Guia do Traje Formal Masculino: Elegância e Sofisticação

Para a maioria dos homens, utilizar um traje formal não é algo usual, uma vez que são poucas as situações que exigem um dress code tão rígido.

Publicidade

Normalmente, no dia a dia, itens casuais como uma calça masculina jeans e uma camiseta são os mais usados.

Devido a isso, quando se precisa comparecer a uma ocasião mais solene como um casamento, evento de negócios ou até mesmo uma premiação, ou cerimônia de gala, diversas dúvidas podem surgir sobre o que vestir.

Sendo assim, esse guia poderá lhe ajudar a ter um maior domínio sobre o código de vestimenta formal.

Tipos de Traje Formais Masculinos

A principal dúvida que, geralmente, aparece sobre o que usar em um evento social, é justamente qual o grau de formalidade é exigido para a circunstância.

Nesses casos, é comum que o tipo de traje requerido venha descrito no convite, facilitando a sua escolha.

Contudo, não é todo mundo que compreende as diferenças de cada tipo e acaba por ficar ainda mais confuso.

Então, afinal o que essas categorias de traje significam?

Publicidade

Black Tie

Fonte

O black tie é um dos trajes mais formais e elegantes, podendo ser exigido em eventos de gala, casamentos formais, óperas, bailes.

Smoking:

O modelo clássico é preto com lapelas e a lateral da calça de cetim, sendo difícil errar com essa opção mais tradicional.

O paletó de um único botão é o mais comum, mas os de dois botões também são uma boa alternativa.

Quem estiver disposto a ousar um pouco mais e a situação permitir, outras cores de smoking podem ser uma maneira de se sobressair entre os outros homens presentes no evento, já que a maioria costuma utilizar apenas clássico.       

Camisa:

O dress code tradicional pede uma camisa social branca, preferencialmente com colarinho de pontas viradas para fora, estando alinhado sob as lapelas do paletó.

Ainda que seu estilo seja mais alternativo, é melhor, não optar por camisas coloridas, deixando o destaque para o restante do conjunto.

Colete:

Embora estritamente opcional, um colete de cetim pode ser adicionado para um toque extra de sofisticação.

Fonte

Gravata:

Para esse tipo de traje, use uma gravata borboleta preta.

Preste atenção na hora de amarrar a gravata para que fique simétrica e ajustada ao pescoço.

Calçados:

A recomendação é optar por sapatos de couro preto, sendo o tipo Oxford o mais usual.

Os modelos envernizados são a escolha ideal para trazer requinte e elegância para o seu visual.

Publicidade

Não esqueça de utilizar meias escuras ou de um tom que se camufle com o restante do traje.

Fonte

Acessórios:

Os acessórios são a chave para deixar qualquer visual mais estiloso, entretanto é melhor se restringir a opções clássicas e minimalistas para esse tipo de ocasião.

Desse modo, um relógio de pulso elegante pode ser o detalhe perfeito para complementar seu traje.

Já, os mais tradicionais, podem apostar em abotoaduras nas aberturas das mangas do paletó ou então um lenço de bolso.

Traje Passeio Completo ou Social

Fonte

Mais comum que o Black Tie, o traje passeio completo é o habitual para casamentos, formaturas e outros eventos com esse nível de formalidade. 

Terno:

O terno escolhido deve ser bem ajustado, com cuidado especial para o caimento do paletó na região dos ombros e para o corte e comprimento da calça.

Tons sóbrios como preto, cinza-escuro ou azul-marinho são a preferência de muitos e são os mais indicados para eventos à noite.

Camisa:

Apesar de existir um pouco mais de flexibilidade nesse tipo de traje, uma camisa social branca com colarinho clássico, muitas vezes, continua sendo a melhor a opção, já que é bastante versátil, combinando com qual seja a cor do terno escolhido e sempre ficando elegante. 

Gravata:

A gravata longa padrão se faz necessária nesse traje, podendo haver variação de estilo, como o modelo slim, que é menos largo que o usual.

Publicidade

Para facilitar a harmonização com o terno e a camisa, escolha uma gravata sólida ou com padrões discretos.

O comprimento correto do item ocorre quando ela termina no início da fivela do cinto.  

Fonte

Sapatos:

Os sapatos sociais em cores escuras como o Oxford ou o Derby, que não é aconselhado para o black tie, são os mais adequados para acertar no traje passeio completo.

Acessórios:

As recomendações de acessórios para esse tipo de traje são semelhantes ao black tie.

No entanto, é costumeiro adicionar um cinto a combinação, apenas se certifique de que ele combine em cor e estilo com o restante do visual.

Publicidade

Traje Passeio ou Esporte Fino

Fonte

O traje passeio ou esporte fino é um pouco mais descontraído, adequado para circunstâncias que não são extremamente formais, mas que ainda exigem uma aparência elegante.

Dispensando o uso do terno, ele é indicado para ocasiões como coquetéis, casamentos durante o dia e eventos sociais e profissionais que não apresentem um dress code tão rigoroso.

Blazer:

Um blazer é a peça central deste traje.

A cor do item segue conforme a ocasião e sua preferência, tons como azul-marinho ou cinza passam um ar de sobriedade enquanto os mais claros são ideais para o dia e as cores vibrantes é melhor deixar somente para ambientes mais descontraídos.

Camisa:

A camisa social precisa harmonizar com as outras peças do visual, por isso prefira uma de cor clara ou neutra, como branca, azul-claro ou cinza-claro.

Publicidade

A etiqueta recomenda que ela seja utilizada para dentro das calças para garantir uma aparência alinhada.

Calças Sociais:

As calças sociais podem ser do mesmo tom do blazer, sendo essa a melhor opção para quem não souber muito como coordenar as cores de um visual.

Uma alternativa bastante sofisticada é a combinação de calças chinos em tons neutros como bege ou cáqui com blazers de tons escuros.

O corte da peça vai de acordo com sua preferência, contudo o modelo reto é uma escolha segura para manter o equilíbrio entre a formalidade e a casualidade.

Fonte

Sapatos:

Os sapatos indicados nesse tipo de traje são modelos de couro um pouco mais casuais, como loafers ou brogues.

As opções de cor, normalmente, ficam entre o preto e o marrom, então é só escolher qual combina mais com o restante do seu visual.

Acessórios:

Existe um pouco mais de liberdade para a escolha de acessórios nesse caso, ainda assim é preferível optar por itens discretos, para só dar aquela sofisticada no visual.  

O uso de gravata para esse tipo de traje costuma ser opcional, caso se decida por utilizá-la, escolha uma mais descontraída, como uma gravata de tricô ou uma slim.

Para o cinto, basta escolher um que combine com os tons do blazer e da calça.

Dicas Extras:

  • O ajuste e caimento das peças é imprescindível para se obter um resultado elegante e sofisticado, por esse motivo é importante encontrar roupas que sirvam corretamente.   
  • A qualidade dos materiais também faz uma grande diferença, por isso, se possível, invista em peças com bons tecidos como lã fina, seda ou algodão.
  • Agora, se um traje formal não é algo que se faz tão essencial no seu guarda-roupa, quando surge uma ocasião especial, alugar pode ser a melhor opção.
  • Mas não esqueça, é preciso experimentar o traje com antecedência antes da data do evento, mesmo que sejam peças que já façam parte do seu armário, para dessa maneira assegurar que tudo esteja em ordem e bem ajustado.

Por último, preste atenção aos detalhes, pormenores como o cuidado com os sapatos, mantendo os limpos e polidos, podem ser a chave para garantir o seu visual refinado.    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima