece com cores escuras que absorvem essa luz e causam um efeito de distorção visual.

Outro ponto interessante é que cores escuras fazem objetos parecerem menores. E a razão por trás disso é a maneira que nossos olhos funcionam e como percebem as coisas que enxerga.

É realmente uma ilusão de ótica e é daí que vem a ideia de que cores escuras ou a cor preta emagrece e faz com que você pareça menor.

E essa “ilusão” não é apenas sobre corpos, mas também sobre espaços, objetos e qualquer outra coisa que você enxergue.

Mas é importante deixar claro que esse efeito é totalmente limitado. Se alguém está olhando pra você não é sua roupa preta que vai fazer essa pessoa acreditar que você é menor, especialmente dependendo do ângulo.

Quero dizer que a cor preta não faz milagre, apenas tem o poder de criar essa ilusão que honestamente é destruída quando uma pessoa realmente olha com atenção pra você.

camisa preta emagrece
Magro continuará magro e gordo continuará gordo independente da cor que você usar

Preto emagrece X Branco engorda – Não é tão simples assim

Junto com o “preto emagrece” geralmente também ouvimos que “branco engorda”, mas não é tão simples assim.

A designer de moda e jornalista Amanda Medeiros tem um post muito interessante e explicativo sobre essa questão.

Segundo ela, tudo depende do contexto geral do look e por isso é impossível generalizar.

Textura, estampa, brilho, ou mesmo cores claras em contraste a cores escuras tendem a aumentar visualmente a porção. Mas, não é só isso. As cores claras, como o branco, também podem nos “emagrecer” visualmente. Ou, digamos, afinar o corpo. Tudo depende do contexto geral. Cortes fluidos, em tecidos com movimento, ou mesmo tecidos opacos em peças com modelagem vertical tendem a aplicar tal mágica. Dá pra jogar de acordo com os seus objetivos. E destacar e disfarçar, ou aumentar e diminuir, o que você quiser.

Para ler o post completo, clique aqui

Você vai gostar: Moda para gordos, como se vestir bem

Publicidade

Só não vale se anular pra tentar se encaixar

Lá no começo do post mostrei uma imagem com diversas dicas de como usar preto emagrece ou disfarça as gorduras do seu corpo. E se você realmente está procurando por esse tipo de dica, ou seja, dicas de como parecer menor, tudo bem é o que você mais vai encontrar na internet.

Mas se você, assim como eu, só quer dicas de moda e não necessariamente dicas de como esconder seu corpo também tá tudo bem ficar frustrado quando só encontra esse tipo de “dica”.

A gente precisa desconstruir ideias que relacionam uma “boa apresentação” ou elegância a parecer magro ou menos gordo. Isso é muito ultrapassado e não faz sentido.

Eu não preciso usar preto pra “disfarçar” minha barriga. E usar alguma roupa que de repente deixe qualquer parte do meu corpo um pouco mais evidente não faz do meu estilo ruim.

Eu uso preto porque eu gosto de preto e eu cheguei a essa conclusão depois de pensar muito em todas essas ideias que roupas escuras carregam.

Moda antes de qualquer coisa está relacionado com se expressar e como você vai se expressar e mostrar quem você é se tudo que você faz é tentar se esconder atrás de uma roupa. Não faz sentido né?

Agora é com você! Qual a sua relação com roupas pretas? Você acha que elas realmente disfarçam partes indesejadas no corpo? Você se prende a isso? Usa o que quer? Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima