Representavidade: Cantoras gordas da atualidade

Mulheres gordas que arrasam na música!
Mulheres gordas que arrasam na música!

Toda vez que leio alguma matéria na internet sobre cantoras gordas, o autor do texto sempre destaca o peso da cantora em questão e não o seu talento, como deveria ser.

Publicidade

Ultimamente algumas cantoras nacionais e internacionais que por acaso são gordas têm se destacado no mercado da música e por mais que elas façam músicas maravilhosas e ganhem prêmios, as pessoas insistem em enxergar só o fato de elas serem gordas como se isso excluísse ou anulasse todo o talento que elas possuem.  

A maioria das cantoras que eu escolhi para falar nesse post cantam músicas POP e todos nós sabemos o quanto esse tipo de música é marcada por cantoras com corpos magros e sarados, talvez por isso seja tão grande a cobrança e a discriminação quando aparecem cantoras gordas que não se privam de cantar porque estão fora do padrão estabelecido.

Leia também: A nova geração de cantores brasileiros

E não é difícil nomear cantoras que não aguentaram a pressão por um corpo perfeito e acabaram desenvolvendo transtornos alimentares como a Demi Lovato, Kesha, Nicole Scherzinger e a mexicana Anahí.

Mas hoje vamos falar das cantoras que não deixaram que a gordofobia calasse suas vozes:   

Beth Ditto: estilo e atitude

beth-ditto
Beth Ditto é uma das cantoras gordas com mais atitude

Beth Ditto é uma cantora norte americana que se tornou famosa por seu estilo único e claro por sua voz maravilhosa.

Na década passada em meados de 2006 a cantora começou a se destacar ganhando prêmios, inclusive o prêmio de mulher mais sexy do ano dado pela revista britânica NME em 2007. Beth já lançou alguns CDs e EPs com sua banda The Gossip, se casou e se tornou um ícone de moda.

Publicidade

A cantora já declarou que nunca sonhou em ter uma figura de modelo e que se sente sexy sendo gorda e logo seu peso nunca foi um problema. Já em relação à música ela também disse em uma entrevista que não liga para as críticas ao seu peso, pois sente que está fazendo algo bom para todas as mulheres gordas falando sobre o assunto e quebrando barreiras.

Beth já desfilou várias vezes para estilistas famosos, sua última aparição nas passarelas foi na Nova York Fashion Week onde a cantora desfilou para o Marc Jacobs.   

Veja o clipe da música “Fire” e conheça mais o trabalho da cantora:

Tássia Reis – Representatividade no rap

cantoras gordas da atualidade

Tássia Reis é uma cantora, compositora e rapper que sempre fala sobre o auto conhecimento, o amor, a quebra de padrões e mais temas relacionados a sua vida em suas músicas. Ela é de Jacareí, São Paulo.

Tássia lançou seu primeiro EP e 2014. Seu primeiro álbum foi “Outra Esfera” em 2016 e em 2019, Tássia lançou seu segundo álbum “Próspera”.

Em entrevista para a The Body Shop, Tássia falou sobre como se sente em relação ao mundo da dança, suas inseguranças sobre ser uma mulher “fora do padrão” e também sobre sua autoestima quando adolescente “Hoje eu sou um pouco mais gorda, mas eu era menos e não sabia. Eu me enxergava como eu sou hoje quando eu tinha 15 anos”.

Veja o vídeo de “Pode Me Perdoar”:

Amber Riley – A voz mais potente da série Glee

cantoras gordas da atualidade

Muitas pessoas conhecem a Amber como a Mercedes que era uma personagem que a atriz, cantora e autora norte americana interpretava na série “Glee”. Amber Riley era uma das principais vozes do seriado quem em diversas ocasiões também abordou o tema gordofobia que fazia parte da vida da personagem.

Depois de Glee, Amber Riley participou de vários programas na tv, como o “Dancing with the stars” em 2013 que é a versão original do “Dança dos famosos” do programa do Faustão , ela venceu o programa!

A cantora já falou algumas vezes sobre como “ser fora do padrão” torna as coisas mais difíceis quando em uma ocasião declarou no instagram que durante as seis temporadas de Glee, ela fez apenas uma capa de revista e que as pessoas sempre a elogiavam apenas pela sua voz.

Confira a performance de Amber Riley da música “And I’m Telling You I’m Not Going”:

Publicidade

Yola – Escurecendo o country

cantoras gordas da atualidade

Yola é uma cantora e compositora de Bristol na Inglaterra. A cantora lançou o primeiro EP solo em 2016 intitulado “Orphan Offering” e em 2019 lançou o primeiro álbum “Walk Through Fire” que gerou 3 indicações da cantora ao Grammy: Best Americana Album, Best American Root Song e Best American Roots Perfomance, cantora também também concorreu como “melhor artista novo”.

A música da Yola mistura o country com o soul e rock e como você já deve estar imaginando, sim, ela tem uma voz incrível!

Assista o clipe de “Ride Out In The Country”:

Kelly Clarkson: World Idol

kelly-clarkson
Kelly Clarkson de ídola americana para mundial

Kelly Clarkson é americana e se tornou famosa em 2002 após ter ganho a edição do American Idol daquele ano.

A cantora nunca foi magra como as outras cantoras POP, mas depois de dar luz a sua primeira filha, Kelly engordou e foi alvo de muitas críticas.

Em entrevista a revista americana Redbook, ela declarou: “Não vou ficar obcecada com o meu peso, que é provavelmente um dos motivos porque outras pessoas têm problema com isso. Há algumas pessoas que nascem magras e com um ótimo metabolismo, mas eu não sou assim. Eu queria ter um metabolismo melhor. Mas outras pessoas provavelmente queriam entrar em um lugar e fazer amizades com todo mundo como eu faço. Você sempre quer algo que o outro tem”.  

Veja o clipe de “Love So Soft” da Kelly Clarkson:

Ellen Oléria – A grande voz do The Voice Brasil

cantoras gordas da atualidade

Ellen já tinha anos de carreira quando ficou conhecida nacionalmente ao ganhar a primeira edição do The Voice Brasil em 2012.

A cantora, musicista, compositora e atriz tem uma voz poderosa e uma personalidade incrível! Em suas músicas Ellen Oléria canta sobre questões raciais e também sobre a cultura periférica com ritmos da mpb, samba, bossa nova e hiphop.

Publicidade

Ellen também foi apresentadora junto com o jornalista Fefito e a cantora Mel Gonçalves do programa “Estação Plural” na TV Brasil.

Confira a performance de “Desenho de Giz”:

Megan Trainor: Sendo seu próprio padrão

megan-trainor
Megan Trainor mostrou seu padrão em All About Tha Bass

Megan Trainor é norte americana e compõe suas músicas desde os 12 anos. A cantora se destacou quando lançou seu primeiro single intitulado “All About That Bass”.

Tanto a música quando o vídeo celebram pessoas que não estão dentro do “padrão”, mas que não se sentem prejudicadas por isso. All About That Bass é quase que uma resposta bem humorada para quem sofre querendo ser o que não é.

Apesar de ter recebido algumas críticas em relação a letra da música, a principal mensagem que é se aceitar foi passada.   

Publicidade


cantoras-gordas-brasileiras
Preta Gil e Gaby Amarantos

No Brasil as cantoras Preta Gil e Gaby Amarantos são constantemente vítimas de gordofobia tanto pela mídia quando pelas pessoas.

Nada é legítimo, as duas possuem uma carreira bem sucedida, fazem shows frequentemente e estão com a saúde em dia para isso, mas mesmo assim as pessoas resolvem falar do peso das cantoras. Ser feliz continua sendo a melhor resposta. 

ATUALIZAÇÃO

Já uma postagem sobre o Empoderamento e autoestima na música da Lizzo e atualmente é impossível falar de cantoras gordas sem citar a revolução que a Lizzo tem causado na indústria da música, principalmente por ser uma mulher negra e gorda chegando em lugares incríveis.

Lizzo: Gorda e orgulhosa!

cantoras-gordas-lizzo
Lizzo dominou a parada americana

Lizzo percorreu um longo caminho até o sucesso. A cantora americana conseguiu reconhecimento da grande mídia esse ano em 2019, com o hit “Truth Hurts”.

Publicidade

Ainda esse ano ela lançou seu terceiro disco chamado “Cuz I Love You” com singles como “Juice” e “Tempo”.

Melissa Jefferson, canta sobre positividade, fala abertamente gordofobia e machismo, temas atuais e que aos poucos ganham mais atenção.

Lizzo é formada em música clássica com especialização em flauta e possui uma voz forte e marcante.

Em uma entrevista para a PAPER, Lizzo disse que nem sempre se sentiu confiante sobre seu corpo. “Quando eu era mais nova eu não me enxergava na mídia. Eu não me via na moda. Eu não gostava de como eu era por causa do que eu via na televisão.”

Leia também: A nova geração de cantores latinos

Conhece mais alguma cantora gorda? Compartilha comigo comentando logo abaixo!

4 comentários em “Representavidade: Cantoras gordas da atualidade”

  1. Adore o post, adoro a Adele e a Kelly Clarkson, elas cantam muito, e na verdade eu nem presto muita atenção no peso. Seu blog é muito interessante e o topo é lindo, parabéns!
    Sou blogueiro também, se quiser me visitar e deixar um recadinho ficarei imensamente feliz.
    http://www.vinysummer.com

  2. Pingback: Plus size nas lojas de departamento: Renner, Riachuelo, C&A e outras > Tem Meu Tamanho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima