Como usar perfume? Dicas de melhores lugares do corpo para usar

Sabe porque é importante saber como escolher uma fragrância ou então como usar perfume?

Publicidade

O perfume é uma parte muito importante de como as pessoas nos percebem, não importa se você está super bem vestido, se o seu cheiro for desagradável é bem provável que as pessoas se lembrarão de você por isso. Por outro lado, mesmo que você não esteja com a melhor roupa, se seu cheiro for agradável e marcante, as pessoas também se lembrarão de você, mas de uma forma positiva.   

É comum associarem pessoas a perfumes e as reconhecerem por ele também (não é atoa que muitas marcas contratam celebridades para representar um perfume). Por isso é importante escolher um perfume que te represente como um todo. A fragrância que você usa é uma parte invisível do seu estilo, mas tem um poder enorme em como as pessoas te reconhecem e lembram de você.   

Saber que você está usando um bom perfume tem vários benefícios, como aumentar seu poder de atração, te deixar mais confiante, reduzir estresse e contribuir com sua autoestima.   

Nesta postagem você vai aprender coisas como:

Principais dúvidas sobre como usar perfume:

dicas-para-usar-perfume
Dicas para usar perfume

Diferenças e características de perfumes

Primeiro, é interessante que você saiba as diferenças e características dos tipos de fragrâncias que são oferecidas pelo mercado. Ter uma ideia dos diferenciais de cada uma vai te ajudar a escolher qual é a melhor para cada situação e principalmente qual é a melhor para você.

O que são fragrâncias?

Fragrâncias são misturas complexas, no caso são as matérias primas ou os materiais básicos do qual um produto é feito. Essa matéria prima pode ser extraída de fontes naturais ou sintéticas.


Os óleos são dissolvidos em um solvente (geralmente álcool) para preservar uma mistura agradável de aromas. Quanto maior a concentração de óleos, maior a força da fragrância e é essa quantidade que determina o tempo que a aplicação da fragrância durará na sua pele.

Publicidade

A fragrância muda de acordo com cada pessoa, por isso as vezes gostamos muito de um perfume que determinada pessoa usa, mas não gostamos quando tentamos usar. E isso tem relação com as notas olfativas do perfume.

O que são notas olfativas?

Basicamente elas são responsáveis pela mudança que acontece com o aroma do perfume na nossa pele com o passar das horas. Através delas podemos visualizar o ciclo de “vida” da fragrância no nosso corpo.

As notas são classificadas de acordo com a volatilidade, ou seja, com a capacidade de desaparecer ou evaporar que elas têm. São elas: Notas de cabeça, notas de coração e notas de base.

Notas de cabeça: Elas são as primeiras notas que percebemos quando aplicamos um perfume. São feitas pelos componentes mais voláteis, ou seja são os que evaporam ou desaparecem mais rápidos, geralmente podem durar de 15 minutos a 2 horas.

Notas de coração: Conforme as notas de cabeça vão desaparecendo, as notas de coração começam a aparecer e se mostram o elemento principal da fragrância. As notas de coração podem durar entre 3 a 5 horas quando passadas no corpo.

Notas de base: As últimas a se desenvolverem, essas notas costumam ser de aromas mais consistentes e por isso ainda duram depois de muitas horas. As notas de base tendem a durar de 5 a 10 horas no corpo.

E não acaba por aí, pois existem famílias dentro das notas olfativas e o que as classificam são as notas mais presentes no perfume. As principais são: cítricas, fresh, frutais, florais, orientais e amadeiradas.

Você vai gostar: Melhores perfumes masculinos nacionais

Diferenças de Perfume, Eau de Perfume, Eau de Toulette, Eau de Cologne e Eau Fraiche

Eau de Fraiche – É a versão mais diluída da fragrância, possui aproximadamente cerca de 1 a 3% de óleo de perfume misturados com álcool e água. Geralmente dura menos de 1 hora. Podemos relacionar o Eau de Fraiche com produtos refrescantes que usamos depois do banho, por exemplo.

Eau de Cologne – Colonia é o termo mais antigo usado para perfume, surgiu no norte da América para classificar aromas masculinos. Geralmente leves, frescos e com aromas de frutas, tem na composição cerca de 2 a 4% de óleo de perfume misturados com álcool e água. Tende a durar por cerca de 2 horas.

Eau de Toulette – Um produto mais suave com composição de 5 a 15% de de essência de perfume dissolvidos em álcool. Geralmente dura cerca de 3 horas.

Publicidade

Eau de Perfume – Contém cerca de 15 a 20% de perfume e dura de 5 a 8 horas. O Eau de Perfume é o que mais estamos acostumados a comprar.

Perfume – É a fragrância mais concentrada e cara de todas as opções. É composto de 20 a 30% de pura essência de perfume e uma única aplicação pode durar de 12 a 24 horas.

guia-concentracao-fragrancias
Guia de concentração de fragrâncias

Como saber qual perfume comprar?

Ir em uma perfumaria pode ser uma experiência bem confusa, são dezenas de opções de fragrâncias, muitas opções diferentes, muitos testes e vendedores tentando ao máximo te convencer a comprar x ou y perfume.

É importante dizer que por mais que o vendedor tenha experiência em indicar perfumes, só você sabe sobre suas individualidades e preferências, por isso a última palavra sempre deve ser sua.

Basicamente existem duas formas de testar perfumes que são: em tiras de teste feitas de papel que o vendedor oferece e também através da pele.

Formas de testar perfume
Como testar perfume corretamente

A forma mais comum de testar e conhecer as fragrâncias é através dessas tiras de papel brancas, pois elas dão a oportunidade de testar vários perfumes, mas como já aprendemos acima, as fragrâncias são feitas para reagir com a pele, então quando você testa apenas por esses cartões oferecidos pela loja, sua experiência em relação as características das fragrâncias é bem limitada. Além de sobrecarregar seu olfato com várias fragrâncias diferentes.

Testar fragrâncias na pele é o próximo passo para escolher qual o melhor perfume para comprar. É importante testar alguns pelo método anterior e reservar os melhores escolhidos por você para testar na pele, pois se você misturar vários perfumes no corpo corre o risco de uma fragrância se misturar com outra e sua experiência não ser positiva.

Como já aprendemos as fragrâncias se comportam de formas diferentes quando aplicadas na pele, então ao testar um perfume dessa forma você terá uma experiência mais realista, afinal nem sempre o que aparentemente tem um cheiro incrível no cartão oferecido pela vendedora terá na sua pele.

Dicas para escolher o perfume certo:

  • A melhor forma de escolher um perfume é testando pessoalmente na sua pele, não compre apenas porque outra pessoa recomendou porque fragrâncias se comportam de forma diferentes nas pessoas. 
  • Não se esqueça de lavar bem suas mãos antes de testar um perfume.
  • Pode parecer óbvio, mas quando for comprar um novo perfume vá a loja sem estar usando qualquer fragrância no corpo para que o cheiro não influencie seu olfato.
  • Ao testar um perfume respeite a distância correta de aplicação que é de 10 a 15 cm.
  • Deixe que a fragrância seque naturalmente na sua pele, nada de esfregar. 
  • Inspire a fragrância sem deixar que a área perfumada toque no seu nariz. 
  • Se for testar várias fragrâncias refresque seu olfato e paladar com algo forte como café ou chá.
  • Prefira comprar perfumes de manhã, com o passar do dia a poluição e outros cheiros tendem a influenciar a forma com que percebemos os aromas e fragrâncias. 

Como usar perfume?

Muitas pessoas têm duvidas em relação a como passar perfume masculino corretamente, como: Quais são os melhores lugares do corpo para passar perfume? Qual a quantidade correta de perfume? Quantas borrifadas de perfume devo passar? Porque não pode esfregar perfume? É certo passar perfume na roupa também? Como usar perfume?

Publicidade

Todas essas dúvidas serão respondidas logo abaixo!

Com certeza você já deve ter ouvido falar que os pulsos é um bom lugar para passar perfume. Lugares como o pulso são pontos do corpo em que existem veias e artérias mais próximas da pele o que aumenta a temperatura do local e faz com que as notas da fragrância deixada ali sejam mais sentidas.

Dicas essenciais do que fazer ou não quando for passar perfume:

  1. Passe o perfume na pele seca: e de preferência logo após o banho. Segure o spray em uma distância de 10 a 15 cm do local do corpo no qual você passará o perfume. 
  2. Aplique o perfume em áreas do corpo que produzem calor: peito, pescoço, maxilar inferior, pulsos, ante braço, ombro…Não passe em todas essas partes do corpo de uma vez, comece com uma e conforme você entender como o perfume funciona no seu corpo vá aumentando os lugares. 
  3. Não esfregue o perfume no corpo: Se você fizer isso irá “matar” as notas do perfume e fará o efeito contrário deixando ele mais fraco. 
  4. Nunca passe perfume no ar e depois ande em direção a ele: pois é inútil fazer isso, a maioria da fragrância irá para o chão de qualquer forma e você desperdiçará seu produto.  
  5. Seu perfume não tem o spray? Nunca derrame a fragrância diretamente na pele, primeiro coloque o dedo na superfície do produto e e com o dedo espalhe o perfume pelo corpo. 
  6. Não passe perfume em roupas: Como já aprendemos o perfume é feito para reagir em peles, se você passar na sua roupa provavelmente o efeito do perfume não será completo, além do risco de estragar a roupa. 
  7. Menos é mais: O perfume deve ser descoberto não anunciado! As pessoas que provavelmente podem estar muito perto de você devem sentir seu perfume, não se enjoarem com ele. 
Imagem indicando melhores lugares do corpo para usar perfume
Melhores lugares do corpo para usar perfume

Conheça uma lista com os melhores perfumes masculinos

Suas dúvidas foram respondidas? Como é seu perfume favorito? Comente!

22 comentários em “Como usar perfume? Dicas de melhores lugares do corpo para usar”

  1. Pingback: Pele Masculina: Rotina de cuidados e beleza > Tem Meu Tamanho

      1. Bruno Tavares Pereira

        Não achei na reportagem quantas borrifadas tenho que dar, ( por exemplo no pescoço, 2 borrifadas, uma em cada extremidade ou uma no centro?

        1. E aí, Bruno! Tudo bem?

          Essa questão da quantidade é bem pessoal né? Mas realmente duas borrifadas é perfeito!

          Tem pessoas que preferem passar mais e outras algo mais sútil.

  2. Muy interesante explicación de los perfumes y sus diferencias, aprende algo muy bueno e interesante, sobre todo la aplicación, y que estaba realizando esto de manera inadecuada.

    1. Oi Agostinho! Na verdade não precisa aplicar em todos os lugares indicados, mas escolha dois ou três deles para aplicar que já será o suficiente. No caso mostrei as possibilidades.

      Até mais!

  3. Hélio Theóphilo

    Ótimas dicas sobre fragrâncias de perfumes, excelente orientações! Quando disse passar no maxilar inferior: quiz dizer mandíbula?

  4. Esse guia sobre como escolher e usar perfume é bastante informativo! Saber escolher a fragrância certa e aplicá-la corretamente é, de fato, uma arte que pode fazer toda a diferença na forma como as pessoas nos percebem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima