
Nesta postagem você vai descobrir tudo sobre espinhas, como: o que causa espinhas, o que é espinha, como evitar espinhas no corpo e como se livrar delas.
Antes de mais nada é importante dizer que caso você esteja com muitas espinhas e elas estejam inflamadas é necessário que você procure um médico especializado para que ele te ofereça o tratamento correto. Ok?
É importante ressaltar que ter espinhas não é o fim do mundo e adivinha? É normal!!! A grande maioria das pessoas tem ou ainda vai ter espinhas. Por isso, não deixe que elas abalem sua autoestima.
De acordo com o Ministério da Saúde, 80% dos jovens entre 15 e 25 anos são afetados pela acne e que pelo menos 30% dos adultos também.
O que é uma espinha
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a espinha é uma condição de pele que ocorre quando os folículos capilares são obstruídos por óleo e células mortas da pele.
As espinhas aparecem com mais frequência em locais do corpo como face, costas, ombros e peito. Em um nível celular, elas se formam da mesma maneira, que podem ser por fatores como:
- Células mortas presas dentro dos poros
- Superprodução de sebo (óleo natural do corpo que hidrata a pele) que pode entupir os poros
- Bactérias que crescem no excesso de óleo e levam a espinha
- O acúmulo dos três fatores acima levando os glóbulos brancos a reagirem e fazendo com o que o local de todo esse acúmulo inflame.
O que causa espinhas

Nem todas as espinhas são iguais. Elas podem ser causadas por inflamação, infecção ou obstrução das glândulas sebáceas. E podem aparecer no seu corpo por vários motivos como genética, má alimentação e puberdade.
Além desses fatores existem vários outros hábitos e comportamentos que podem causar espinha. Segundo essa matéria da Abril sobre tratamentos para pele com acne, existem fatores de risco que causam espinhas como:
- Puberdade
- Período Menstrual
- Síndrome dos ovários policísticos
- Distúrbios de tireoide
- Estresse crônico
- Medicamentos como os corticoides
- Exposição exageradas ao sol
- Transpiração em excesso
- Uso de creme faciais inadequados
- Predisposição genética
Quais alimentos causam espinhas
Segundo o site Tua saúde os alimentos que causam espinhas são os alimentos ricos em açúcar e gordura, como:
- chocolate
- carnes gordurosas
- frituras
- embutidos
- fast food
- comida pronta e congelada
- excesso de pães, salgados, biscoitos, doces, leite e derivados.
A explicação é que uma alimentação com muita gordura e carboidratos como farinhas, pães e biscoitos fazem com que as glândulas sebáceas produzam mais sebo e os poros tendem a ficar mais entupidos facilmente.
Por outro lado, existem alimentos que ajudam a diminuir as espinhas, como:
- Grãos integrais
- Ômega 3
- Sementes
- Carnes magras
- Vitamina A
- Vitamina C e E
Além do uso de cosméticos para evitar espinhas, ter uma boa alimentação, beber bastante água e praticar atividade física diariamente também ajuda no controle da acne.
Como tratar espinhas

Existem muitas pessoas que consideram a acne “coisa de idade” e que esperam que ela desapareça de forma espontânea. Isso está errado!
É importante que você trate suas espinhas o mais precocemente possível para evitar consequências estéticas na sua pele (como cicatrizes e manchas), mas também para preservar sua saúde (ela pode infeccionar e inflamar).
Em hipótese alguma tente espremer ou manipular uma espinha.
Quando se trata de uma espinha moderada ou mais leve, geralmente o tratamento pode ser feito com produtos que existem no mercado e que são encontrados em farmácias e lojas de cosméticos, como sabonetes ou cremes e loções. Um dermatologista também pode indicar ácidos para te ajudar a eliminar as espinhas e também medicamentos via oral para conter as bactérias.
Em casos mais graves em que há inflamação ou pús e que as tentativas anteriores não tenham sido suficientes, você deverá procurar um médico para que ele avalie um tratamento adequado para o seu caso.
Melhor que tratar é prevenir! Confira algumas dicas de prevenção de espinhas:
- Mantenha sempre a higiene da pele com sabonetes ou produtos indicados para pele acneica ou oleosa
- Mas não limpe a pele exageradamente, pois pode causar irritação e piorar as lesões
- Evite cosméticos que aumentem a oleosidade na pele
- Evite tocar o rosto desnecessariamente
- Não descanse a mão no rosto enquanto você lê, estuda ou vê televisão
- Evite o sol
- Tente manter os cabelos longe da face
Como foi dito, é importante que você consulte um médico e siga as orientações dele.
Como clarear machas de espinhas

Espremer cravos e espinhas pode fazer com que a pele fique manchada e até com cicatrizes, por isso é recomendado nunca espremer espinhas.
Mas caso você já tenha espremido e ficado com manchas na pele é possível clarear essas manchas e fazer com que elas sumam gradativamente.
Entre os tratamentos para clarear a pele estão: esfoliação e hidratação, uso de produto clareadores e tratamentos estéticos.
A esfoliação da pele vai ajudar a remover as células mortas e preparar sua pele para receber os produtos que você vai usar em seguida. Existem infinitas receitas de esfoliação de pele caseira, o site Green Me tem uma postagem com 4 receitas naturais e simples de esfoliação caseira.
O uso de produtos para clarear a pele requer a ajuda de uma profissional dermatologista, afinal você não vai sair aplicando qualquer ácido no seu corpo né? Geralmente os ácidos mais usados para este fim são: ácido kógico, ácido glicólico, ácido retinóide e hidroquinona. O site Beleza e Saúde tem uma postagem completa sobre quais são os melhores ácidos para clarear a pele, vale a leitura.
Seu médico também pode indicar tratamentos estéticos para melhorar o tom da sua pele. Geralmente são mais caros, mas também oferecem melhores resultados e melhor: em pouco tempo. Existem diversas opções como o peeling químico, peeling de cristal, laser ou luz pulsada, entre outros. Veja essa postagem do site Tua Saúde sobre as diversas opções de tratamentos para clarear a pele.
Curtiu o post? Deixe um comentário e compartilhe nas redes sociais!