Leite de Rosas – Será que realmente é bom pra pele? [Resenha Completa]

Resenha Leite de Rosas

Para que serve? É bom para espinhas? Clareia a pele? Faz mal? Descubra tudo agora com essa resenha completa sobre o leite de rosas!

leite-de-rosas-resenha
Resenha completa do leite de rosas

O leite de rosas é um produto muito antigo e por isso cercado de mitos e histórias. Desde 1929, ele faz parte dos cuidados com a pele de muitas pessoas e sempre foi muito valorizado por ser um produto BBB (bom, bonito e barato).

O leite de rosas foi criado originalmente para ser um desodorante, mas com o passar do tempo as pessoas perceberam que ele também tinha outras funções, além de deixar o corpo fresquinho e limpo.

O que o produto promete:

O Desodorante Leite De Rosas Tradicional foi desenvolvido para limpar a pele, combatendo a oleosidade, fechando os poros além de ser adstringente, sendo bastante eficaz para retirar maquiagem e limpar os rostos das impurezas do dia-a-dia. O Desodorante Leite De Rosas Tradicional possui fragrância suave de rosas brancas.

Além disso, o produto propõe atuar como cicatrizante, combater a oleosidade da pele, auxiliar no tratamento de lesões inflamatórias e ser um antisséptico.

Composição e benefícios

A fórmula do produto contém: Álcool, água, digluconato de clorexidina, óxido de zinco, sorbitol e fragrância.

Digluconato de Clorexidina: É um antisséptico químico, antifúngico e um bactericida. Lembra do Merthiolate? Pois é, a basicamente o mesmo componente.

Óxido de Zinco: É um adstringente e antisséptico que exerce ação suavizante, cicatrizante e protetora da pele. Ele é bastante usado nas fórmulas de protetores solares também. No caso do leite de rosas ele é usado em forma de pó, por isso que a embalagem indica que você deve agitar o produto antes de usar.

Sorbitol: É um álcool obtido a partir de fontes vegetais renováveis como frutas e cana de açucar. Na pele age como um umectante atraindo moléculas de água e levando para dentro da pele.

Na fórmula do leite de rosas também existe álcool, água e fragrância.

O que os Dermatologistas falam sobre o leite de rosas

Os dermatologistas dizem que nem sempre uma rotina diária de cuidados com a pele significa ter uma pele perfeita. É necessário tomar um cuidado redobrado com os componentes dos produtos que você usa na pele.

E as dicas em relação ao leite de rosas não são muito positivas:

O leite de rosas, por exemplo, possui álcool na composição e segundo a Dra. Flávia isso faz com que o produto fique de fora da sua rotina, pois ele pode ressecar a pele e causar resistência bacteriana.

Leia mais em: O que as dermatologistas nunca usam na pele

Para quem possui pele sensível a Drª Alice Jaruche Nunes, membra da Sociedade Brasileira de Dermatologia, recomenda o uso de águas micelares que não têm álcool ou outros agentes químicos que conseguem remover as impurezas sem agredir a pele.

Utilidades do leite de rosas

Como já disse, o leite de rosas é um produto bem antigo e seu uso foi sendo adaptado com o passar dos anos. Antes o leite de rosas era usado para perfumar a pele, mas atualmente ele possui muitas outras utilidades para as pessoas. Confira algumas delas:

Desodorante: A função principal dele é essa! E ele cumpre muito bem.

Demaquilante: Muitas pessoas também usam o leite de rosas como demaquilante. Impedindo que dermatites e inflamações como a acne de aparecerem.

Removedor de oleosidade: Para quem possui a pele oleosa o leite de rosas é uma boa pedida. Ele realmente deixa a pele sequinha, mas não exagere no uso e sempre use hidratante.

Para secar espinhas: Por mais que o produto não prometa nada relacionado a acnes, algumas pessoas usam ele para ajudar a secar a espinha de forma rápida.

Para clarear a pele: O leite de rosas também não propõe nada em relação a clareamento, porém dizem que ele ajuda a deixar a pele mais clara também.

Pós barba: Muitos homens também usam o produto após fazer a barba. Faz toda a diferença!

Leite de Rosas ou Leite de Colônia – Diferenças

leite-de-colonia-ou-leite-de-rosas
Leite de colônia ou leite de rosas?

O leite de rosas como a própria embalagem diz é um desodorante, mas como sabemos, hoje a maioria das pessoas usam o produto para fins de limpeza.

Já o leite de colônia é um produto específico para limpar a pele, na embalagem do produto a expressão “loção de limpeza” está em destaque.

O leite de rosas é oferecido em 4 opções de quantidades de produtos enquanto o leite de colônia em apenas duas que são de 100 e 200 ML.

A fórmula do leite de colônia é muito mais complexa e possui uma quantidade maior de ingredientes que a do leite de rosas. Enquanto o leite de rosas conta com 6 componentes, o leite de colônia com pelo menos 20!

Eu já usei os dois e não vi muita diferença na textura. Em relação ao cheiro, o leite de rosas me parece um pouco mais delicado. E de maneira geral, gostei mais do leite de rosas para usar no rosto, me pareceu menos agressivo visto que os dois possuem álcool na fórmula.

Resenha Leite de Rosas

leite-de-rosas-no-rosto-resenha
Resenha Leite de Rosas

Acho que o maior benefício do leite de rosas é o fato de ele ser um produto bom e barato. Não é todo mundo que tem dinheiro para comprar todos esses produtos para retirar maquiagem e limpar a pele que são caros.

As pessoas falam muito sobre como ele clareia manchas e deixa a pele bem sequinha e pelo menos comigo ele funcionou sim para deixar a pele mais seca, porém em relação a manchas não vi diferença alguma. (Leia essa resenha sobre o serum clareador da abelha rainha)

Se você já tem a pele mais seca, recomendo ter cautela pra usar o leite de rosas porque pode ser que ele agrave ainda mais a sua pele.

Em algumas situações que usei o leite de rosas no rosto senti uma leve ardência e eu acho que essa irritação acontece com algumas pessoas porque originalmente esse produto é um desodorante (não vamos esquecer disso!).

É muito importante lembrar que o leite de rosas possui álcool na fórmula, então evite usar o produto muitas vezes. Recomendo que você sempre hidrate a pele após o uso do leite de rosas, isso vai ajudar com que ela não fique ressecada.

Também recomendo que você passe o produto com bastante leveza e cuidado, principalmente na área dos olhos.

O produto não promete ser bom para espinhas ou até mesmo para clarear a pele (apesar de que ele possui uma propriedade cicatrizante que é o óxido de zinco), usar o produto para esses fins pode até acabar tendo um efeito contrário, sempre consulte um profissional.

O leite de rosas é vendido em embalagens de 60 ML, 100 ML, 170 ML e 310 ML e o preço varia de R$ 3,32 à R$ 9,85 sendo encontrado em farmácias e supermercados ou online.

Curtiu o post? Deixe um comentário e compartilhe nas redes sociais!

8 comentários em “Leite de Rosas – Será que realmente é bom pra pele? [Resenha Completa]”

  1. Já usei muuuito o leite de rosas como demaquilante, mas por minha pele ser mista, o efeito rebote era inevitável. Acho que era por conta do álcool, que deixava minha pele muito seca e, poucas horas depois do uso a zona T estava brilhando mais que globo de balada, mas não sabia que podia ser usado como desodorante… Muito interessante!

  2. Ótimas dicas em um conteúdo bem estruturado. Estou iniciando na área de beleza ( maquiagem para iniciante ) e estou treinando muito para está também criando conteúdos top iguais aos seus! Parabéns!!!

  3. Leonidia Maria das Graças Martins

    Faço uso desde meus 19 anos. Intermitentemente, lógico. Quando sinto minha pele áspera, principalmente. E, logo após usá-lo, passo um hidratante. Minha pele fica ótima. Macia, rejuvesnescida, leve e cheirosa. Já sabia que é um ótimo desodorante, principalmente nas axilas. Não fico sem “meu” leite de rosas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *