5 exercícios físicos fáceis até demais para fazer em casa

Praticar exercícios físicos nos ajuda a ter disposição para encarar as tarefas do a dia, além de nos dar a força e o equilíbrio que são fundamentais para uma manter uma boa qualidade de vida.

Publicidade

Cada pessoa tem seus motivos para fazer exercícios em casa, sejam eles falta de tempo ou de dinheiro para frequentar uma academia o importante é exercitar o corpo.

Em tempos de corona vírus é importante como parte de manter uma boa saúde física (e mental) mexer o corpo, nem que seja em quarentena dentro de casa.

Nessa postagem, você vai conhecer diversas possibilidade de exercícios para fazer em casa:

Antes das ideias de exercícios para fazer em casa, se liga nessas dicas importantes para que tudo ocorra bem na sua rotina de exercícios caseira

  • Antes de começar a se exercitar em casa faça uma sessão de alongamentos e aquecimento
  • Respeite seus limites. Cada pessoa tem um corpo diferente e sabe até onde pode ir, se necessário comece com poucas repetições e vá aumentando gradualmente com o passar dos dias
  • Os principais exercícios físicos para fazer em casa são os de flexão, agachamento e prancha. Dê uma atenção especial a eles
  • Se você tem alguma condição de saúde, nas articulações ou músculos não faça exercícios sem consultar um médico.

Alongamento em casa

É bem provável que você comece toda atividade física com um alongamento. Mas você sabe porque sempre é necessário se alongar antes e depois de praticar exercícios?

Basicamente, o alongamento é voltado para a flexibilidade dos músculos. Ao se alongar você está promovendo o “estiramento” das fibras musculares e proporcionando uma amplitude maior dos movimentos.

Existem diferentes tipos de alongamentos, como o estático, dinâmico e passivo. Para saber mais, leia “a importância do alongamento“.

Publicidade

Entre os diversos benefícios do alongamento estão:

  • Diminuição da tensão muscular
  • Redução da probabilidade de lesões musculares
  • Diminuição de cãibras
  • Melhora da postura
  • Ajuda no bem estar físico e mental de quem pratica
Alongamento em casa
Alongamento em casa

Se preferir, faça por esse vídeo de alongamento completo em 10 minutos:

Polichinelos

exercicios-em-casa-polichinelo

O polichinelo é um exercício físico popular e que pode ser feita em qualquer lugar, desde que exista uma superfície plana.

Para fazer o polichinelo é bem simples, basta se manter em uma posição ereta, com penas fechadas completamente e mãos baixas no corpo. Ao saltar, abra as pernas e ao mesmo tempo eleve os braços acima da cabeça, fazendo com as palmas se encontrem. Quando as pernas voltarem a se encontrar os braços também devem voltar a posição inicial.

São diversos os benefícios do polichinelo, como: não precisar de nenhum equipamento, ser feito em qualquer momento e em qualquer lugar, trabalhar o corpo como um todo, faz bem para o coração e vasos sanguíneos, é eficiente na perda de calorias quando combinado com uma alimentação balanceada, entre outros.

Pular corda

exercicios-em-casa-pular-corda

Pular corda é um execício super prático e perfeito para fazer em casa.

A dica é dar pulos baixos e intercalar o exercício com descansos para aproveitar melhor a atividade. É preciso atenção na postura do seu corpo, deixe as costas retas, procure olhar para frente e se possível contraia a musculatura abdominal para ajudar na eficácia do exercício.

Procure pular corda de forma intercalada, por exemplo, pule durando um minuto e descanse durante um minuto durante vinte minutos, pelo menos. Assim, seu metabolismo ficará acelerado e consequentemente você perderá calorias.

Entre os benefícios que pular corda trás para a saúde, estão: sensação de bem estar, ajuda a melhorar a capacidade cardiorrespiratória, tonifica a musculatura, melhora o condicionamento físico, desenvolve o equilíbrio, agilidade e coordenação motora, entre outros.

Prancha

exercicios-em-casa-prancha

Prancha é um exercício que trabalha todos os principais grupos musculares e do corpo e pode ser feita em casa sem problemas.

Este exercício consiste em ficar parando em uma posição alguns segundos ou minutos. Nos primeiros dias de prancha você pode ficar por pouco tempo e começar com os joelhos apoiados no chão e com o passar do tempo é só ir aumentando o nível de dificuldade como ficando mais tempo na posição até realizar o exercício com uma mão ou pé levantado.

Publicidade

Praticar prancha trás benefícios como: melhora da musculatura e desempenho, diminuição do risco de lesões nas costas e coluna vertebral, melhora na postura, impulsiona o metabolismo, melhora o equilíbrio e flexibilidade, entre outros.

Agachamento

exercicios-em-casa-agachamento

O agachamento consiste em abaixar o quadril até próximo ao chão flexionamento os joelhos mantendo o tronco ereto.

Outro exercício que também pode ser feito em qualquer lugar, inclusive em casa, o agachamento é muito mais que um exercício de aquecimento, como muitos podem pensar. Ele fortalece a musculatura das pernas e glúteos, contribui para a melhoria cardiorrespiratória e queima calorias.

Entre os inúmeros benefícios do agachamento estão: correção de postura, aumento do tônus muscular, enrijecimentos de pernas e coxas, diminuição da flacidez, entre outros.

Corrida no lugar

exercicios-em-casa-corrida-no-lugar

A corrida no lugar é um exercício que não exige nenhum equipamento específico, por isso pode ser realizada em qualquer lugar.

Comece com a intensidade baixar para ir se acostumando e vá intercalando com ou 20 ou 30 segundos de intensidade alta e depois volte a intensidade baixa. Tente manter uma velocidade média e não interrompa o movimento bruscamente.

É possível fazer a corrida no lugar com e sem elástico. Para praticar sem elástico comece a correr com as pernas paralelas e os braços flexionados ao lado do corpo elevando os calcanhares até chegar próximo ao bumbum.

Para praticar com elástico basta prender em um ponto fixo e encaixar a faixa na cintura, na altura do quadril. Com o elástico esticado comece a correr.

Entre os benefícios da corrida no lugar estão: aumento da capacidade cardiovascular, melhora de circulação sanguínea, elevação da disposição física, reduz sintomas de depressão e ansiedade, diminui níveis de colesterol, entre outros.

Publicidade

Você vai gostar: O que é o movimento Body Positive?

Exercícios para fazer em casa com objetos variados

O canal Xtreme tem como objetivo oferecer exercícios físicos que podem ser feitos em qualquer lugar, inclusive em casa.

Confira alguns vídeos de exercícios físicos para fazer em casa:

21 exercícios físicos para fazer em casa usando uma toalha

21 exercícios físicos para fazer em casa usando o cabo de vassoura

21 exercícios físicos para fazer na parede

Curtiu o post? Deixe um comentário e compartilhe nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima