6 coisas erradas que você faz com sua pele

6 coisas que você faz errado com sua pele

Sabia que a pele é um órgão e é o maior órgão do nosso corpo?

Especialmente a pele do rosto é bem delicada e responde rapidamente com acne, ressecamento ou oleosidade, manchas, vermelhidão, etc… quando não é bem cuidada.

É claro que existem pessoas que cuidam da pele e mesmo assim possuem acne. Nem sempre espinhas é algo relacionado a falta de cuidado, mas sim a outros fatores. Recomendo ler esse post: O que causa espinhas e como se livrar delas

Mas hoje vamos falar sobre 6 coisas erradas que você faz com a sua pele, porque não adianta ter uma super rotina de skin care e fazer isso:

Usar os produtos errados para seu tipo de pele

como cuidar da sua pele corretamente

Existem diversos tipos de pele e antes de usar qualquer cosmético ou produto você precisa saber qual é o seu.

Por exemplo, existe a pele considerada “normal” que apresenta características como poros regulares, hidratação balanceada, textura macia, etc…

A pele oleosa que produz maior quantidade de sebo, geralmente os poros são mais abertos e tem tendência a acne.

A pele seca que ao contrário da oleosa se caracteriza por falta de água e sebo.

E a mista que é a mistura das características da pele oleosa com as da pele seca.

Para saber mais sobre isso, recomendo que leia “Pele masculina: rotina de cuidados e beleza

Então, se você usa os produtos errados para o seu tipo de pele você pode acabar piorando algo que você queria melhorar.

Não sabe qual é o seu tipo de pele? Existem produtos de cuidados com a pele que são feitos para todos os tipos de pele. Invista neles!

Tocar o rosto constantemente

porque não passar a mão no rosto

É estimado que as pessoas toquem o rosto pelo menos 16 vezes por hora. A gente toca nosso rosto sem perceber: pra pensar, pra descansar, pra coçar…

E a não ser que suas mãos estejam sempre limpas quando você toca seu rosto não importa o motivo, você está depositando sujeira nele.

A Acadêmia Americana de Dermatologia recomenda que você evite ao máximo tocar seu rosto, principalmente se você quer evitar oleosidade. Vale descumprir a regra para passar hidratante, protetor solar e maquiagem, claro que com as mãos limpas!

E mais que lembrar de não tocar o rosto para não levar sujeira para a pele, é importante dizer que você também está prevenindo de levar bactérias e vírus que podem te deixar doente.

Não trocar suas fronhas com frequência

porque trocar a fronha sempre

Pode parecer um pouco de exagero, mas vamos lá:

Imagine que quando você dorme por dias seguidos, com a cabeça e muitas vezes o rosto, em uma fronha que esteja há dias acumulando seu suor, o produto do seu cabelo, óleos e suas células mortas e todas essas coisas fiquem em contato com seu rosto durante horas de sono.

Entendeu?

É claro que você não precisa trocar suas roupas de cama todos os dias, mas é importante ter atenção em detalhes como esses, afinal não adianta ter uma rotina de limpeza da pele e quando for dormir todo esse trabalho ser jogado fora.

Usar produtos capilares que irritam sua pele

produtos de cabelo e acne

Existe uma maneira simples de perceber se a sua pele não gosta dos seus produtos de cabelo: repare nos lugares que suas espinhas mais aparecem.

Se elas aparecem na região da testa próxima ao cabelo, ou então do lado das sobrancelhas, existem muitas chances de que talvez o produto capilar que você esteja usando pode ser o causador dessas acnes.

A dica é trocar produtos a base de óleo para produtos a base de água.

Passar a língua nos lábios

porque é errado passar a língua nos lábios

Lamber os lábios é algo quase instantâneo que a maioria das pessoas fazem quando sentem que eles estão secos ou rachados. O que as pessoas não sabem é que o ato de passar a língua nos lábios deixa esse ressecamento pior!

A pele dos lábios é delicada e fina, por isso necessita de cuidado extra, principalmente no inverno. Leia este post Lábios ressecados: como prevenir e tratar para saber mais.

Quando você passa a língua sobre os lábios a sensação é que eles não estão mais secos, mas quando a sua saliva evapora eles ficam mais secos do que antes e isso causa uma dependência de passar a língua sobre os lábios diversas vezes.

O problema é que a sua saliva possui enzimas digestivas e elas fazem com que seus lábios fiquem mais secos ainda.

A dica é ter um lip balm em mãos porque sempre que você sentir a necessidade de lamber os lábios pra conter o ressecamento da boca é só hidratar. Com o tempo essa necessidade de passar a língua sobre os lábios desaparece e você perceberá o quanto isso faz diferença para que sua boca fique saudável e bonita.

Deixar de usar protetor solar

qual a importância do protetor solar

O protetor solar é o principal produto de cuidados com a pele. E ele deve ser usado todos os dias, não interessa se você está fora de casa ou não, se é um dia ensolarado ou nublado.

Não é só o sol que pode prejudicar sua pele, mas também luzes de ambientes fechados e até telas de computador e celular.

E não é só no rosto, ok? Além do rosto é necessário passar o protetor solar em áreas expostas do corpo como braços, colo, mãos, pernas…

O uso do protetor solar para manter uma pele saudável sem manchas e marcas é essencial, mas maior que qualquer vaidade o protetor solar também previne o câncer de pele.

Lembrando que não existe só aquele produtor em creme (que muitas pessoas não gostam de passar) hoje é possível encontrar versões em spray, mousse, gel, pó e aerosol.

Curtiu o post? Deixe um comentário e compartilhe nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *