Tatuagem de Glifo: Entenda os significados
Saiba tudo sobre glifo e seu significado com a explicação da origem história e como os símbolos se popularizaram e viraram tatuagens com diferentes significados!
A palavra GLIFO surgiu do grego “glypho”, no inglês glyph, que significa “eu gravo” ou “inscrição”. Essa expressão teve origem das escritas maia e egípcia, mas se popularizou por volta do século XIX com o lançamento de livros que falavam sobre as populações que adotavam essas escritas, como por exemplo, a civilização maia.
Na tipografia, glifos são usados como figuras que caracterizam e dão significado a símbolos ou palavras específicos.
Para entender mais sobre o significado de glifos é interessante saber que eles podem ser identificados por fontes diferentes, como: código de glifo, identificador de glifo, imagem de glifo e também métrica de glifo.
Na série Fringe, glifos eram exibidos durante os intervalos dos episódios, em forma de imagens que a primeira vista não significam nada, mas que olhando com atenção possuem anormalidades. Então quando os fãs do seriado juntavam as imagens dos glifos exibidos, acabavam descobrindo uma palavra relacionada com a história ou que daria uma pista do próximo episódio.

Você percebeu que no meio da maça existem dois fetos? Ou que as asas da borboleta possuem ossos e o meio dela lembra Jesus na cruz? E a margarida que possui uma asa de libélula no lugar de uma pétala?
Isso pode não significar nada, mas dentro do universo da série significava muitas coisas!
Clique para saber mais sobre os glyphs em Fringe.
Interessante como símbolos glifos podem ser usados para dar significado as coisas né?
Tatuagens de glifo, como surgiram os símbolos
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, os símbolos glifos não possuem relação alguma com cultura específica, religião ou povos do passado.
Como já entendemos, glifos são usados como figuras ou imagens que dão significado a palavras ou símbolos específicos.
Pensando nesse conceito, os designers da empresa americana “Eight Hour Day” desenvolveram diversas ilustrações para um trabalho chamado de “Manifesto“. A tabela de glifos criada pelos profissionais viralizou no mundo todo e as pessoas começaram a tatuar os desenhos de acordo com os significados atribuídos a eles.
Leia também: 5 coisas para considerar antes de fazer uma tatuagem
Eles explicaram como surgiu a tabela de imagens glifo:
“A marca Manifesto foi baseada na exploração de um conceito cultural e histórico de referências além da era digital, com um foco em experiências humanas, conexões e criatividade.
Entre os resultados do trabalho foi uma explorações da linha entre a cultura interna e as aparências externas que resultou na criação de 40 símbolos na linguagem glifo.”
Confira a tabela de glifos feita pela Eight Hour Day:

Tabela traduzida por mim:

Inspirações de Tatuagem Glifo
As tatuagens com símbolos glifos se popularizaram e isso se deu devido aos significados importantes que elas carregam ao mesmo tempo em que são tattoos simples.
Para fazer tatuagens de glifo, se liga antes nas seguintes dicas que fazem toda diferença:
- Por serem pequenas, você pode tatuar em qualquer lugar do corpo.
- Os lugares mais populares são os braços, dedos, pernas e costas.
- Em relação a dor vai depender muito de onde você quer tatuar, mas como a tatuagem é bem pequena passa rápido!
- Encontre um tatuador com experiência em fazer tatuagens de linhas finas. Você não quer uma tatuagem torta no seu braço.

Na tabela acima estão os símbolos glifos mais populares entre as tatuagens que as pessoas fazem.
Geralmente as pessoas preferem tatuagens glifos pequenas, mas também fica incrível escolher um símbolo e tatuar grande.

Não existe limite para a imaginação na hora de fazer uma tatuagem, acima as pessoas tatuaram glifos em diversos lugares do corpo.

Curte tatuagens coloridas? Glifos com detalhes coloridos ficam lindos também.

Como os símbolos são pequenos qualquer lugar do corpo é indicado. Caso prefira uma tatuagem discreta, que tal fazer na perna?





Se identificou com vários glifos de uma vez? É possível montar uma tatuagem com vários símbolos de uma vez!

Agora que você já entendeu como surgiu o termo “glifo” e como as tatuagens com esses símbolos viralizaram chegou a hora de escolher a sua.
Quer mais dicas de tatuagens? Acesse AGORA os outros posts do blog com esse tema.
Curtiu o post? Deixe um comentário e compartilhe nas redes sociais!
Que demais!!! Acho bem legal esse tipo de tatuagem pequena com um significado, andei pesquisando há alguns dias mas não fazia ideia que esses simbolos se chamavam glifos (um pouco lerda né?) então esse post foi de grande ajuda, gostei hahah
Beijão,
http://www.vitrolacult.blogspot.com
Eu acho lindos, principalmente por serem "enigmáticos", com certeza é algo que tatuaria, principalmente nos dedos. 😀
Abraços,
http://www.pepperlipstick.com.br
Eu me apaixonei a primeira vista nos desenhos e nos significados, por isso irei tatuar alguns glifos. E muito obrigado por ter feito esse post, pois eu estava procurando a origem dos glifos e não achava nada que explicasse direito, de onde surgiu, de quem foi a ideia e tals.
Abraços.