11 de fev de 2016

Tatuagens glifo: História, significado e fotos


De acordo com o dicionário, GLIFO significa qualquer sulco (traço longitudinal) ou traço gravado na ornamentação arquitetônica, em relação à tipografia, significa uma figura que dá um tipo de característica particular a um símbolo específico. Um elemento da escrita.

A palavra se popularizou depois que as pessoas começaram a tatuar esses símbolos que geralmente são pequenos, mas que carregam grandes significados. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, os símbolos glifos não possuem relação alguma com cultura específica, religião ou povos do passado, eles são apenas uma criação de designers americanos da empresa “Eight Hour Day” para um trabalho chamado de "Manifesto", saiba o que eles dizem sobre a criação dos símbolos:

 “A marca Manifesto foi baseada na exploração de um conceito cultural e histórico de referências além da era digital, com um foco em experiências humanas, conexões e criatividade. Entre os resultados do trabalho foi uma explorações da linha entre a cultura interna e as aparências externas que resultou na criação de 40 símbolos na linguagem glifo.”

Como descobrimos os glifos não tem nenhum valor, mas em relação a tatuagem os valores são sempre individuais, um gato ou uma simples flor pode ter uma história ou importância enorme para quem tatua. Certo?

Confira os símbolos glifo criados pelo Eight Hour Day: 


Como vemos na tabela, os significados dos símbolos são MUITOS e com certeza você se identificou com alguns deles.  Acho que finalmente vou criar coragem para fazer minha primeira tatuagem depois de conhecer os glifos.

Se inspire em algumas tatuagens de glifo que encontrei pela internet: 


O cantor e ator Jared Leto tem tatuado no braço dois símbolos que parecem muito com os glifos. Ele nunca declarou o que significa as tatuagens, mas comparando com a tabelo logo acima percebemos que a tatuagem dele se parece bastante com a do significado “explorar”.


Gostou do significados dessas tatuagens? Você faria algum? Comente!

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Que demais!!! Acho bem legal esse tipo de tatuagem pequena com um significado, andei pesquisando há alguns dias mas não fazia ideia que esses simbolos se chamavam glifos (um pouco lerda né?) então esse post foi de grande ajuda, gostei hahah

    Beijão,
    www.vitrolacult.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu acho lindos, principalmente por serem "enigmáticos", com certeza é algo que tatuaria, principalmente nos dedos. :D

    Abraços,
    www.pepperlipstick.com.br

    ResponderExcluir

Image Map
TECNOLOGIA BLOGGER - DESIGN POR SUSAN SANTOS | PROGRAMAÇÃO HEART IDEAS