As pessoas não ligam tanto para você como você imagina

as pessoas não ligam tanto

Passei grande parte da minha adolescência e vida adulta extremamente inseguro em quase todos os ambientes que frequentei, sempre achando que as pessoas olhavam demais ou que as pessoas simplesmente não davam a minima para a minha existência.

Publicidade

Isso sempre fez com que eu ficasse insatisfeito por querer saber o que os outros achavam de mim e ao mesmo tempo achar que estava faltando algo, seja na minha personalidade e até mesmo nas roupas que eu vestia.

Na psicologia, o nome é “spotlight effect” (saiba mais sobre o efeito spotlight) que basicamente é o fato de acharmos que somos o centro da atenção ou a tendência de super estimar o quanto as pessoas estão prestando atenção na gente.

Em um estudo que exemplifica o efeito, uma pessoa foi a uma festa com uma camisa considerada feia e logo depois quando perguntado sobre a experiência, relatou que pelo menos metade das pessoas que estavam no local repararam na camisa e que isso lhe causou vergonha.

Quando as outras pessoas da festa foram questionadas sobre a tal camisa, apenas um quarto delas se lembrou do que se tratava. 

Quando percebemos que não somos o centro da atenção, acabamos nos sentindo melhores. Se sabemos que as pessoas ao nosso redor não estão prestando atenção a cada movimento nosso, não precisamos nos preocupar tanto em como se comportar ou em como não parecer ou fazer coisas estúpidas ou estranhas…podemos de fato ser quem nós somos sem grandes julgamentos.

Você vai gostar: Autoconfiança – O que fazer para elevar sua capacidade

Tenho percebido muito como esse sentimento também pode ter uma relação direta com redes sociais, principalmente o instagram no qual as pessoas tentam desesperadamente mostrar uma vida interessante e que valha a pena ser observada por outras pessoas que nem te conhecem, mas a verdade é que depois de um simples like nem se lembram mais de uma foto que você estava inseguro de postar ou de uma legenda que você pensou muito antes de escrever.

Publicidade

Nós nos preocupamos muito com que as pessoas podem pensar da gente, é claro que alguns comentários podem nos fazer mal, mas geralmente o mal maior é pensar demais em coisas que poderiam ser simples ou que não deveriam ter um espaço tão grande na nossa cabeça.

Basicamente as pessoas não se interessam tanto com o que você acha, as pessoas nem se interessam tanto por você e as vezes elas não percebem que algum comentário possa ter te machucado.

Cada pessoa é o centro de seu próprio universo e tá tudo bem que seja assim, por isso mesmo precisamos entender que nem sempre as pessoas estão interessadas nas suas questões porque elas também precisam lidar com as delas. 

Gostou do post? Deixe um comentário e compartilhe nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima