5 dicas de autocuidado para homens

Autocuidado é tudo aquilo que você faz para si mesmo com o intuito de ter uma qualidade de vida melhor.

Publicidade

De ações simples as mais complexas o autocuidado é uma forma de viver bem com seu corpo, mente e ambiente ao seu redor.

E homens também precisam praticar o autocuidado, por isso veja a seguir 5 dicas de autocuidado para homens:

Pratique atividade física

autocuidado para homens
Reprodução Internet

Por mais óbvio que possa parecer ter uma rotina pesada pode fazer com que a gente não faça o mínimo: praticar atividades físicas.

Para algumas pessoas é privilégio ter tempo (e as vezes dinheiro) para ter uma rotina de exercícios físicos já que nem todo mundo tem a possibilidade de ter um momento para isso ou lugares apropriados para a prática de exercícios.

Mas o esforço é válido porque movimentar seu corpo faz toda a diferença não só na parte física, mas também na parte mental e falo isso por experiência própria.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é recomendada a prática de exercícios de 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos de atividade intensa por semana para pessoas que possuem entre 18 e 64 anos.

É sempre bom lembrar que atividades físicas não se resumem apenas a academia, mas também esportes, caminhadas, dança, andar de bicicleta, natação, etc.

Publicidade

Você vai gostar: 5 exercícios físicos fáceis até demais para fazer em casa

Faça exames de saúde periódicos

autocuidado para homens
Reprodução Internet

O número de homens que fazem exames preventivos é muito menor em comparação com as mulheres.

Segundo o Ministério da Saúde certa de 31% dos homens não têm costume de ir ao médico.

Essa é uma cultura que precisa ser mudada porque infelizmente todos nós estamos suscetíveis a doenças ao longo da vida e prevenir é a melhor forma que temos para viver uma vida mais longa e saudável.

Existem exames de saúde que homens precisam fazer de acordo com a idade, começando pela adolescência. Leia mais aqui.

Repense sua masculinidade tóxica

autocuidado para homens
Reprodução Internet

Por mais que nem todo homem esteja preparado para essa conversa ela precisa acontecer.

De acordo com o Ecycle, a masculinidade tóxica se refere à noção de que um determinado conjunto de valores, ideias, comportamentos e características biopscicossociais associadas a indivíduos do gênero masculino, e incentivadas culturalmente, poderiam trazer consequências nocivas para a sociedade como um todo, inclusive para os próprios homens.

Vivemos em uma sociedade em que a masculinidade tóxica faz parte da cultura e a grande maioria de nós somos criados de uma forma machista que além de prejudicar não só a nossa vida também prejudica a vida das pessoas ao nosso redor, principalmente de mulheres.

A masculinidade tóxica afeta homens de maneiras simples como achar que “existe coisa de mulher e coisa de homem” como também de maneiras extremas como comportamentos violentos e aumento da violência contra a mulher.

É importante frisar que masculinidade não é o mesmo que masculinidade tóxica. Quando falamos sobre repensar sua masculinidade tóxica falamos em repensar atitudes e comportamentos que prejudicam sua vida.

Faça terapia

autocuidado para homens
Reprodução Internet

Uma das formas de repensar sua masculinidade tóxica, mas também de organizar melhor sua vida é fazendo terapia.

Publicidade

Terapia é algo que ainda é vista como tabu pela maioria dos homens, quantos homens você conhece pessoalmente que fazem terapia?

Parte da resistência de homens a terapia também vem dessa cultura tóxica de que homens não choram, não precisam de ajuda, são sempre fortes e não precisam cuidar da saúde mental.

De acordo com a OMS, no Brasil a taxa de suicídio entre homens pode ser três vezes maior que entre as mulheres.

Existem assuntos que necessitam de muito mais que uma conversa com amigos no bar. E entender isso procurando um profissional é a melhor ação de autocuidado que você pode ter.

Cuide da sua pele

autocuidado para homens
Reprodução Internet

A pele é o maior órgão que temos e muitas vezes as pessoas não dão a atenção que ela exige. Estou falando dos cuidados básicos como o uso do protetor solar que precisa ser diário, mas também falo de outros cuidados que garantem uma pele além de saudável também bonita.

Os cuidados diários para homens não precisam ser exagerados, mas é importante ter uma rotina para manter a pele bonita e sempre bem cuidada.

Inclusive colaborei com o mybest Brasil (site com diversos guias de compra e recomendação de produtos e serviços) contando sobre minha skin care e indicando produtos de skin care masculina, vale a pena conferir.

Lembrando que não é apenas sobre como ter o rosto mais bonito, afinal também é preciso cuidar de outras partes do corpo. É importante sempre manter a pele hidratada, principalmente em pontos como as mãos, cotovelo, joelho, pernas e pés. No começo pode parecer muito (principalmente quando você não ligava tanto), mas com o tempo você se acostuma e vira rotina.

A dica é aproveitar partes do dia específicas para criar uma rotina como o início do dia, após o banho e antes de dormir.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima