Compras online: Dicas de quem compra tudo na internet

dicas de compras na internet
Dicas de compra online

Fazer compras na internet se tornou um hábito para mim e posso listar diversos pontos positivos de comprar praticamente tudo online, como fazer todo esse processo no conforto da sua casa, não ter um vendedor chato tentando de empurrar as coisas a qualquer custo e também ter mais facilidade em encontrar diversas opções do mesmo produto com preços variados sem ter que passar por várias lojas em pontos diferentes para encontrar.

Publicidade

É claro que também existem pontos que precisam de muita atenção, como por exemplo o fato de você não estar fisicamente vendo o produto, não podendo experimentar antes ou até mesmo tocar para ter realmente certeza de que é o que você procura, mas a grande maioria dos sites disponibilizam todos os detalhes, fotos e até vídeos dos produtos a venda, então fica mais fácil escolher bem suas compras.  

Hoje em dia compro muitas coisas online, desde roupas, eletrônicos, presentes, livros e até comida, então já tenho propriedade para dar algumas dicas valiosas de como fazer compras pela internet bem sucedidas:

dicas de compra na internet
Como comprar com segurança na internet

– Comece comprando produtos baratos.

Se você está começando a fazer compras online é normal ficar com um pé atrás, por isso a dica é começar fazendo compras pequenas para ter um pouco mais de confiança para comprar. É muito importante verificar itens de segurança dos sites, como por exemplo, na barra de endereço onde fica a URL, geralmente é avisado quando o site é seguro e quando não é.

Outra coisa importante é sempre pesquisar em sites de reclamação como está a reputação do site em que deseja comprar, se ele atende as reclamações e principalmente se resolve as pendências dos clientes. Verificar se o site tem atendimento online também é importante, tire suas dúvidas antes de comprar e já comece a formar uma opinião do site desde a pré compra.   

– Entre em grupos de compra.

Não existe uma forma melhor de saber se o site é realmente bom como perguntando ou lendo relatos de quem já comprou por ele. Por isso grupos de compra são muito interessantes nesse sentido. Principalmente se for uma loja online menos conhecida ou fora do Brasil é importante saber como foi a experiência de quem já comprou antes e também como a loja se comporta quando acontece algum problema com a mercadoria.   

Publicidade

– Construa uma lista de sites confiáveis variados.

Com o passar do tempo é quase instintivo procurar antes na internet algo para comprar, por isso ter uma lista de sites que você já comprou e teve experiências positivas é uma boa ideia.

Eu, por exemplo, tenho uma pasta nos favoritos dividida em subcategorias de lojas online que confio e sempre compro, como “roupas”, “eletrônicos” e “música”. Isso me ajuda muito a não cair em golpes na internet por já saber que posso confiar na loja e também facilita meu processo de compra.

dicas de compra na internet
Dicas de compra na internet

– Fique de olho em promoções, descontos e datas comemorativas.

Com o tempo vamos aprendendo a procurar por sites que realmente aplicam bons descontos e fazem promoções que valham a pena comprar, existem diversos sites que oferecem cupons de desconto que de fato ajudam muito a economizar ao fazer compras online.

Se você estiver pensando em comprar algo no segundo semestre do ano é importante lembrar que existe a Black Friday que acontece geralmente em Novembro (Em 2018 será no dia 23) e é possível encontrar promoções e descontos incríveis, além das ações que acontecem em datas comemorativas e principalmente depois delas, o que é conhecido como liquidação.   

– Sites da China, mercado livre e Enjoei.

Se você resolveu comprar em sites como o Aliexpress que vende coisas vindas da China, o Mercado Livre que também vende muitos importados, mas que principalmente são pessoas físicas vendendo e até mesmo o Enjoei que são coisas usadas é importante ter atenção em alguns pontos.

Ao comprar em sites fora do Brasil é importante saber que a compra geralmente demora muito para chegar, em alguns casos já se passaram mais 5 meses e minhas compras não chegaram, a culpa geralmente não é da loja que vendeu e sim da Receita Federal que demora muito para liberar sua compra e consequentemente os correios que também atrasam a entrega, também é importante ter em mente que é complicado trocar o produto ou fazer devolução já que o mesmo veio do outro lado do mundo e esse processo demora muito, então é preciso ter muita atenção ao comprar em sites internacionais. 

Comprar no Mercado Livre também exige atenção no sentido de que a maioria das mercadorias são falsas e os vendedores colocam na descrição como original, já que o site não barra esse tipo de vendedor é muito importante desconfiar de um produto que na loja oficial custa R$300,00, mas no Mercado Livre custa R$100,00.   

Essas são algumas das dicas que acho importante que vocês saibam. Tem mais alguma dica para dar? Comente!

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima