Chegou o inverno: preciso usar protetor solar ainda assim?
Acredito que esta seja a dúvida de muitas pessoas, afinal se o sol não aparece porque deveríamos usar protetor solar?

Vamos entender a importância de usar um protetor solar, mesmo no inverno, Escolha beleza e não abra mão desse cuidado com a sua pele.
Com a chegada de dias mais frios, e ás vezes com chuva, acredita-se que não exista a necessidade do uso do protetor solar uma vez que não temos o sol.
Porém, o que poucas pessoas sabem é que mesmo no inverno ainda recebemos uma alta incidência de raios solares.
Vamos entender um pouco sobre os raios solares?

Apenas para explicar a divisão dos raios e suas atuações em nossa pele, não queremos tornar este um artigo científico apenas explicativo.
A luz do sol se divide em alguns tipos de raios, precisamos apenas entender, o UV (ultravioleta), que se divide ainda em dois que são eles: UVA e UVB.
UVA: responsável pelo envelhecimento da pele, isto porque ele consegue penetrar as camadas mais profundas da pele, danificando as fibras de colágeno e elastina, ativos que são responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele.
UVB: este é responsável pelo “bronzeado”, por isso estes raios ficam apenas na epiderme, mas apesar da superficialidade são capazes de provocar o câncer de pele e as queimaduras mais sérias.
O protetor solar bloqueia parte desses raios impedindo assim sua ação nociva sobre a pele, os componentes do produto absorvem os raios UVA e UVB, fazendo com que percam energia e assim sua efetividade.
Esta é uma reação química conhecida por fotodegradação.
Mas ainda não entendi, porque preciso usar protetor solar no inverno se não temos o sol?

Vamos lá então, no inverno de fato o sol aparece menos, fica mais escondido, mas isto não quer dizer que ele não esteja ali, nós apenas não o sentimos como sentimos no verão.
Mas acreditem seus raios continuam agindo!
Portanto se ele está ali significa que seus raios UVA e UVB também estão, claro que a incidência desses raios é menor, principalmente do UVB lembra de suas funções?
Porém, o raio UVA este continua agindo como se fosse um dia de verão, inacreditável, não é?
Mesmo em dias nublados o raio UVA continua agindo, e por isso a importância de usar protetor solar mesmo sem sol.
Você vai gostar: Pele Masculina Rotina de cuidados e beleza
Então não posso abrir mão do protetor solar mesmo no inverno, certo?
Sim, embora o sol não seja visto e nem sentindo como em dias de calor, ele continua agindo e com uma intensidade de UVA parecida com a do verão.
Independente do seu tipo de pele, uma pele protegida evita muitas coisas desde manchas, passando pelo envelhecimento precoce até o câncer de pele.
Como devo usar o protetor solar no dia a dia?

Primeiro, escolha o seu protetor e o seu FPS (Fator de Proteção Solar), que pode ser a partir de 30, quanto maior for o FPS melhor a sua proteção.
O uso deve ser diário, mesmo em dias de inverno ou de pouco sol, lembrando que a aplicação de alguns produtos dura 2 horas e deve ser reaplicado, principalmente se houver contato com a água ou com o suor.
Mas você deve estar se perguntando: e como faço uso do protetor se uso maquiagem todos os dias?
Vamos lá, existe uma sequência que pode ser seguida, caso você use maquiagem todos os dias.
- Primeiro use o hidratante, lembre-se que a pele precisa ser hidratada sempre, principalmente no inverno
- Depois com a pele hidratada, aplique o protetor solar com o FPS escolhido por você, o ideal é que seja a partir do 30
- Pronto agora com a pele hidratada e protegida, pode fazer a sua maquiagem e sair sem medo
Os cuidados com a pele devem ser mantidos independente da estação do ano em que estamos, e já aprendemos que o sol mesmo que não apareça para nós, está lá enviando seus raios.
E não apenas o sol prejudica a nossa pele, mas a exposição a computadores, monitores, lâmpadas e luzes de todos os tipos.
Por isso não abra mão do uso de um bom protetor solar, mesmo que decida por ficar em casa trabalhando ou apenas descansado.